quarta-feira, 18 de abril de 2012

Avenida Brasil é uma coleção de acertos

Com 20 capítulos exibidos, Avenida Brasil, já mostrou o seu valor. A trama do principal horário das telenovelas brasileiras e com assinatura do autor mais badalado do momento, João Emanuel Carneiro, vem repercutindo muito na mídia e dando o que falar no dia a dia da população, ou seja, cumprindo seu objetivo de tornar-se o principal assunto.

Com audiência crescente, já na média-parcial de 36 pontos e alcançando regularmente os 40 pontos em capítulos normais, o folhetim tornou-se rapidamente badalado graças ao texto bem planejado do autor e, principalmente, cheio de acontecimentos todos os dias. Este é o principal motivo do sucesso até o momento: João Emanuel Carneiro não economiza e cria situações importantes, viradas épicas e um emaranhado de conflitos diariamente, o que torna a novela imperdível.

Normalmente, ao final de 20 capítulos já é possível dizer os rumos de uma obra e, mais do que isso, começa a ficar desenhado o que o público aprova e o que ele reprova. Em Avenida Brasil essa equação não é tão simples. A começar pelo próprio enredo que não é entregue a audiência e, por conta disso, sabe-se muito pouco dos rumos desta incrível história. O que se viu até o momento não serve como base para afirmar até quando o público irá apoiar Nina (Débora Falabella) em sua vingança contra Carminha (Adriana Esteves).

O que se sabe, porém, é que até o momento, esta é a trama mais densa e bem amarrada que o autor já produziu. Tanto quanto em A Favorita, cuja história principal é, talvez, uma das mais sólidas de toda a história da teledramaturgia nacional, João Emanuel volta a acertar no núcleo principal, mas desta vez, avança, consegue criar núcleos paralelos bem melhor amarrados e, principalmente, criou o desafogo com bastante humor.

Mas a história só tornou este sucesso graças a outros elementos que não seu autor. A direção vem sendo bastante feliz em praticamente todos os momentos. As escolhas dos takes, sempre preservando a identidade autoral e permitindo com que o público se enxergue no contexto da história tem sido o ponto forte dos diretores. Se há um escorregão é na sucessão de flashbacks que visam manter na lembrança do público o sofrimento de Nina quando criança e sua história de amor com Batata, mas estão pesando a mão e exagerando na quantidade de cenas do passado.

Outro ponto alto até o momento é o elenco. Impossível não mencionar o quão acertada foi a escolha dos nomes para comporem o cast da novela. Fica difícil apontar alguns destaques em detrimento de todo o elenco que vem muito bem, apesar de um ou outro escorregão dos menos experientes. Se Adriana Esteves vem dando show com sua Carminha, Débora Falabella não fica atrás e mostra-se madura e pronta para um papel tão complexo quanto o desta protagonista. Além disso, todo o núcleo cômico vem muito bem, com destaque para outro trabalho quase impecável de Ísis Valverde, atriz que a cada trabalho mostra mais talento.

Avenida Brasil ainda está no começo, mas já mostra-se sólida, muito bem amarrada e com uma história que continua seguindo um ritmo frenético e cada vez mais envolvendo o telespectador. Pode ser impossível prever se o sucesso seguirá até o final, mas atualmente, impossível mesmo é perder um único capítulo desta história.

2 Quebraram tudo:

D. disse...

eu já sou fã dessa novela, em tudo, mas as cenas com Carminha e as b*cht fights de Roni e Suellen são as melhores.

Ricardo disse...

"Avenida Brasil" é incrivelmente boa.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira