domingo, 4 de março de 2012

Rede Globo aprende com nanicas e desrespeita telespectador

A Rede Globo realizou um feito inesperado. Agiu completamente contrariamente ao seu Padrão de Qualidade e tomou uma decisão muito mais vista em emissoras menores. Sem qualquer preparo para o público, adiantou o último capítulo da novela A Vida da Gente em quase trinta minutos. Quem não assiste a emissora bem antes, e sintonizava apenas no horário do folhetim, perdeu metade do capítulo.

Na quinta, dia do penúltimo capítulo, tudo foi normal. O início aconteceu exatamente 18h28, horário tradicional do início da novela já há algum tempo. Na sexta, com o capítulo de despedida bem maior que um normal, a emissora adiantou e a trama entrou no ar às 18h04, ou seja, 24 minutos antes do horário tradicional. Isso sem qualquer aviso para o público.

O fã de telenovelas sabe que novelas das 18 e 19 Horas sempre começam mais cedo em seu último capítulo, mas normalmente é cerca de 10 minutos de diferença, no máximo. Neste ponto, há tradição e a audiência média já está acostumada com esse tipo de situação. O inexplicável é antecipar em quase meia hora e deixar o "consumidor" desnorteado com essa atitude.

Por mais que o capítulo tenha sido imenso - e foi - uma atitude dessa mancha a principal característica da emissora que é o respeito pelo telespectador. Haviam inúmeras outras alternativas para solucionar esta equação. A direção de programação da emissora decidiu optar pela pior delas, e mais fácil também, atitude confortável que não exigiu grandes ajustes, porém, prejudicou não apenas o telespectador, mas a audiência do capítulo e, principalmente, a credibilidade da Rede Globo.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira