segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rebelde: um problema para a Record

Desde que estreou, a novelinha teen da Rede Record, Rebelde, já rodou pela grade da emissora tantas vezes que seria impossível saber o número certo sem ser um especialista em estatísticas. A trama passeou por toda a programação noturna como se estivesse fazendo um tour pelos horários a fim de conhecer um pouco da realidade do telespectador, praticamente uma excursão gratuita.

Gratuita? Que nada. Por mais que se critique uma emissora por não ter uma grade minimamente coesa e fixa, é preciso reconhecer um ponto fundamental nesta discussão. Nenhuma emissora em são consciência muda um programa de horário se este programa estiver com a audiência satisfatória. A programação só é modificada para se adequar às necessidades de audiência e de organização da emissora.

É bem verdade que boa parte da programação noturna da Rede Record foi alterada em virtude dos Jogos Pan Americanos, mas muita coisa ficou fixa. Rebelde não ficou porque não teve qualquer imposição diante da cúpula da emissora. Não havia como se impôr diante de uma média tão abaixo do mínimo esperado por todos. Sem imposição pela audiência, fica fácil optar pela alteração de horário, por menor que seja a necessidade.

Atualmente, com um horário aparentemente fixo, Rebelde não consegue sair de seus 08 pontos de média - muito abaixo da meta estabelecida - e vai se firmando como um dos maiores fracassos da Rede da Barra Funda nos últimos anos. E não se justifica isso com as constantes mudança de horário que somente vieram porque o folhetim já era um fracasso retumbante e sem público fiel.

A trama tem tantos problemas que é complicado elencá-los em apenas um texto. A priori, o que se vê diariamente na tela, é uma espécie de caricatura mal feita da juventude brasileira. É um desenho da realidade dos jovens do Brasil feitos por uma criança de 07 anos. Sem qualquer proximidade com a realidade, a trama afasta seu público alvo e não conquista nenhum tipo de telespectador.

É bem verdade que a Banda formada por conta da novela não chega a ser um fracasso - nem de longe tem o sucesso da Banda original, é preciso reconhecer também - e talvez apenas por conta da Banda que formou um número importante de fãs, é que a novela consiga se sustentar no ar ainda e tenha a tão sonhada nova temporada. Mas verdade seja dita, se sair do ar, Rebelde não fará falta nenhuma para a TV brasileira.

5 Quebraram tudo:

Ricardo disse...

Belo texto, pura verdade!

Fernando Guerra disse...

.HAHA ! Gostei ' LIXO DEFINE. #CópiaMALFEITA

admin disse...

Basta ir num show de Rebelde ou, pelo menos, assistir a um vídeo dele pra saber que o objetivo foi alcançado

Mateus disse...

"É um desenho da realidade dos jovens do Brasil feitos por uma criança de 07 anos. Sem qualquer proximidade com a realidade, a trama afasta seu público alvo e não conquista nenhum tipo de telespectador."

Mas a temporada passada que você elogiou de Malhação, também foge totalmente da realidade dos jovens brasileiros, embora a camuflagem de temas "polêmicos" tenha enganado muita gente.

Mas será mesmo que algo pra entreter precisa estar de acordo com nossa realidade?

Eu não vejo essa novela, mas vamos levar em conta que é uma adaptação, que por mais fantasiosa que seja, é necessário pelo menos algum tipo de fidelidade da obra original.

REBELDES my world disse...

Primeiramente este texto é tão inconsistente como o texto de uma criança de 5 anos, REBELDE BRASIL tem um publico fiel tanto é que mesmo com este vai e vem de horários a audiência nunca fica abaixo destes 8 pontos muito pelo contrario, se a banda não tivesse publico não venderia tantos CD's,os produtos de rebelde vendem sim e muito bonecas, revistas e muito mais se rebelde não tivesse publico não haveriam tantos fã clubes, compradores destes produtos, telespectadores e fãs em shows.
se rebelde br não agradasse o publico não veríamos seus astros toda semana estrelando capas de revistas adolescentes, ou vocês acham realmente que a Capricho e outras revistas com grande influencia no meio jovem fariam revistas pra ninguém ler, rebelde da record e a banda rebeldes já ganhou vários e vários prêmios, me responde uma coisa se a novela não tem publico quem compra, quem vota, quem assiste e quem lotam os shows.
posso escrever durante horas pra mostrar o quanto estão esganados mais acredito que jogar perolas aos porcos é burrice -com todo respeito-.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira