sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SBT: a TV mais irresponsável do Brasil

"SBT: A TV mais feliz do Brasil" - um dos slogans que mais pegou nos últimos anos na TV brasileira Na internet ou mesmo na rua pôde-se constatar a repercussão positiva da escolha da frase-chave da emissora nos últimos anos. Porém, é preciso levar em conta que ela não é a ideal, pelo histórico destes 30 anos, o melhor slogan para a TV de Sílvio Santos deveria ser: "A TV mais irresponsável do Brasil"

Lendo a excelente crítica da jornalista Patrícia Kogut sobre o programa Casos de Família e, ao repercutí-la no twitter, saber através de um amigo que o programa, além de tudo, foi armado, me fez refletir sobre o quão irresponsável é a emissora que conta com um péssimo histórico de situações semelhantes a que aconteceu no programa de Cristina Rocha e a conclusão é óbvia: a emissora precisa repensar sua situação e passar a respeitar o telespectador.

Uma TV que se gaba de ter uma relação próxima, informal, quase de família junto ao telespectador não pode ter um currículo recheado de situações bizarras e contornadas pelo preconceito, firmando os dois pés no caminho das armações e enganação em busca de aumentar - por mínimo que seja - sua  audiência e isso é grave, quase esquizofrenia ou problema de caráter mesmo.

Impossível desmembrar essas situações problemáticos do SBT. Como se esquecer das denúncias dando conta que os DNAs do Programa do Ratinho, no final dos anos 90, eram todos armados? É possível esquecer-se das vezes que o mesmo apresentador jogou diante das câmeras suas explosões com opiniões pejorativas e preconceituosas ao longo de todos os anos? 

Faz parte do DNA do SBT o mais famoso caso de enganação do público da História do Entretenimento brasileiro. A falsa entrevista com os membros do PCC (na verdade, atores contratados) feita no Domingo Legal ainda apresentado por Gugu Libertado. Talvez a mais grave de todas as situações armadas, preconceituosas e infelizes já realizadas em busca de audiência.

Atualmente, não é apenas o Casos de Família que parece armar situações ridículas, falsas e que expõe todo o preconceito doentio do ser humano. O Programa Eliana também já enfrentou denúncias de armações em seus quadros e acabou exposto ao ridículo ao ter que "reconhecer" ter sido enganado pelo participante do quadro.

Uma pena que uma emissora que se autodenomina como a mais feliz do Brasil haja dessa forma. Uma reflexão é preciso ser feita: SBT, é possível construir sua felicidade em cima de ilusão, preconceito e mentira para com o telespectador?

2 Quebraram tudo:

Paulo Jr. disse...

Ótimo texto! Perfeito. Não sabia que o SBT era desse jeito, precisa-se dar um jeito nessa situação, né?

Nada disse...

O importante é que tem gente que gosta desse programa, eu mesmo amo barraco. Quem não gosta troca de canal

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira