segunda-feira, 27 de junho de 2011

Esquenta: Um baita acerto da Rede Globo

Depois de sair da grade de domingo na Rede Globo no mês de abril, o programa de Regina Casé, Esquenta retornou num programa especial no último domingo homenageando uma das principais e mais tradicionais festas brasileiras, a Festa Junina.

Se, no começo do ano o programa já era excelente, o especial desta semana foi ainda melhor e cheio de ingredientes que deram o gostinho de quero mais necessário para um bom produto televisivo. Regina Casé é uma profissional extremamente inteligente e conhece a geografia cultura brasileira e, graças a isso, soube conduzir o programa de forma magistral. Mas não apenas a condução do que foi ao ar acabou sendo muito bem feito, a produção soube construir um excelente roteiro.

Enganou-se quem sugeriu ser temeroso um Esquenta com foco na Festa Junina baseando-se que a festa anda esvaziada no país. Ao contrário, é um tema riquíssimo e que chama a atenção do brasileiro, quando bem amarrado, como se viu no ar. Os convidados de Regina nem sempre estavam mergulhados no tema, como Marcelo Adnet e Dani Calabresa ou mesmo o cantor sertanejo Luan Santana, mas todos os convidados - sem exceção - contribuíram para tornar o programa inesquecível e, muito disso, porque o roteiro foi fundamental para que a participação de cada convidado não fosse vazia.

Esquenta atingiu audiência que impressionou, chegando a picos de 20 pontos - a Turma do Didi sofre para conseguir marcar a metade disso e, Os Caras de Pau, costuma marcar cerca de 12 pontos - o que prova o sucesso da produção. A discussão sobre a manutenção na Grade Fixa dominical acabou surgindo e deve ser feita. Prós e contras pesam na decisão, afinal, de fato o formato parece ter agradado ao público e há muito da cultura brasileira a se explorar, porém, há quem defenda que o sucesso é justamente por ser um programa sazonal e que seu formato se desgastaria rapidamente.

Independente da discussão, o fato é que Esquenta mostrou ser possível produzir conteúdo de qualidade na TV aberta, além de ser popular e conseguir agregar todas as camadas da população. Basta que haja um mínimo de criatividade e capacidade entre os envolvidos.

2 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Ontem eu assisti do inicio ao fim, confesso que em janeiro - fev e março não assisti pois o tema "Samba" não me agrada muito.

Mas o programa é muito bom.. acho que a globo deveria fazer De Janeiro a março Esquenta, de abril a junho o Estação Globo, programa que eu adorava... :s ...

Ai depois voltava com essa porcaria de a turma do didi...

WAC disse...

De fato o "Esquenta" é um bom programa, mas desgastante. Prova disso foi sua audiência ao decorrer do inicio do ano, estrou muito bem e depois estacionou nos 11/12. A melhor forma seria, talvez, exibir um programa a cada mês mostrando uma cultura diferente. Não tem como ser um programa fixo durante todo o ano, e não abordar somente o samba como foi o inicio do ano.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira