sábado, 2 de abril de 2011

Tiago Leifert: a maior revelação do jornalismo brasileiro

Quando surgiu para a TV em meados de 2009, muita gente torceu o nariz para Tiago Leifert. Após cursar jornalismo e viver um tempo estudando nos EUA, o jovem profissional iniciou sua carreira no jornalismo esportivo no canal fechado Sportv e, pouco tempo depois, assumiu a apresentação do Globo Esporte SP para, em menos tempo ainda, assumir também a direção do programa.

Com sua irreverência e jeito despojado, Leifert conquistou os telespectadores do estado de São Paulo e fez o que parecia inimaginável, modificou toda a estrutura jornalística da Rede Globo utilizada há décadas. O gelo, o distanciamento e a formalidade que todos os jornais da emissora apresentavam foram substituídos por brincadeiras, improvisos e uma gama impressionante de situações que, até então, eram impensáveis.

Globo Esporte SP, Central da Copa, participações no Esporte Espetacular e até no Fantástico tornaram o apresentador conhecido do grande público e, no período da Copa do Mundo 2010, todos pediam a ele um programa em Rede Nacional que ainda não aconteceu.

No Globo Esporte da última sexta-feira, 01, Tiago Leifert mostrou porque é considerado a maior revelação jornalística da TV brasileira nas últimas décadas. Com criatividade e, acima de tudo, coragem, o programa foi todo baseado no Dia 1º de Abril, ou seja, o Dia da Mentira. Reportagens sensacionais, divertidas e sempre mantendo o tom de jornalismo esportivo sério, como a Globo era acostumada a fazer até antes do surgimento dele.

O programa divertiu o público, ousou e conseguiu até fazer críticas sutis ao jeito endurecido de se fazer televisão. Tiago Leifert teve coragem para brincar com torcedores, para iludir o telespectador e até mesmo para gargalhar em público e fugir da câmera conversando com seus produtores. E, ainda no fim, com ousadia impressionante, brincou com o fato do Corinthians nunca ter ganho uma Libertadores. Torcedores fanáticos reclamaram, mas quem enxerga futebol como deve ser, uma diversão, adorou. 

O que o Globo Esporte fez nesta sexta-feira foi muito mais do que uma brincadeira, foi um passo grande e corajoso mostrando que é possível fazer jornalismo sério e, ao mesmo tempo, interessante e divertido. Por isso o Brasil todo precisa acompanhar o trabalho deste cara: Tiago Leifert.

Veja a íntegra do Programa:

1 Quebraram tudo:

Marcello disse...

Ser engraçadinho é ser corajoso? Ser palhaço é ser a maior revelação do jornalismo brasileiro? O que vem depois? Vai considerar o CQC o melhor programa de Jornalismo também? Não se iluda meu amigo, jornalismo esportivo (assim como outras modalidade)é imparcial e tem no mínimo um pouco de formalidade, como por exemplo, os profissionais da ESPN. E isso não necessariamente significa que o jornalismo esportivo tem que ser sisudo, pode ter piadas, como os próprios da espn brasil, mas soltar algumas piadas e ser um imbecil completo, aí é outra história. O Thiago não é nada mais do que o idiota da classe, que acaba tendo mais chances que os demais, pois o pai é importante. O Pai do garoto Leifert chama-se Gilberto Leifert, que não é nada menos que o diretor de relações com o mercado da Rede Globo. Agora me diga, se o Thiago tivesse chegado lá por méritos próprios, será que ele teria coragem de ser tão desajeitado e piadista? Ele é um palhaço que agrada o público, e o público liga a tv na hora do almoço pra ver ele fazendo palhaçadas, o Globo Esporte virou um humorístico, com notícias de futebol no meio. Quer isso fossem os maiores defeitos de Thiago.
Você está ciente que essa maior revelação do jornalismo, apoia a Globo em não veicular notícias da olimpíada de Londres de 2012, só porque ela não lucrará nada? Desde quando, defender a ocultação de notícias de qualquer tipo é um ato de um jornalista decente?

Desde quando ser um xenófobo é ser um jornalista decente?
Thiago só é corajoso porque ele tem as costas quentes, e por isso, ele tem carta branca pra falar um monte de merda, e defender qualquer ato ridículo da globo
Ele é de fato uma grande revelação sim, não podemos negar isso, ele é uma grande nova estrela do mundo do entretenimento, mas não do jornalismo, jornalismo é algo que ainda deve ser levado a sério.
Mas tudo bem, com gente pensando igual a você, quem sabe o Thiago não ganha um Pullitzer pra sacramentar sua brilhante carreira.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira