quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Troca de Família presenteia o telespectador

É bem verdade que a Rede Record está se consolidando no Mercado televisivo como a emissora brasileira que mais apela na busca desenfreada por números de audiência. Cada vez mais torna-se impossível assistir alguns programas da emissora - Programa do Gugu, Tudo é Possível, entre outros - tudo porque a tentativa enlouquecida de se conquistar audiência cegou os diretores da casa. Uma pena.

Porém, em meio a tantas produções de baixo nível, tantas cenas que, na maior parte das vezes causam nojo ao telespectador, uma produção mostrou o quanto é possível ter qualidade, direção firme, seqüência interessante, ótimo roteiro e ainda assim manter o apelo popular que, verdade seja dita, é o que dá audiência nos dias atuais da TV brasileira.

Troca de Família voltou e voltou com a corda toda. Após uma temporada de equívocos, quando deixou de ser programa dentro da grade e tornou-se apenas um quadro tapa-buracos em busca de alavancar a audiência do falido Tudo é Possível, o extraordinário Reality Show retornou para a grade de programação da Record sob novo comando, em nova data, mas com a mesma qualidade de sempre.

A estreia já deu o que falar porque, pela primeira vez o nome do programa seria apresentado literalmente, mostrando um marido que traiu a esposa com a mulher que ficou em seu lugar por uma semana. Apelos familiares a parte, o programa como um todo foi muito bem. A construção narrativa da história, apresentando de forma clara as diferenças entre as famílias, mas, principalmente as diferenças na personalidade de cada um dos participantes, fez com que a edição, lenta no início, ganhasse em qualidade e prendesse o telespectador o tempo todo.

Amanda Françoso, nova apresentadora do Reality, foi segura o tempo todo, mostrou carisma, mas conseguiu passar desapercebida. A estrela do programa não é ela, são os participantes e em todo o tempo ela mostrou ter consciência disso.

A edição também mostrou inteligência. Os diretores poderiam simplesmente terem se apoiado nas declarações de Clara, a esposa traída que, não perdeu a oportunidade de aparecer na mídia com este fato e ganhar notoriedade. Mas, ao invés disso, os editores cortaram as cenas nas insinuações. Assistir ao Troca de Família na noite de terça foi quase como reler Dom Casmurro, de Machado de Assis, porém, às avessas. O marido e outra mulher garantem que não houve nada e é tudo fruto da imaginação de Clara, o programa não mostrou nada, apenas um entrosamente impressionante e declarações soltar no ar por parte da dupla. Quem decide é o público.

Independente da traição, independente dos personagens terem se aproveitado do assunto mesmo antes do programa ir ao ar. Troca de Família mostrou que há elementos inúmeros para se manter no ar com qualidade, chamando a atenção do público e cativando a todos.

4 Quebraram tudo:

Nubia de Oliveira disse...

Eu gostava do programa quando nem sabia ao certo o horário que passava. parece que eu assistia a reprise aos domingo de manhã, algo assim. depois que mudou para o programa Tudo E Possivel, nunca mais vi.
Não assisti porque já sabia que tudo ia acontecer né, porque a participante aspirante à celebridade do Twitter fez questão de se aproveitar do programa pra se promover, mas verei os próximo. É um programa bem interessante pra gente perceber como funciona a familia fora da nossa própria casa.

Fael Intenso Esteves disse...

Só vai ficar claro e Traição no próximo capítulo......não perco por nada......
e não acho que a Clara queira aparecer não, pois já conhecia o trabalho dela muito antes do reality ir ao ar....seus livros são interessantíssimos e tb gosto dela como cantora.

Rodrigo Rocha disse...

Eu sempre gostei do troca de famialia. O unico periodo intregavel foi quando anexaram ao tudo é possivel...
Amanda françoso foi segura e se fez presente sem aparecer. Na medida certa para o programa...

VISITEM: www.realityeponto.blogspot.com

Francisco Othon Pereira de Norões disse...

BBB é lixo,mas muito melhor para troca de famialia é muito melhor..

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira