segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Record e SBT também ensinam a poderosa Globo

Quem disse que uma emissora tradicional, atual 3ª maior Rede de Televisão do Planeta e detentora de praticamente todas as exclusividades do país não pode aprender com suas concorrentes menores? Pode e aprende. Ao menos é a lição que ficou aos telespectadores que assistiram ao Big Brother Brasil neste domingo.

Quantas vezes crítica e público - e este blog também - reclamaram por longas e longas horas de debate da postura da Record e do SBT no que concerne a falta de respeito junto ao telespectador? A chamada grade voadora de ambas irritavam a tal ponto deste espaço sugerir que o público abandonasse-as e passasse a assistir exclusivamente a Rede da família Marinho.

Qual a minha surpresa quando, neste domingo, sabe-se lá o porquê, a Rede Globo decidiu adotar postura semelhante a de suas concorrentes. Se no site da emissora, estava previsto para que o Big Brother Brasil começasse às 23h00, o programa foi ao ar às 23h25, numa total falta de respeito para com os fãs do Reality e também para com o público do Fantástico que ficou por 25 minutos esperando o programa encerrar para ir dormir.

É bem verdade que a Revista Eletrônica começou atrasada também, já que o Domingão do Faustão atrasou toda a sua programação devido a homenagem prestada ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno que ocupou os primeiros 45 minutos do programa - e vale lembrar que o futebol também atrasou em virtude das cobranças de penalidades máximas na partida semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo - ainda assim, nada justifica.

Era necessário que o Domingão do Faustão ficasse quase 30 minutos exibindos as repetitivas vídeo-cassetadas? Ainda mais com o apresentador parando toda hora para fazer algum tipo de comentário. Ainda assim, era necessário que o Fantástico exibisse na íntegra todas as suas reportagens? Incluindo aí, o tempo gigantesco dedicado ao futebol que poderia ser facilmente diminuído.

Não importa como ou onde, era necessário haver edição destes programas para que o Big Brother Brasil pudesse começar no seu horário normal ou, no máximo, com 10 minutos de atraso, como acontece algumas vezes. É intolerável que o programa de maior repercussão nacional no primeiro trimestre do ano em seu segundo dia mais importante - dia de formação do paredão - entre no ar às 23h25 e o Paredão seja formado às 0h15 minutos já de segunda-feira.

Será que os executivos da Rede Globo acham que o público deste tipo de programa não trabalha? Onde está o respeito com o telespectador que, bem ou mal, é quem garante a audiência e, consequentemente, o lucro da emissora? Lamentável esta postura.

9 Quebraram tudo:

Unknown disse...

Bom, pra mim quem assiste programas do naipe de bbb não merece ser respeitado mesmo.
Este tipo de programinha agrada o povão, e a diretoria sabe que pode jogar pras 2 da madrugada que vai ter bobão assistindo. Basta ver que tem gente que chega ao ponto de assinar um pay-per-view pra ficar vendo aquela banalidade o tempo todo. Deve ser falta do que fazer mesmo, por consequencia, não deve ser tão custoso pra esse pessoal aguentar os horários ingratos que a globo joga sua "atração(?)".

Anônimo disse...

Na realidade, todas as emissoras (inclusive e principalmente, as pagas) desrespeitam demais o seu público, seja com intervalos muito longos, seja com sua programação exibida fora de horário, para eles o que vale é lucro, o telespectador é quem paga o pato...

Unknown disse...

??? nada a ver. 25 minutos!!! de atraso e todo esse discurso moralista.

Francisco othon disse...

Fora Big Brother Brasil

Nos vamos fazer protesto fim do Big Brother Brasil, no dia 27 de março de 2011 na sede Rede Globo...


Protestos no Oriente Médio , agora vem no Brasil protesto fim do Big Brother Brasil...


está na hora..


Vamos acordar ...

Gabriel Borba disse...

Infelizmente sou obrigado a concordar com o comentário extremamente sucinto do lucas.
Por favor, todo este alarde por causa de um atraso justificado no programa? Como tu mesmo disseste o domingo teve sua programação atrasada por causa das homenagens ao Ronaldo.
O mais interessante é que se o Fantástico tivesse sido cortado em alguns minutos não faltaria gente para reclamar.
Falar sobre um atraso na Globo deu mais repercussão no blog do que vários outros posts muito mais interessantes. É de se pensar...
Para quem tem TV paga com Guia de Programação faça o teste: verifique TODOS os canais abertos (eu disse TODOS) e vão ver que a ÚNICA que cumpre os horários descritos ali é a Globo.
Não estou defendendo, mas acho que tem que ter um pouco mais de seriedade em certos assuntos.
Um abraço.

Thiago Monteiro disse...

Achei esse post um tremendo exagero. Se fosse um atraso constante, tudo bem... Mas por um dia, fazer esse alarde, ficou extremamente forçado.
Pelo menos houve justificativa, e muito melhor que passe sua programação na íntegra, mostrando fidelidade ao conteúdo, independente do que seja, do que cortar para caber no horário, como fazia o SBT na época das séries de domingo a tarde, que mutilava as cenas antes das aberturas dos seriados.

Rodrigo Rocha disse...

Os colegas anteriores acho que estão muito equivocados, precisando interpretar melhor o texto. O texto não é sobre "Atraso do BBB" e sim sobre o Desrespeito com o telespectador, que foi exemplificado com o caso do BBB.
Acho uma tremenda falta de respeito criticar um texto sem entendê-lo. Tentem mais um pouco...vocês conseguem.
Outro bons exemplos desse tipo de desrespeito são dados faz muito tempo: tirar a Xuxa do ar para passar vôlei ou outros; exibir o programa Estrelas somente quando querem, jogar Lost e outras séries para a madrugada...
São exemplos minha gente. E os globais tem que entender que eles não estão acima do bem e do mal e que também cometem pecados.

Osvaldo Aguiar disse...

Desde quando a Globo respeita o horario da grade??
tente colocar algo pra gravar...se não acrescentar mais pelo menos 30 minutos no final, vai perder metade do programa.
E o Viva vai pelo mesmo caminho, atrasando de 15 a 20 minutos.

Nada A Ver disse...

até para criticar a Globo, acaba puxando o saco da Globo

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira