sábado, 6 de novembro de 2010

A boa estreia de Clandestinos

Estreou na Rede Globo na última quinta-feira a nova série Clandestinos - o sonho começou. Sem a mesma badalação do restante da programa de teledramaturgia da emissora - eu mesmo somente soube do projeto quando as chamadas se iniciaram - a série tinha uma proposta que lembrava um pouco o extraordinário Som e Fúria, exibido em 2009, um foco muito maior no teatro, linguagem de teatro, personagens de teatro, sob o prisma da TV.

Não é fácil conseguir produzir uma série de qualidade partindo da premissa de um outro veículo de dramaturgia. Essa miscelânea de mídias dentro da dramaturgia é perigosa, não é como o jornalismo em que várias mídias podem, não apenas conviver em paz, mas se interagirem, na dramaturgia o perigo de transformar ambas em algo falso, superficial e sem graça é muito grande.

Porém, todos os envolvidos nesta produção foram cuidadosos o suficiente para se atentar aos detalhes. E conseguiram um episódio muito bom - senão primoroso como o fez Som e Fúria, ao menos atingiu o objetivo. Os personagens que nos foram apresentados são realmente muito interessantes e suas histórias são únicas e incríveis. Assistir a essas histórias sendo narradas pelas próprias personagens que a viveram, o sofrimento de vida de cada uma delas, a história pessoal, tudo ficou muito bem encaixado.

A ideia de transformar situações do cotidiano, a vida de pessoas, numa peça de teatro "da vida real" é realmente muito inteligente e torna a série um grande atrativo. Como todos notaram, a maior parte do elenco de Clandestinos é desconhecida, porém, a impressionante qualidade do elenco surpreendeu e merece menção. O jeito agora é esperar pelo próximo episódio para ver se a construção narrativa da história se mantém equilibrada.

2 Quebraram tudo:

Léo disse...

Não consegui assistir, porque estava imensamente ocupado e com sono, mas gostaria de tê-lo feito. Bem, como também não consegui acompanhar Som e Fúria, apesar de ter querido muito, não posso falar nada, mas pelas suas opiniões e comentários tenho uma visão muito agradável da série. Enfim, espero realmente que Clandestinos seja bom. Agora uma coisa não entendi: a partir da próxima quinta-feira, teremos três programas (A Grande Família, Clandestinos e Afinal, O Que Querem As Mulheres?) ?

Ah, esperando ansiosamente a lista dos top 10 desse sábado :D

Anônimo disse...

A Globo como sempre inovando e nos trazendo novos projetos e o mais importante,e,como sempre com muita qualidade!!Isso é que é fazer televisão!Parabéns a todos da Globo!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira