quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As Cariocas 1x06: "A Adúltera da Urca"

"Eu esperava que você estivesse me traindo com uma safada. E descubro que você me trai com outro safado" - Júlia

As Cariocas conseguiu o que poucas séries conseguem neste formato de episódios individuais com personagens tão diferentes uns dos outros. Criar um padrão fixo para cada história, para cada profundidade dos personagens ambientados em determinado bairro do Rio de Janeiro e, principalmente, para a licença poética que o roteiro toma posse.

Em seis episódios isso ficou quase sempre claro e, mesmo que o episódio 04 tenha sido muito abaixo da média e o 05 apenas razoável, a série utiliza-se o tempo todo da licença poética para brincar e até zombar das caricaturas espalhadas por todas as figuras femininas do Rio de Janeiro que são meio que uma lenda.

Em A Adúltera da Urca, além de uma história incrivelmente leve, com texto ágil e divertido, os telespectadores brasileiros puderam rever atuando na TV nacional Sônia Braga, uma grande atriz que pouco faz trabalhos por aqui, visto que há anos está radicada nos EUA - e faz muito sucesso por lá com participações em diversas séries de sucesso, diga-se.

O episódio foi muito bem ambientado e mostrou-nos uma esposa fiel, mas que se sentiu perseguida por um homem que ela considerou bonito, atraente, um tipo único. Sônia Braga soube compôr com elegância sua personagem Júlia e mostrou uma mulher fiel, porém insegura e com pensamentos nada puros. Ela nunca precisou dizer nada de impuro, mas suas expressões dentro do contexto falavam por si só.

Destaque também para todo o elenco que esteve muito bem. Regina Duarte quando interpreta de fato um personagem e não é apenas Regina Duarte dá gosto de vê-la na TV e este episódio foi um caso assim, ela soltou uma série de frases preconceituosas e divertidas ao longo do episódio. Dalton Vigh, mesmo sem praticamente nenhum texto, apenas uma seqüência na penúltima cena, conseguiu cumprir bem seu papel de elenco de apoio. Antônico Fagundes, como sempre, muito bem em suas funções e compôs um personagem interessante, confuso, ciumento e, sobretudo, com trejeitos divertidos.

A Adúltera da Urca corrigiu os equívocos dos últimos dois episódios e retomou a onda de grandes histórias contadas em As Cariocas, mostrando que o formato da série é muito interessante e pode ser mantido - a Globo já confirmou em 2011 a série As Paulistas - desde que as histórias sejam exploradas da forma correta, como este foi. 

6 Quebraram tudo:

..::voy::.. disse...

realmente o episódio foi ótimo. tanto sônia quanto regina estavam maravilhosas. já fagundes não me convenceu, talvez por seus últimos trabalhos terem sido muito semelhantes - todos parecidos com juvenal antena de 'duas caras'.
mas aqui, até onde sei, sônia está RADICADA nos estados unidos.
whatever...

AAA disse...

Nada a acrescentar. Concordei com tudo desta vez.

E eu que achei que Sônia Braga não ia dar conta da história... ela foi muito bem. Ótimo episódio!

A melhor parte do seu. texto foi a parte da Regina Duarte... É chato demais ela fazendo 'ela mesma'.

Grazi semana que vem =D

Léo disse...

Bem, concordo mais uma vez. Adorei o episódio, assim como estou adorando a série, apesar desses alguns equívocos ...

Mas enfim, engraçado que ontem mesmo, quando acabei de assistir a esse episódio, me perguntei como seria uma série 'As Paulistas', ou 'As Soteropolitanas', ou 'As Mineiras' ... Nenhum desses títulos me agradou, e, mesmo não sendo carioca (sou de Salvador), acho que o título de 'carioca' soa muito mais de acordo com a proposta da série. Sabem, não consegui encontrar uma característica tão marcante nas mulheres de outros estados, como as cariocas têm. Não vou entrar em detalhes sobre a minha visão de mulheres de outros estados (inclusive o meu, e em especial da minha cidade), mas espero que 'As Paulistas' seja tão boa quanto 'As Cariocas' e tenha uma abertura tão maravilhosa quanto tal.

E, sim, Grazi semana que vem :D

Tarcísio disse...

Achei o episódio da "Adúltera da Urca" o mais fraco da temporada, até aqui. Sei lá, achei a história meio boba. Gostei bem mais do episódio passado, da Cíntia. De todos os apresentados até agora, o da Adriana Esteves foi o melhor.

Pedro Ferreira disse...

Eu achei a Adultera da Urca Horrível,pois o que ela tinha de afultera?
tembém vai ser a apior coisa do mundo "As Paulistas"eu cortarei meus pulsos e me jogarei do itavo andar do meu prédio a ouvir:
"Bela,bela,bela
ela anda na rua
como quem passa
na av. paulista,
o mundo é dela,
linda doce fera
seu corpro provoca mais engarrafamento
mudança de vento,
faz fila de espera
demorou perdeu a vez
vacilou casa caiu
a bela é paulistana
mas é da cor do Brasil
demorou perdeu a vez
vacilou casa caiu
a bela é paulistana
mas é da cor do Brasil."

Victor disse...

(...) na av. paulista,
mais engarrafamento (...)

kkkkk......

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira