quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Paola Oliveira está pronta para protagonista das 8?

Esta é a pergunta que praticamente toda a mídia especializada se faz nesta semana desde que a Rede Globo divulgou que a atriz Paola Oliveira foi a escolhida como protagonista da próxima novela das 8, Insensato Coração, assinada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A atriz foi chamada às pressas para substituir a afastada Ana Paula Arósio, escalada para o papel e que simplesmente deixou de comparecer às gravações em Santa Catarina.

É difícil se responder a uma pergunta como esta e, para não correr o risco de ser injusto, é preciso fazer uma série de análises individuais que, somadas, podem trazer alguma conclusão importante sobre o tema. Paola Oliveira surgiu na televisão ao interpretar Giovana, filha de Safira (Cláudia Raia) na novela Belíssima em 2005. Ela foi muito elogiada e, a partir daí, engatou uma série de novelas em sua carreira. 

Paola já começava a ficar estigmatizada como uma atriz própria do horário das 6, devido a seus trabalhos seguidos em folhetins deste horário. Sua primeira protagonista foi no remake de O Profeta (2006), assinada pela dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, ela viveu o papel da doce Sônia e encantou telespectadores e críticas por sua composição. Em 2008, ela viveu Letícia na trama Ciranda de Pedra, novela de Alcides Nogueira, e novamente chamou a atenção por sua interpretação. Mas seu auge esteve no ano de 2009 ao ser convidada novamente para uma trama das 6 - sua terceira consecutiva - pela dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, Paola interpretava sua primeira vilã da carreira, Verônica, na ótima Cama de Gato.

Com tantos trabalhos no currículo em um período de tempo curto, sendo todas as personagens de grande importância nas tramas, Paola se tornou uma atriz bem vista pela crítica e considerada promissora dentro da emissora. Em 2010 ela já tem participação garantida nas séries As Cariocas e Afinal, o que querem as mulheres? Ela já estava escalada como protagonista da próxima novela das 6, ainda sem nome e com estreia prevista para março.

Agora, escalada para integrar como protagonista o folhetim Insensato Coração, a atriz deve dar uma guinada em sua carreira por se ter o papel de maior evidência do país no ano de 2011. Ela vem realizando ótimos trabalhos e a oportunidade mais cedo ou mais tarde chegaria. O ponto é se é a novela e o momento certo. Paola irá ter como vilã simplesmente Glória Pires, que rouba a cena em todos os seus trabalhos. Não será fácil para ela manter o nível de interpretação de Glória, principalmente porque a personagem da veterena atriz já está muito a frente em repercussão e expectativa.

Paola corre o risco de acontecer com ela o que vem acontecendo com Mariana Ximenez que, como Clara, tem dado conta do recado em Passione, mas todas as vezes que precisa contracenar com Fernanda Montenegro, mostra-se insegura em cena. O problema é que Clara não é a mocinha e Paola será. 

3 Quebraram tudo:

cristian-monteiro disse...

Eu gosto da Paola Oliveira, mas não gostei da Veronica, além de achar a atriz nova pro papel. É boa atriz, mais as vezes exagera nas caras e bocas. Pelo perfil da Arósio, e pelo que foi divulgado sobre o papel, não acredito que a Paola tenha sido a escolha mais adequada. Mas é esperar pra ver...

Ps: "Ciranda de Pedra" não é de Walter Negrão, e sim de Alcides Nogueira.

Daivison Tavares disse...

Eu simplesmente gosto da Paola, ela já mostrou ser uma boa atriz e já em sua estréia foi muito elogiada.Como Verônica ela em muitas vezes roubou as cenas e novamente muito elogiada.Glória Pires rouba sempre as cenas sempre que aparece,mas acho que Paola vai segurar o papel.E sinceramente não acreditava que Ana Paula Arósio fosse ser uma boa protagonista de novela das oito,ao contrário de Paola ela torna seus papéis melâncólicos e muito chorosos.E nas cenas fortes não consegue intonação suficiente.
Eu aposto em Paola e também depende muito do autor em dar o destaque suficiente aos papéis de mocinha e vilã, colocando cada uma em seu lugar certo.

Equipe Close (to) Paola disse...

Li seu post e não poderia deixar passar em brancas nuvens. O assunto é Paola Oliveira? Então, vamos lá. Sim, as pessoas estão perguntando se ela dará conta de viver uma protagonista de novela das oito. Isso da mesma forma quando questionaram se ela também faria bem uma protagonista de época e, mais tarde, quando viveu a primeira vilã. Ela sempre teve argumentos negativos contra a escolha dela para um papel: “protagonista logo na segunda novela” ou “vila? Ela só sabe fazer mocinha”... E Paola foi derrubando tabu atrás de tabu.

Muitos vão dizer que nenhum deles é comparável ao de agora, quando é convidada a substituir alguém – o que quase sempre é desconfortável -, estará em enorme evidência e contracenará com grandes nomes. O que tenho a dizer é que, quando se faz uma coisa pela primeira vez, o que parece fácil ou simples não deixa de ser um desafio. E se tem uma coisa da qual Paola é movida, são os desafios. Ela não é de esmorecer, de se intimidar e se dedica ao máximo àquilo que se propôs a fazer. Seja na dramaturgia, na dança... ou alguém se esqueceu da brilhante passagem dela pelo ‘Dança dos Famosos’. Portanto, mais cedo ou mais tarde – como dito no texto – a chance viria e o momento certo é quando a oportunidade vem, pois ninguém na Globo é temerário o suficiente para confiar uma grande responsabilidade a uma iniciante, a uma incauta. Um bom ator não deixa uma proposta dessa passar porque, simplesmente, outros julgam que não será capaz ou porque essa é a primeira e precoce oportunidade. Ele corre atrás.

Sobre contracenar com Glória Pires, isso não problema algum se pensarmos que a “Gloriosa” tem uma trajetória parecida com a de Paola. Ambas se tornaram presença constante nas telinhas, desde que estrearam – inclusive em novelas das seis -, minisséries... até que o momento de encararem um personagem de enlevo em um novela das oito/nove chegou. Ninguém pode – e nem se atreve - desconsiderar a trajetória de Glória e esperar que ela não faça uma personagem magnânima, afinal são anos de estrada. Mas isso não é motivo para achar que Paola irá encolher diante de um mito. Glória não nasceu desse tamanho e já dividiu cena com feras, como Regina Duarte, Beatriz Segall, Joana Fomm, Sônia Braga – todas no melhor da sua forma -. Tudo aqui, enfim, é mera especulação. Se Paola será um sucesso e vencerá esse desafio como os demais com brilhantismo, isso só ela mesma tem condições de responder e ao longo do tempo.

Essa resposta à pergunta do título, porém, não é mera defesa de fã. Pois acompanho criticamente a carreira de Paola e tenho consciência e plena certeza da enorme capacidade que ela tem. Gente de muito menos talento pulula no horário nobre e se dá bem... Paola dará as devidas respostas a todos e conquistará o lugar dela de vez.

E quem estiver aqui para ver, se surpreenderá!

André Freitas
Close(to)Paola

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira