segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Humor Intelectual x Humor Pastelão. Há melhor?

Estreou na última sexta-feira na Rede Globo o novo humorístico da emissora e que tenta revigorar o formato. Junto e Misturado é uma ideia de Bruno Mazzeo um dos bons da nova safra de comediantes do país e prometia uma versão moderna e "tecnológica" do finado TV Pirata. Se comparar a um dos maiores fenômenos do humor na TV brasileira já foi um mau presságio antes da estréia, pois as comparações seriam inevitáveis.

Com uma gama absurda de centenas de personagens, o programa cumpriu o prometido no título e misturou todos os tipos e clichês existentes no Brasil criando personagens únicos e incríveis. A premissa de "juntar e misturar" tipos que, em tese, são completamente diferentes, porém, são todos caricatas quando o assunto é contar piada e debochar, foi muito interessante e já valeu um ponto positivo aos roteiristas, pois, aparentemente, é uma proposta bem inteligente.

Porém, o que ficou claro desde a primeira piada é que Junto e Misturado não se propõe em nenhum segundo a produzir o que chamamos de "humor intelectual" ou "piadas elitizadas". O tipo de humor é extremamente rasgado, pastelão e sem o menor pudor em utilizar os clichês, aliás, ele gosta é dos clichês. Piadas "infames", lugares-comuns e tipos que todo nós já contamos piadas a respeito deram o tom deste programa de estréia.

A pergunta que se faz com isso é. O que é melhor? Humor Intelectual ou Humor Pastelão? Casseta e Planeta surgiu na década de 90 com a idéia revolucionária de produzir piadas intelectuais, com assuntos aprofundados como política, economia e cultura. Fez sucesso, tornou-se cult e mantém-se no ar há anos. Porém, programas como Sai de Baixo e Os Normais exploraram o máximo que puderam do tal Pastelão e sempre arrancaram muitas risadas. Como comparar?

A bem da verdade é que Junto e Misturado é extremamente clichê e sem ganho intelectual algum para o telespectador, porém, não é essa sua proposta. A proposta básica do humorístico é fazer o seu público dar boas risadas e, ao menos no programa da estréia, conseguiu isso com louvor. Uma ótima pedida para a sexta a noite.

1 Quebraram tudo:

Paulo Jr. disse...

Estranho. Eu podia jurar que o humor do Casseta e Planeta era pastelão, rasgado, fútil e o de Junto & Misturado (ótimo) era o inteligente.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira