sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gugu: o "monge" do Assistencialismo. Triste

Após passar alguns anos no inferno astral o apresentador Gugu Liberato parece ter tido uma semana das mais satisfatória dos últimos tempos com sua equipe na Rede Record. Afinal, o Programa do Gugu conquistou a vice-liderança no último domingo em São Paulo e, pela primeira vez, venceu o Domingão do Faustão durante a disputa entre os dois programas. Para completar o excelente desempenho dominical, a atração fechou na liderança no Rio de Janeiro.

Quem se lembra dos áureos tempos do apresentador no SBT quando, em meados da década de 90 ele conseguia constantes vitórias sobre a Rede Globo e chegou a estampar a capa da revista Veja com o título: "O Rei dos Domingos", sabe a importância de uma vitória do apresentador sobre a principal emissora do país na atualidade. Desde que trocou o SBT, onde não tinha mais o mesmo desempenho, mas ainda assim conquistava a vice-liderança, pela Record, Gugu não vinha conseguindo bons resultados. A noite, perdia invariavelmente para seu ex-patrão Sílvio Santos e também para o Pânico na TV, amargando uma posição incômoda de audiência. Ao trocar o programa para a tarde, novos problemas e derrotas seguidas para Eliana. Neste domingo, o programa perdeu para a loira do SBT quase o tempo todo, mas a virada - e liderança - a partir das 18 horas alavancaram o resultado final muito comemorado.

Porém, ao comparar - impossível não fazer isto - o conteúdo do Programa do Gugu que conquistou a liderança ao Domingo Legal nos anos 90 que passou quase 01 ano como líder absoluto de audiência aos domingos, nota-se grandes diferenças. Naquele período, Gugu era apresentador, comunicador nato e um dos maiores profissionais de televisão. A família tinha entretenimento dos mais variados, com quadros, apresentações artísticas, jogos entre famosos e também externas, quase sempre envolvendo pessoas famosas ou entretenimento interessante, como o excelente "Táxi do Gugu".

Atualmente, o apresentador transformou-se numa espécie de "monge do assistencialismo" e somente consegue audiência ao mostrar a desgraça humana. Sob a célebre desculpa de ajudar os necessitados, o Programa do Gugu passa horas mostrando histórias tristes de pessoas necessitadas e explora sem o menor senso de piedade a vida dessas pessoas, vomitando para um telespectador que também adora uma tragédia, histórias e histórias tristes. O pior é que tudo dramatizado, afinal, brasileiro adora uma novela.

Televisão não é e nem nunca foi Ministério de Assistência Social. O objetivo de um programa assim é entreter o telespectador e, convenhamos, que desgraça alheia não é entretenimento para ninguém. Conseguir a liderança através da exploração do sofrimento humano não deveria ser motivo de comemoração, mas de vergonha. E, podem esperar, neste domingo, o Programa do Gugu vai explorar mais um pouco o caso da menina que levou a faixa para a liderança. Esperem e chorem.

6 Quebraram tudo:

Douglas Henrique de Aguiar Almeida disse...

Ainda bem que temos o programa da Eliana e outras opções bem melhores pra escolher!

Unknown disse...

É lamentável um (ex) grande apresentador chegar a isso.

Jorge William disse...

Eu gostava muito do Gugu nos anos 90, ele fez parte da minha infância. A partir daquela falsa entrevista do PCC, ele foi morrendo aos poucos, até chegar na última fase do Domingo Legal que aquela altura já era um Domingo Assistencial, antes dele cair fora do SBT e ir pra Record. Não vejo problema na televeisão de ter uma matéria ou outra com o tom de socorro, porém fazer disso a sua principal arma para fisgar audiência é complicado.

Falta ousadia e acordo entre o Homero e o Gugu para que seu volte a ter um espaço dedicado ao entretenimento e a diversão.

BLOG da KELEN disse...

Não sei o que é pior o apresentador que se presta a isto ou o público que assiste a isto. Brasileiro precisa aprender a ser mais seletivo.

Ruan Carlos disse...

Olha, é uma vergonha! bem como vc fala ai na Postageem! eu não me conformo em ver o Gugu Fazendo o que faz na TV! Eu passei minha infancia toda e todos os domingos era sagrado o Programa Dele, mais do ano de 2005 pra ká o programa virou LIXO!
Quando ele veio pra Record pensei que tudo ia mudar afinal a Record tem estrutura maior que o SBT, mais me enganei ele ficou só com dramas e Videos... pra que fazer um palco Grande e lindo para nem usar? O Gugu deve sim continuar Ajudando as pessoas pois ele faz isso muito bem, mais o programa não pode ser só isso!Tenque ter Artistas no Palco e deixarem os cantores cantarem! Deu para ver que depois que o programa mudou de horario até teve uma melhora teve musica, cantores, mais os cantores cantavam uma musica e iam embora, as bailairinas uma coma perna para cada lado todas mal ensaiadas, troceram Artistas da Casa e bão interagiram com eles, teve um Domingo que o Tiririca falou ao vivo que veio só ver o programa de Camarote!pq não teve serventia alguma ele ali!
Depois começaram a passar videos e mais vídeos e Bastidores de Justin Biber e Lady Gaga e devagar tão voltando a fazer a mesma coisa que faziam no antigo horário, só Desgraça!
E Agora que conseguiram a liderança vão investir em Desgraça muito mais! Eu ficou chateado mais vai desgastar de novo o formato só com desgraça! E vão tirar o Homero da Direção!
Se pegarem e lerem a história do Homero Sales na Internet vão ver que foi ele que conseguiu todas as oportunidades para o GuGu na TV, e eu acho que é por isso que o Gugu não vai contra a ele!
Infelizmente! Mais eu não dou um ano para tirarem o Homero da Direção ou o Gugu sai da Record pq vai desgastar o formato! Se eles ouvirem e lerem os comentários das pessoas no Blog do Gugu no R7 e Cairem na Real, vão recuperar a qualidade do programa e o Domingo vai voltar a Ser do Gugu e com Muita Qualidade!

Essa é a minha opinião

Francisco othon disse...

também puxa saco para Faustão.......

O Faustão irreverente dos tempos do "Perdidos na Noite" deixou de existir a muito tempo.

mas Esse cara não serve mais para comandar um programa nas tardes de domingo, tinham que arranjar alguém diferente para por no lugar dele.


pior nível desde 1996 até hoje......

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira