quarta-feira, 8 de setembro de 2010

23 Filmes Nacionais são Listados para tentar ir ao Oscar

O Ministério da Cultura divulgou nesta quarta-feira, 08, a lista dos filmes brasileiros que se inscreveram para a seleção que leva a pré-indicação ao Oscar 2011. Funciona assim:  As produtoras interessadas inscrevem seus trabalhos junto ao Ministério que forma uma comissão especial e analisa todas as obras que estão concorrendo, a partir daí, um filme brasileiro é escolhido e vai a pré-indicação ao maior prêmio do Cinema Mundial.

Isso não garante vaga entre os finalistas na cerimônia que ocorre no primeiro domingo do mês de Março do ano que vem. São mais de 50 filmes pré-indicados e, a Academia de Artes dos EUA começa a realizar uma espécie de triagem e vai eliminando vários nomes até que apenas 05 finalistas sejam indicados ao prêmio de "Melhor Filme Estrangeiro de 2011".

Como a listagem já foi divulgada e as inscrições encerradas, a continuação do aclamado Tropa de Elite não poderá concorrer ao Oscar 2011 como Melhor Filme Estrangeiro. A solução pode ser lançar o filme mundialmente, impulsionado por prêmios internacionais que o primeiro longa recebeu, e tentar uma vaga na categoria Melhor Filme, caminho semelhante ao de Cidade de Deus.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, o Brasil conseguiu chegar apenas duas vezes a cerimônia de premiação, ambas na década de 90. Primeiro com O Quatrilho, uma parceria com outros países, o que tirou a indicação como "filme brasileiro"  e o segundo foi Central do Brasil, que chegou a premiação como favorito e vencedor do importante Globo de Ouro, mas acabou derrotado para o excelente italiano A Vida é Bela.

Entre melhores atores, atrizes, diretores e outras categorias, não há especificidade para filmes estrangeiros, portanto, todos os filmes pré-inscritos poderão ser indicados e chegarem a cerimônia de premiação. 

Na lista dos 23 inscritos aparecem filmes que já fizeram sucesso em 2010 no Brasil e outros menos conhecidos do público. Destaque mesmo para Chico Xavier, Lula o Filho do Brasil e O Bem Amado, sucesso de público - e nem tanto de crítica. Maior destaque, contudo, é o aclamado pela crítica É Proibido Fumar, com atuação impecável de Glória Pires. Confira a Lista:


1. As Melhores Coisas do Mundo

2. A Suprema Felicidade

3. Antes que o Mundo Acabe

4. Bróder

5. Carregadoras de Sonhos

6. Cabeça a Prêmio

7. 5X Favela - Agora Por Nós Mesmos

8. Chico Xavier

9. É Proibido Fumar

10. Em Teu Nome

11. Hotel Atlântico

12. Lula, o Filho do Brasil

13. Nosso Lar

14. Olhos Azuis

15. Ouro Negro

16. O Bem Amado

17. O Grão

18. Os Inquilinos

19. Os Famosos e os Duendes da Morte

20. Quincas Berro D’água

21. Reflexões de um Liquidificador

22. Sonhos Roubados

23. Utopia e Barbárie

Você acha que o Brasil tem alguma chance?

2 Quebraram tudo:

Daivison Tavares disse...

Acredito que o Brasil tem chance sim,e acredito que ele chegue lá por Lula, o filho do Brasil ou Por Chico Chavier.Estes filmes foram muito bem feitos e falam de personagens importantes do cenário brasileiro,mas conhecidos mundiamente.
Acredito no Cinema Nacional.

Thiago Monteiro disse...

"O QUE É ISSO COMPANHEIRO?" de 97 também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira