quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nova Grade do SBT já apresenta resultados

Assim que Sílvio Santos decidiu retomar as rédeas da direção do SBT praticamente toda a mídia especializada e também os fãs da emissora ligaram o sinal vermelho. O trauma com as últimas decisões do "patrão" antes de passar o bastão para sua filha Daniela Beyruti havia sido grande, afinal, ele foi o homem responsável pela "grade voadora", termo criado pela imprensa para definir as constantes mudanças na programação da emissora entre 2006 e 2008.

Ele voltou e a grade voadora parecia estar de volta. Decisões tomadas de última hora e readequação da programação do SBT passaram a valer no final do 1º semestre de 2010. Era nítido que não havia mais tranquilidade por parte dos funcionários da casa e que ninguém saberia o que iria acontecer, a previsão menos otimista dava conta que a emissora corria o risco de perder o 3º lugar na audiência para a Band assim como havia perdido no período em que Sílvio tomara decisões assim em 2006 o 2º lugar para a Record.

Mas, terminadas as modificações na grade da emissora, ao que parece Sílvio Santos desta vez mostrou todo seu conhecimento amplo sobre televisão e muito mais acertou do que errou nas atuais mudanças. As principais alterações que ocorreram no horário nobre da emissora já estão surtindo efeito. 

O fim das séries e a Linha de Shows apresentada as 21h15 mostrou ser um grande risco, mas um acerto maior ainda. Todos os programas vem apresentando audiência maior que as últimas séries e, nesta semana, com a Record optando por reprisar CSI, a Linha de Shows começa a equilibrar a audiência (Qual é o Seu Talento? registrou prévia de 10 pontos ontem e picos de 14 na vice-liderança). A História de Ana Raio e Zé Trovão vem apresentando resultados satisfatórios, com a média parcial de 7 pontos, muito melhor que a Linha de Shows quando era exibida no horário.

A contratação de Raul Gil, apesar de protestos de boa parte dos fãs da emissora, também mostrou ser positiva. O programa continua em crescimento na audiência e nos últimos dois sábados fechou na vice-liderança de média, conseguindo inclusive altos picos de 2 dígitos, o que era raro para a emissora neste horário.

Por fim, as reprises das novelas Pérola Negra e Esmeralda que pareciam um tiro no escuro, mostrou outro acerto do dono do Baú. Com 05 pontos de média nos dois primeiros capítulos, as novelas já tiveram crescimento na quarta-feira (Pérola Negra fechou com 07 e Esmeralda com 6) e caminham para crescer mais ainda.

É evidente que não se pode afirmar o que vai ocorrer e se estes resultados se manterão, mas que esta grade atual do SBT é infinitamente melhor e mais organizada, fazendo completo sentido, como este blog já havia afirmado - migração entre programas - isso não há o que questionar. O público agradece.

Não deixe de comentar.

2 Quebraram tudo:

TvibopeOficial disse...

PERFEITO TENHO ANALISADO E O SBT ESTA ARRASANDO NA AUDIÊNCIA A RECORD JA ESTA MODIFICANDOO UM MONTE DE PROGRAMAS EFEITO SBT RSRSRS

Dico disse...

Ah, deixemos de ser politicamente corretos, ao menos quando o assunto é SBT. Que é bacana, respeitoso com o público e inteligente uma emissora de TV ter uma grade com horários bem definidos e de conhecimento do telespectador, até os bobinhos já sabem, inclusive o mais bobinho aqui. Mas, venhamos e convenhamos: qual é a marca principal do brinquedinho mais caro do tio Silvio? Muitos podem dizer "Chaves"...ok, tudo bem, concordo em partes, mas a grade voadora sempre foi a cara do SBT. O SBT é trash! E posso dizer mais? Como as mães que, mesmo o filho dando um trabalho danado continuam amando e protegendo o rebento, os SBTistas e todo mundo que não se considera um mas curte muito o Sr. Patinhas brasileiro, como eu, não desiste do Sistema Brazuca de Television. Confesso que eu já fiquei, muitas, muitas e muitas vezes indignado e desejando que Silvio Santos se conscientizasse que já havia chegado a hora de dar tchau (principalmente quando ele mudava os horários da "Feia mais Bela"...tá, podem rir de mim...eu assistia a saga de Lety e Seu Fernando), mas depois entendi que o SBT é assim. Faz parte do marketing e da identidade da emissora ou, como Cazuza preferia dizer, faz parte do show. Pedir para o SBT ter uma grade coerente e respeitosa é o mesmo que pedir para a Globo justamente o contrário (imagina amanhã a Ana Maria Braga não entrar no ar pela baixa audiência e no seu horário entrar os melhores momentos do Big Brother Brasil 1? Duvida que Silvio Santos teria coragem de fazer isso?) e o mesmo que exigir da Record uma cobertura jornalística correta, respeitosa e centrada em um caso de crime, desastre ou contra o império da família Marinho...não dá. Tá, todo mundo espera que o SBT, num dia de sol e brisa fresca, entenda que um dos segredos para o ibope subir é justamente uma grade fixa. Mas, enquanto isso não acontece, vamos dar boas risadas das loucuras e ataques de Silvio Santos. Às vezes ele até acerta, como diz o próprio post. Concordemos em uma coisa: o cara era pobre e conseguiu um brinquedo muito caro. Sorte a dele. Ele faz o que quiser com a programação do SBT. Deixemos o tio rico se divertir em sua louca terceira idade. Sejamos felizes. Sejamos politicamente incorretos, Ao menos com o SBT!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira