segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Impressionante melhora do Domingão do Faustão

A Globo novamente dá mostras de saber muito bem conduzir sua programação, melhorando o que é apresentado ao público e aumentando a audiência. No Brasil, estamos acostumados com a tesoura ou com o Ctrl X + Ctrl V no mundo da televisão. Se determinado produto não funciona, ou ele é cortado e jogado fora, ou então ele é retirado do horário e começa a ser colado em diversas partes da programação, como se a falta de fidelização do público resolvesse o problema.

Não é o que se vê na Globo (salvo raras exceções, como Norma). A emissora tem equilíbrio suficiente e também uma folga considerável na liderança para agir com calma e sem rompantes de imediatismo. Prova disso é o Domingão do Faustão. Com as mudanças propostas por SBT e Record a partir de agosto de 2009, as duas emissoras passaram a brigar muito pela vice-liderança de audiência nas tardes de domingo. Eliana e Ana Hickman cresceram consideravelmente em audiência nos meses subsqüentes e só se falava nisso, porém, é preciso lembrar que quem mais perdeu audiência nesta época foi a Globo.

Faustão perdeu a liderança em todos os momentos. Na antiga primeira parte, que ia ao ar antes do futebol, perdeu a liderança várias vezes para Eliana e, depois, para Ana Hickman. A segunda parte sofreu bastante também nos primeiros domingos da apresentadora do SBT e, depois disso, passou a sofrer com o Domingo Espetacular.

Sem alarde, a direção do programa e da emissora melhoraram a atração. Deram muito mais dinamismo ao Domingão tornando-o um programa ainda mais agradável para se assistir. A aposta - e não poderia ser diferente - passou a ser todo domingo nas principais estrelas da Rede Globo, que sempre atraem audiência e, com tranqüilidade, os números foram se modificando.

Hoje, Faustão é líder absoluto e sem ser incomodado. Faz um programa de qualidade que atinge todos os públicos e sabe entreter a família brasileira. Os números de audiência nos últimos domingos vem surpreendendo a própria emissora que não esperava índices tão altos. O programa tem dado mais, inclusive, que o futebol. E pensar que tão pouco tempo atrás, a queda quando acabava o futebol era muito acentuada.

É assim que se faz televisão. Sem alarde, sem gritos, sem mudanças bruscas, mas melhorando e trabalhando dia após dia para ganhar público. Simples assim.

Este texto também está disponível no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos

4 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

O programa melhorou... mas ainda tá longe de um programa inovador. Eu não consigo entender a essência do 'Domingão do Faustão'... os quadros parecem ser tão aleatórios quanto a própria equipe. Os índices de audiência, pra mim, só são explicados devido ao marasmo que são os programas dominicais em todas as emissoras, com algumas exceções notáveis como o Pânico e o Domingo Legal.

É por isso que o dia mais difícil de ligar a TV aberta é o Domingo. É horrível o que se vê neste dia, que deveria ser visto com mais cuidado pelos executivos, principalmente da Band... que parece estar "morta" na data cuja.

Unknown disse...

Eu como telespectadora acredito que as mudanças feitas no programa colaboraram com o índice de audiência sim, mas devo confessar q deixei várias vezes de assistir o programa do Fauto Silva, pela forma com que ele interrompia em todos os momentos as pessoas com quem falava, não deixando seus entrevistados terminarem de falar o que começavam, o que pra mim, era uma tremenda falta de educação da parte dele. Hj assistindo o programa, vejo q o Fausto continua cortando as pessoas, pelo fato de que a televisão tem seu tempo sim, e que é um tempo caro, mas com maior jogo de cintura, não parecendo mais uma grosseria da parte dele. Essa é uma critica construtiva, pois adoro o Fauto e acho de uma inteligencia absoluta.

CLEIRE disse...

Não sei onde houve melhora, tenho deixado de assistir várias vezes; não gosto da forma com que o Sr. Fausto Silva trata as pessoas:com os entrevistados não dá chance de concluírem o que estão falando e, com os colaboradores os tratando como "idiotas" em pleno ar; concordo com a Sonia, aí de cima, ele continua grosseiro, sem graça, desagradável... será que ele sabe o que é "assédio moral???". acho que nao...

Marcos Tony disse...

O Faustão poderia voltar com a 'Dança no Gelo' depois da 'Dança dos Famosos'.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira