segunda-feira, 1 de março de 2010

Não dá pra dizer que a Rede Record deu um show de transmissão ao exibir com exclusividade e pela primeira vez na história do país as Olimpíadas de Inverno, um evento pouco conhecido no Brasil, um país tropical e que não tem nenhuma proximidade com esportes praticados exclusivamente na neve ou no gelo.

A transmissão esteve anos-luz da perfeição, mas mostrou uma série de aspectos positivos e que, olhados sob o prisma correto, sem o preconceito que nós brasileiros costumamos ter em analisar tudo que é visto na TV fora da Rede Globo, mostram que a emissora poderá realizar uma cobertura e transmissão dignas das Olimpíadas de 2012, cujo direito de exibição também é exclusivo.

O maior problema de exibição da emissora foi, sem dúvida, a falta de cobertura. Ou seja, a emissora não demonstrou o profissionalismo necessário, apresentando as principais categorias ao vivo, o tempo todo, com cortes da programação normal, como deve ser feito em eventos deste porte. Ao se adquirir um evento como as Olimpíadas, é preciso que haja a compreensão de que o mais importante na grade de programação durante este período é justamente a exibição dos Jogos, garantindo assim ao público o direito de acompanhar ao vivo as mais diversas modalidades.

Em contrapartida, a Rede Record acertou em cheio ao contratar o excelente Álvaro José para comandar a cobertura. Com uma experiência de várias décadas acompanhando Jogos Olímpicos - a maioria pela BAND - e com um conhecimento de esporte invejável até mesmo para colegas jornalistas, Álvaro apresentou de forma firme todas as modalidades que foram vistas na tela da emissora ao longo desses dias de competição. Por ser esporte pouco ou nunca praticados no Brasil e, portanto, praticamente ninguém conhecia as suas regras, seus métodos e suas formas, o apresentador novamente deu um show, ao explicar passo a passo cada uma das competições, sem tornar a apresentação enfadonha ou monótona, ao contrário, foi graças a sua forma de apresentar que boa parte dos Jogos tiveram graça para um telespectador que se via tão distante de esportes como a Patinação Artística que deu grande resultado em número de audiência.

No modo geral, o balanço dos Jogos Olímpicos de Inverno foram bastante positivos para a Rede Record, muito menos pela audiência, menos ainda pela vasta cobertura que não ocorreu, mas pelo aprendizado, por pegar o jeito de fazer um evento deste tipo. É bem provável que daqui a dois anos, nas Olimpíadas de Londres, a emissora esteja muito mais preparada para levar ao público com exclusividade notícias e uma cobertura de grande nível.

* Este texto também está disponível no site Famosidades, do MSN Entretenimentos. Principal site no Brasil sobre o mundo dos famosos.

4 Quebraram tudo:

Net Esportes disse...

Achei um grande absurdo a Record só mostrar e ainda reprisar a Patinação Artística, sendo que nos horários onde a reprise ocupou boa parte da programação estavam ocorrendo inúmeros eventos ao vivo ..... mas no fundo como você falou valeu a pena eles mostrarem os Jogos, coisa que a Globo mesmo tendo sempre o direito de mostrar nunca mostrou ..... isso fez com que eles fossem obrigados a colocar no SPORTV (esse sim fez uma belíssima cobertura) e fez com que o Portal Terra mostrasse também (MELHOR COBERTURA DE TODAS QUE MOSTROU TUDO - 100%) .... e assim muitos brasileiros tiveram a oportunidade de ver e passar admirar os esportes de inverno que são sem súvida fascinantes ......

Unknown disse...

Ah... eu achei legal... foi diferentee'

Anônimo disse...

Recó quer acabar com o monopolio da Globo para fazer outro

martinhaguedes disse...

Ninguém nunca transmitiu o evento e vc ainda queria que eles passassem tudo ao vivo? Eles passaram vários eventos ao vivo. kkkkkkkkkk Só rindo! Eles arrasaram. Só receberam elogios. A cobertura além de brilhante, trouxe mais proximidade dos repórteres com os esportes, uma maneira diferente de abordagem. Mostraram lá e cá, mostraram comparativos de esportes nosso e de inverno, mostraram Vancouver em diversos aspectos além do fato de terem sido pioneiros em mostrar as Olimpíadas de inverno, um tesouro escondido pela Globo.
Detalhe: Eles não querem acabar com o monopólio da Globo pra fazer outro, eles querem mostrar pra gente coisas que a Globo compra e esconde, só para que as outras tvs não mostrem.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira