terça-feira, 23 de março de 2010

Números estranhos nas votações do BBB 10

Não é possível afirmar que houve manipulação nos paredões do BBB10. Nem de longe, já que não há nenhuma informação ou fonte que nos leve a crer nisso. Porém, há elementos curiosos nesses dois últimos paredões que começaram a chamar a atenção e mostrar que a tal lisura tanto pregada pela Globo, pode não existir.

No penúltimo paredão estavam Serginho e Dicésar e durante todo o período de votação, o diretor do programa, Boninho, ficou no twitter se divertindo e dando pequenas pontas de informação. Segundo ele, ao contrário do que alguns portais apontavam, na Enquete Oficial do BBB os dois estavam praticamente empatados, se alternando na preferência do público. Boninho afirmou as 3 horas e 30 minutos da tarde de domingo em seu twitter oficial. "Continua empatado, menos de 1% entre os dois. E alternando a liderança". Naquela mesma noite, Bial confirmou a saída de Serginho com 53% dos mais de 12 milhões de votos.

Um cálculo rápido indica que Serginho foi eliminado com 6 milhões e 360 mil votos aproximadamente, enquanto Dicésar recebeu 5 milhões 440 mil votos. Uma diferença de 980 mil votos. As 3 e meia da tarde de domingo, a diferença era menos de 1%. Vamos acreditar que fosse de 0,9 já para a saída de Serginho. Um exemplo simples: Se neste horário já haviam sido computados 9 milhões de votos, a diferença seria: Serginho 4 milhões 581 mil votos para sair e Dicésar com 4 milhões 419 mil votos para sair, ou seja, diferença de 171 mil votos.

Ainda neste raciocínio, os 3 milhões de votos restantes e que ocorreram após as 3 e meia, teriam que ser assim: 1 milhão 779 mil votos para o Serginho e 1 milhão 221 mil votos para o Dicésar. Seria quase como 60% pro Sérgio e 40% para o Dicésar. A pergunta que não quer calar: por que entre as 3 e meia da tarde até o encerramento houve tamanha disparidade se comparado ao restante do período?

Na votação desta terça-feira foi ainda pior. Com recorde de votação, 90 milhões, o público escolheu que Anamara deixasse a casa com 57% dos votos, ou algo em torno de 51 milhões e 300 mil. Lia teve 43% da preferência para sair, ou seja, 39 milhões e 700 mil votos. Diferença de 11 milhões e 600 mil votos.

Novamente Boninho andou comentando no twitter sobre a votação. Segundo ele com 40 milhões de votos havia "mudado", isso por volta do meio dia de terça. Tudo e com equilíbrio, ele afirmou várias vezes que as duas tinham chance. Em 10 horas essa votação chegou aos 90 milhões, ou seja, foram 50 milhões de pessoas votando em 10 horas, isso dá mais de 1300 votos por segundo. Sistema poderoso o da Globo, certo?

E se, com 40 milhões de votos havia ocorrido uma mudança, devemos acreditar que a diferença era de, no máximo, 2%, certo? Então, com 40 milhões de votos, é possível que Maroca tivesse 20 milhões e 400 mil votos e Lia tivesse 19 milhões e 600 mil votos, ou seja, diferença de 800 mil votos. No restante do dia, com 50 incríveis milhões de votos, Maroca precisaria ter recebido algo em torno de 31 milhões de votos e Lia apenas 19 milhões, diferença de 62% contra 38% de Lia nas horas finais. Mudança brusca, não?

Volto a frisar que é impossível afirmar que houve armação, porém, a Enquete UOL, é a única levada a sério na Internet e, nesta edição, havia acertado todas as previsões. Coincidentemente ela errou apenas as duas em que o diretor do programa Boninho passou a comentar sobre a votação.

O diretor de um programa com a dimensão do Big Brother Brasil 10 não deveria e nem poderia ficar em uma página de relacionamentos tentando direcionar o público, informando quantidade de votos e o equilíbrio da votação, pois o que se vê no resultado final é algo completamente diferente, além disso interferir na votação e manchar a lisura.

Uma pergunta no ar: pode ser levada a sério uma enquete em que o diretor do programa consegue ver a parcial?


5 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Não foram 50 milhões de pessoas votando, FORAM 50 MILHOES DE VOTOS !

mqtm xd disse...

Se em menos de 10 minutos de programa votam 2 milhões de pessoas..

Faça suas contas

Carlos disse...

O negócio é o seguinte, você não gosta da Lia e ela ficou mais uma vez! Frustração sua! hihi! Eu até mandei SMS pra Anamara sair, coisa que nunca fiz, porque entao duvidar do record de votos? Reflita!

@tvxtv disse...

Não Carlos.

Quando a Elenita saiu eu questionei? Ela sim era pra quem eu torcia. Eu questionei porque há elementos para se questionar.

Serginho disse...

Na minha opinião, um programa com a dimensão do BBB pode sim ter essa virada considerável.

Lia foi apontada em todas as enquetes dos 5 principais sites do país como sendo a elinada da noite.

Só que o número de pessoas votantes do período que começa o programa até a hora do encerramento das votações, pode muito bem ser influcienciado, principalmente levando em consideração a montagem do programa, que favoreceu considerávelmente a Lia.

Já tá mais que comprovado que quem assiste não gosta de armação. Foi assim com os "grandes jogadores" do programa, desde o inicio: Adriano - BBB1, Rogerio e a turma do mal do BBB5, e mais recentemente todos os eliminados desta edição ( com excessão da Joseane, que foi por pura burrice ). Todos os demais foram eliminados por fazer armações, combinar votos, e fazerem fofocas.

Gostando ou não, concordando ou não, Lia, Cadu e Dourado, não foram vistos em momento algum combinando votos explicitamente, como fizeram os outros eliminados. A atitude da Fernanda na noite de domingo, foi fundamental para a eliminação da Anamara. O povo não gosta disso. Não gosta de dissimulação ou coisa parecida.

O BBB é a forma que a população tem de externar o repudio as falcratuas e maracutaias do país.

Abraços
Serginho.

P.S.: Torci pra Anamara ser eliminada, assim como torço para o Cadu ganhar o jogo.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira