Com o fim da 1ª temporada de Gossip Girl, o SBT utilizou a mesma estratégia na mudança de série que vai ao ar no horário nobre, a escolha de Smallville mostra que, mesmo com muitas críticas, a emissora tem uma estratégia pronta e uma visão formada daquilo que ela acredita ser seu público para o horário das 21h00.
Quando Sobrenatural terminou e a emissora perdeu quase metade da audiência - a série dava entre 10 e 11 pontos de média e Gossip Girl ficava entre 6 e 7 - é bem provável que a audiência tenha migrado toda, ou boa parte, para a Rede Record que lançou CSI para combater o crescimento do SBT que começava a incomodar na média-dia graças a esse horário.
O resultado funcionou e a Rede Record venceu a disputa voltando a ficar com folga na vice-liderança, pois o SBT jamais conseguia ser vice no horário nobre, o que para quem quer recuperar o 2º lugar é um problema grave.
Muitos defendem que agora, sem Gossip Girl, a emissora devia apostar numa série policial como Cold Case, The Closer ou Without a Trace, todas de propriedade da Rede e que são transmitidas em horário ruins, em plena madrugada. Eu era um que defendia a colocação de Without a Trace - conhecida no Brasil como Desaparecidos - pois tem um tema semelhante a CSI e poderia fazer algumas pessoas migrarem.
Eu pessoalmente não gosto de Smallville, acho a série cansativa e que perdeu o rumo ao longo das temporadas - mas as duas primeiras temporadas são sensacionais - porém é válida a estratégia do SBT, pois mostra que há uma equipe de pesquisa na emissora e que as decisões ali não são mais aleatórias, pois a escolha da tal garota do blog também mostrava que o público alvo, são os adolescentes.
É evidente que o público de CSI não é o mesmo de Smallville, mas é também evidente que o público de Sobrenatural se assemalha ao do herói jovem. A maior parte das pessoas que assistiam Sobrenatural na tela do SBT era formada por jovens e adolescentes e o mesmo deve acontecer agora com Smallville. Provavelmente essas crianças e adolescentes migraram para CSI por não gostarem do jeito cor-de-rosa de Gossip Girl, mas é fato que CSI é uma série absolutamente complexa para crianças e para uma boa parte dos adolescentes.
Por isso, é possível que, aos poucos, a emissora de Anhanguera recupera alguns pontos no Ibope. Dizer que Smallville vai destronar CSI é meio complicado porque CSI é uma das séries mais vistas do mundo, mas mesmo assim, na Record ela vem mostrando muita instabilidade nas médias. Por isso, o jeito é esperar para ver.
Na nossa enquete que perguntava se a série iria recuperar a audiência da emissora o resultado foi:
Sim: 54%
Não: 46%
4 Quebraram tudo:
Smallville é velha e acho que não vai fazer sucesso!
deve dar empate
As vezes é melhor pecar pela ação, do que pela falta dela.
"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!" -- (Gandhi)
Postar um comentário