segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SBT quer produzir Irmãos Coragem


O SBT quer produzir a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, autora que o SBT comprou todo o acervo de telenovelas - ou quase, alguns são exclusivos da Rede Globo - e que foi produzida na Rede Globo no ano 1970 se tornando um dos maiores sucessos daquela década.

De acordo com fontes ligadas a emissora paulista, é grande o esforço da cúpula para que Irmãos Coragem possa ser exibida, visto que não há confirmação de que a trama faz parte do acervo adquirido pelo SBT em 2009. Mesmo assim, a direção da emissora tenta a todo custo conseguir essa liberação, pois acredita que é a novela ideal para substituir Uma Rosa com Amor, que estreia dia 1º de Março.

As surpresas não param por aí. O SBT está tentando tirar Alcides Nogueira da Rede Globo para que ele seja o responsável por produzir o remake de Irmãos Coragem. As negociações, de acordo com fontes ligadas a emissora e ao autor, já começaram, mas está emperrando no salário. Alcides quer ganhar o mesmo que os autores de 1º escalão da Globo ganham, mas o SBT está oferecendo o mesmo salário que paga a Tiago Santiago.

A tentativa é de que o autor aceite a proposta e mude de emissora. Daniela Beyrute está muito empolgada com o núcleo de dramaturgia do SBT e quer investir alto nele nos próximos 02 anos. A idéia é de que até 2012 hajam dois horários de novelas na Rede e ambas com dois dígitos de audiência.

As surpresas não param por aí. Quem se lembra ou já estudou sobre novelas, sabe que Irmãos Coragem conta a história de 03 irmãos, João, Duda e Jerônimo e a emissora quer investir alto nesse trio de protagonista. Se conseguir aprovar a trama e conseguir um autor de peso para escrevê-la, o SBT já aprovou os nomes de Wagner Moura, Gabriel Braga Nunes e Guilherme Berenguer. As protagonistas femininas podem ser Paloma Duarte e Patrícia de Sabrit.

A emissora já entrou em contato com esses nomes e abriram negociações. A fonte ligada ao SBT afirmou que os três atores aceitaram ouvir a proposta do SBT, enquanto as atrizes é mais difícil. Patrícia de Sabrit pediu alto para voltar a fazer novelas e Paloma Duarte resiste em trocar a Record, onde é a grande estrela, para arriscar no SBT, mesmo com salário alto.



De qualquer forma virou obsessão de Daniela Beyrute fazer um núcleo de dramaturgia grande, como era em meados da década de 90, para isso, já ficou decidido que um grande autor será contratado, vários atores e atrizes, além de um concurso para autores ainda em 2010. Sobre Wagner Moura, o SBT insiste em contratar o ator a todo custo e, como ele não tem contrato fixo com a Rede Globo, acredita que pode conseguir. O convite é para que ele interprete João Coragem, interpretado na 1ª versão por Tarcísio Meira.

Se tudo der certo, Irmãos Coragem deve estrear nas telas do SBT em meados de setembro, assim que acabar Uma Rosa com Amor.

16 Quebraram tudo:

ED CAVALCANTE disse...

Irmãos Coragem é um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira e merece um remake a altura. Lembro-me do remake de 1995 que tinha uma produção de peso e um grande elenco, mas foi decepcionante. Espero que a memória dessa grande novela seja, dessa vez, homenageada.

vilsonm. disse...

hehehe.. o sbt nunca poderá produzir irmãos coragem! não faz parte do acervo radiofonico da Janet! Irmãos Coragem foi feita exclusivamente para a tv na época para cobrir o buraco de Roque Santeiro que foi censurada e que só viria a ser exibida 10 anos depois. noticia FAIL.. mais Fail que a casa dos artistas

@tvxtv disse...

Vc está absolutamente enganado Vilson. Irmãos Coragem É Rádionovela. Foi transmitida pela Rádio Federal. Você não é obrigado a acreditar em nada que sai no blog, mas antes de falar bobagem aqui, podia pesquisar, ne?

Caroline® disse...

Acho difícil o Wagner aceitar contrato com o SBT. Ele próprio diz que não assina com a Globo porque não quer, que prefere a liberdade de fazer cinema e teatro quando quiser a ficar obrigado a fazer novela. É a pura verdade, já que ele atingiu um patamar em que não precisa de novela pra fazer sucesso e ganhar dinheiro (pra isso existe a publicidade). Ele tem "star quality".

Gabriel Borba disse...

Daniel
Não querendo criar confusão, mas acho que tu e o Vilson têm razão, embora pareçam contraditórios. E aí, ao que me parece, está a questão na qual o SBT está esbarrando.
Irmãos Coragem é uma Telenovela escrita por Janete Clair para substituir Roque Santeiro e que, depois, virou uma radionovela. Ou seja, fez o caminho inverso da maioria das obras da autora.
Posso estar enganado, mas...
Um abraço

Marlon Kraupp disse...

Santa danibey em

fazendo mt bem pro sbt \o/

Tomara que de tudo certo !

vilsonm. disse...

Então reveja suas fontes, pq elas estão furadas! E depois vc me mostra o material que diz que Irmãos Coragem foi radio novela e onde fica essa radio federal.. que ano ela fechou! Eu não sou obrigado a acreditar em nada, mas não sou obrigado a conviver com uma mentira DESLAVADA como essa.

IRMÃOS CORAGEM É DA GLOBO. E ponto. Nennuma outra emissora tem os direitos e a Globo NUNCA vai vender.

NÃO FAZ PARTE DO ACERVO DA JANET!

E já que vc é tão bom assim de fonte... deveria saber que se o sbt for mesmo produzir uma proxima novela, ela provavelmente será "A noiva das trevas".. PROVAVELMENTE... essa sim..

De nada pelas informações!

@tvxtv disse...

Tá, vc fica com as suas informações e eu fico com as minhas. Combinado?

Unknown disse...

Ao que sempre usam a wikipedia para se Basear cuidado, pois o conteúdo é administrado por terceiros, e muitos dos textos tem informações erradas.

No caso da novela Irmãos coragem, contrariando claramente as informações da wikipedia que mostra a novela como uma produção dos anos 70 e posteriormente afirma que surgiu a radio novela. Na rádio Federal

A unilever empresa que tem em seu Arquivo um anuncio que fez, na Rádio novela irmãos coragem. Afirma que a radio novela é dos anos 60 ou seja 10 anos antes da novela chegar, as telas da tv globo

A comprovação esta aqui http://www.unilever.com.br/aboutus/unilever_no_brasil/anos60/anos60_linkrelacionado6.aspx?W=320&H=286

A unilever é uma empresa seria, e acredito que tenha maior credibilidade ao afirmar algo que faz parte da sua propia historia.

Outro fator que a wikipedia deixa no ar e se a novela passou em ‘uma’ rádio federal, ou se o próprio nome da rádio era Rádio federal.

Então não desconsidero a possibilidade da trama passar no sbt, mas para isso tem sim que ter um bom elenco, um bom autor, e uma boa produção.

vilsonm. disse...

O fato da empresa UNILEVER ser séria, não quer dizer que o site esteja correto. Tanto que dentre informações que lá constam, diz-se que Janet Clair escreveu uma novela chamada O DIREITO DE NASCER, o que não é vdd. O Direito de Nascer é uma novela CUBANA, que teve trÊs versões no Brasil e nenhuma delas foi escrita pela Janet. Walter Negrão, escreveu O DIREITO DE AMAR baseado na radio novela A Noiva das trevas.

Então, o tal site da Unilever não é tão perfeito assim! Tem vários erros. E até mesmo essa vinheta de Irmãos Coragem tem um corte CLARO no meio.

A musica que toca no tal anuncio da Unillever é a mesma "musiquinha" que toca na ABERTURA DA NOVELA DOS ANOS 70 http://www.youtube.com/watch?v=mlbLsCs7UwI,

O que apenas nos leva a entender que a novela pode sim, ter sido TRANSMITIDA por alguma emissora de rádio e só isso. Agora alguma rádio ter os direitos sobre a novela ou os textos, isso não existe!

E a novela não vai ser produzida pelo Sbt, pq ela simplesmente não existe no acervo radiofónico comprado pela emissora. Simples entender isso.

Renata Dias Gomes disse...

Caríssimos, para esclarecer essa questão... Levei um susto quando vi a vinheta no site da Unilever. Mas com certeza há um erro nessa informação. Irmãos Coragem foi uma novela escrita pela minha vó Janete diretamente para a tv Globo. Com certeza não foi adaptada de uma rádio novela dela como aconteceu com Véu de Noiva que foi adaptada de Vende-se um Véu de Noiva que ela escrevera anos antes para a rádio Nacional. Irmãos Coragem foi escrita em 1970 como obra original e pertence a Rede Globo desde 1996 quando a emissora comprou em definitivo o direito sobre todas as obras que foram escritas para a empresa. Portanto infelizmente não pode ser adaptada por outra emissora.
Não sei responder sobre a vinheta da Unilever. Pensei em algumas possibilidades e estou curiosa pra saber a realidade. Penso que a novela podia ser retransmitida na rádio como é feito hoje com o Programa do Jô na rádio CBN... Ou ainda que a Unilever poderia patrocinar a novela de tv e tiraram apenas o áudio da vinheta para colocar no site. Vou pesquisar sobre.
De qualquer forma, o SBT infelizmente não pode produzir essa novela. Pertencem ao acervo do SBT outras novelas maravilhosas escritas para o rádio e para a TV TUPI. Dentre elas a já citada Noiva das Trevas que ganhou adaptação na Tv Globo como O Direito de Amar com grande sucesso. Há ainda outras em que ela mesma se inspirou pra escrever pra tv. E tudo isso pertence hoje ao SBT.

Unknown disse...

Que Bom que tenha esclarecido.
De qualquer maneira, não disse que a UNILEVER por ser uma empresa séria, não esteja passível a erros, assim como diversos na wikipedia, e quando mencionei a credibilidade da empresa foi justamente por imaginar que ao levantar a historia da empresa que muito curiosamente cruza com a das rádios novelas, ela se daria ao trabalho de fazer uma pesquisa concreta e de credibilidade afinal estão falando da propia historia. Pelo menos é o que eu faria, uma bela pesquisa antes de concretizar um acervo histórico de uma empresa.

A presença das duas versões na rede permitiam no mínimo que a duvida estivesse no ar, de qualquer forma.

E pelo visto ainda permite. Ainda existem duvidas pelo que estou vendo Só queria dizer que nunca disse que qualquer radio tem os direitos da obra, e sim que pelo que ambas as versos permitem afirmar existiu uma Rádio que executou a obra, o que se mostra também meio contraditória, pois se ela uma dia foi transmitida pelo mesmo é uma obra radiofônica. Independente de ter sido antes ou depois

E como disse anteriormente volto, a dizer um remake desta novela merece que ter um bom elenco, um bom autor, e uma boa produção.

Esclarecido, os fatos.
Uma boa tarde a todos

Unknown disse...

Alias, tendo em vista que os fatos foram esclarecidos o blog, poderia dedicar um outro post . Esclarecendo para o publico os fatos

Fica a dica

@tvxtv disse...

Sim, haverá um post de esclarecimento. Em todo caso, só para constar que as informações de Renata Dias Gomes foram super importantes, porém mantenho minhas informações e vou explicar o porquê num próximo post. Agradeço a participação de todos. :D

Gabriel Borba disse...

Daniel
Desculpe, mas teu último comentário beira a arrogância. E digo isso com todo o respeito que sempre tive contigo em meus comentários no teu blog.
Basta uma pesquisa mínima para se saber o seguinte:
1) Irmãos Coragem foi escrita em 1970 (todas as biografias de Janet Clair afirmam isso, inclusive algumas entrevistas disponíveis em sites que falam de dramaturgia) exclusivamente para a televisão.
2) A novela viria, depois, a ser adaptada para uma radionovela, que passou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em uma tentativa da emissora para revitalizar o gênero, que definhava desde os anos 50 - o site da emissora confirma isso. Estas adaptações viraram rotina na história de Irmãos Coragem (virou até gibi!);
3) Infelizmente, o site da Unilever deve estar equivocado quanto à data de exibição da tal radionovela, pois não há NENHUMA referência a tal novela antes de 1970 (há alguns títulos parecidos de radionovelas, mas apenas parecidos).
4 e último) Não podes desmerecer o comentário postado pela Renata Dias Gomes (ao menos que pense ser um fake). Ela, com certeza, tem a melhor das fontes para citar. Por favor.
De qualquer forma, o assunto merece uma pesquisa mais profunda e um post de esclarecimento.

Unknown disse...

CAROS AMIGOS
O QUE IMPORTA E QUAL EMISSORA TERA MAGNIFICA SORTE DE ADAPTAR COM MAESTRIA A NOVELA IRMAOS
CORAGEM COM OS MESMO TALENTOS: TARCISIO MEIRA,
CAUDIO CALVACANTI,CLAUDIO MARZO,GLORIA MENEZES, REGINA DUARTE,GILBERTO MURTINHO,CARLOS EDUARDO DOLABELLA,MILTON GONCALVES,E A MAE DE TODOS ELES ZILKA SALABERRY DESCULPE OS OUTROS TALENTOS








PARA FAZER OUTRA ADAPTACAO MAGNIFICA DE IRMAOS




















CORAGEN

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira