domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os Melhores Filmes da Década

Diferentemente de outras listas que o blog fez no ano de 2009, agora iremos realizar Os Melhores da Década, baseado pura e simplesmente em minha opinião, sem participação de parceiros e amigos. Quero falar de alguns produtos especificamente, por isso decidi ser o tempo oportuno para criar este post. Aos domingos irei produzir a Lista com Os Melhores da Década, como já fiz com os melhores de todos os tempos. Espero que gostem, concordem ou discordem. Comecemos pelos melhores filmes da década.

10 - Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças - 2004
Original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind


Um dos filmes mais criativos em seu roteiro. É surpreendente ver como as personagens de Jim Carrey e Kate Winslet viagem de forma verossímel pela lembrança dele. Mesmo tratando de um tema tão controverso e que ia muito além do mundo real, o filme tem um toque de drama e de realidade que surpreendem. Detalhe para mais uma atuação impecável de Kate Winslet que rouba a cena.

9 - Os Infiltrados - 2006
Original: The Departed


Alguns dizem já não ser um dos grandes trabalhos do premiado cineasta Martin Scorsece, no que eu discordo. O filme é todo cheio de tramas impressionantes, com a mesma agilidade que marcou a carreira do diretor. A criatividade em colocar os protagonistas em lados opostos - o policial infiltrado na máfia e o mafioso infiltrado na polícia - foi genial e deu o toque necessário de agressividade, mas de profundidade, também graças ao talento da dupla de protagonistas Matt Damon e Leonardo Di Caprio e, claro, a um show a parte de Jack Nicholson.

8 - O Pianista - 2002
Original: The Pianist



Um dos dramas mais lindos dos últimos anos. História densa, triste, escura, mas que mostra como a arte faz uma pessoa sobreviver aos piores tipos de sofrimento.
Pianista judeu testemunha as restrições que os nazistas impõem ao seu povo na capital polonesa, culminando com a criação do gueto de Varsóvia. Quando sua família é levada para os campos de concentração, ele consegue escapar da deportação e esquiva-se da captura escondendo-se nas ruínas do gueto, esta é a sinopse de um filme que mudou o conceito de se enxergar os judeus na 2ª Guerra.

7 - Fale com Ela - 2002
Original: Hable con Ella


Um filme que mostra uma grande coincidência. Roteiro criativo e tratado por um prisma nunca visto antes no Cinema, tornou-se idolatrado em alguns países. Uma tragédia em comum une dois homens desconhecidos até então, quando eles precisam cuidar de duas mulheres, por quem são apaixonados, ambas em coma no mesmo hospital. Essa sinopse chamou a atenção da crítica e deu ao filme o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro naquele ano (derrotando o brasileiro Cidade de Deus).

6 - Jogos Mortais - 2004
Original: Saw


Um dos filmes de suspenses mais impressionantes de todos os tempos. O cineasta e roteirista não teve nenhum pudor ao imaginar as situações bizarras neste jogo maluco de sobrevivência. O que tornou esse filme um ícone da década não foi nem as atuações ou o roteiro, mas as situações a que os personagens eram colocados. A 1ª franquia de Jogos Mortais deixou o mundo boquiaberto com a capacidade que o roteiro e - portanto - o protagonista tinha de ser cruel. A quantidade de sangue que jorrou neste filme é quase incontável.

5 - Shrek, 2001
Original: Shrek


O único filme de animação da década a entrar na lista. Shrek revolucionou a forma de se fazer animação e de se pensar em roteiros para este tipo de filme. Com personagens cativantes desde o primeiro momento, com uma história divertida e cheia de drama, ação e também amor, era impossível não se apaixonar de cara pelo filme. E além de tudo é neste filme que há um dos personagens mais divertidos da história do Cinema, o burro.

4 - Trilogia O Senhor dos Anéis - 2001, 2002, 2003
Original: Lord of the Rings


Peter Jackson mostrou ao mundo que não era impossível filmar um dos livros clássicos de literatura infanto-juvenil e tão místico como O Senhor dos Anéis. Mais do que simplesmente filmar a trilogia, o cineasta recriou o mundo incrível que já conhecíamos dos livros e levou com maestria para a TV, mostrando ser possível manter a qualidade. Com um elenco desconhecido, mas que segurou toda a carga dramática necessária, O Senhor dos Anéis foi um marco na década pelos efeitos especiais criados. Não a toa o último filme da trilogia venceu 11 estatuetas do Oscar.

3 - Sobre Meninos e Lobos - 2003
Original: Mystic River


O assassinato de uma garota faz com que um amigo de seu pai passe a investigar o caso, precisando desenterrar segredos do passado para revelar quem foi o autor do crime. Com essa história de pano de fundo, o roteiro mostra os piores sentimentos, sensações e segredos que um ser humano normal pode ter e, também, mostra o lado obscuro do homem e sua capacidade de cometer atrocidades em determinadas situações. Atuação impecável de Sean Penn e Tim Robbins.


2 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - 2001
Original: Le fabuleux destin d'Amélie Poulain


Um filme colorido. É assim que se pode definir O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em apenas uma frase. Filme rodado na França e sem grandes pretensões virou hit entre o público cult e criou uma legião de fãs desse tipo ao redor do mundo. Roteiro inteligente, humor profundo com sátiras históricas e atuação impecável, o filme é considerado por muitos como o melhor da década. Além de tudo é, talvez, a melhor fotografia de todos os tempos na história do cinema.

1 - Bastardos Inglórios - 2009
Original: Inglorious Basterds


Mais recente filme do brilhante cineasta Quentin Tarantino é disparado o melhor filme da década. Com uma história densa, violenta e com texto absolutamente profundo, cheio de diálogos contundentes e personagens com dramas reais, mas sinistros. Bastardos Inglórios mostra a densidade de um Cinema que aparentemente tem sido deixado de lado, mas que Tarantino sabe produzir com maestria como já havia feito em Tempos de Violência (Pulp Fiction). É um dos filmes com mais indicações ao Oscar 2010, no total concorre a 8 estatuetas e tenta desbancar o fenômeno de bilheteria, Avatar.

4 Quebraram tudo:

Kadu disse...

Adorei a lista, mas ví poucos filmes daí. Acho que tenho atração por filmes ruins kkk

Mas heim!
Espero até hoje um TOP 10 das melhores e piores séries internacionais :-)

Carlos disse...

Gostei da lista, só senti falta de Little Miss Sunshine!!
E como o KG disse, ainda espero pelo TOP 10 melhores e piores de séries!!!

Anônimo disse...

odeio filmes!

kBrunno disse...

Quase super digno a lista, tipo Bastardo Inglórios ruleia tudo..

Tiraria Jogos Mortais e colocaria mais uma animação: Os Incriveis.
Trilogia Homem Aranha merece também.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira