terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SBT se Fortalece em 2010


É bem verdade que estamos apenas no início do ano, mas fatos que não aconteciam desde 2007 tem surgido na briga pela audiência das TVs abertas do Brasil. O SBT aos poucos volta a se consolidar com uma grade fixa, segura e bem distribuída e, com isso, o público volta aos poucos a sintonizar a emissora de Sílvio Santos.

Para se ter uma idéia, até esta terça-feira, 19 da janeiro, o SBT - em 18 dias inteiros do ano - já havia sido vice-líder de audiência na média-dia (correspondente às 7 da manhã até meia-noite) por três vezes. Duas delas nos últimos dois domingos, o que prova a força da emissora aos domingos e a terceira vitória ocorreu num dia atípico, segunda-feira, 18.

Mais importante que as vitórias de domingo em que o SBT sempre foi muito forte, a vitória conquistada na segunda-feira desta semana é fundamental para consolidar a emissora de volta a briga pela vice-liderança que já estava perdida a muito para a Rede Record.

É evidente que a emissora da Barra Funda cometeu muitos erros em 2009 e fez com que sua impressionante subida de audiência que em alguns momentos até incomodou a poderosa Rede Globo minasse para uma queda brusca e ela voltasse a ser incomodada pelo SBT, mas a subida do canal de Sílvio Santos se deve muito aos próprios méritos de Daniela Beyrute, diretora da casa e filha de Sílvio.

Foi ela quem apostou primeiro nas séries do horário nobre quando todos diziam que seria um fiasco e deu no que deu - segundo pesquisa recente, a série Sobrenatural exibida no segundo semestre de 2009 na faixa nobre da emissora levantou a audiência em 85% em comparação com o mesmo período de 2008. Daniela também apostou nas faixas de shows e que vem dando grandes resultados, sempre deixando na vice liderança.

Mais recentemente foi uma aposta dela também não reprisar mais filmes e tentar colocar o máximo possível de filmes recentes e interessantes, nova subida de audiência. E por fim, é dela a idéia genial de colocar a excelente série Kyle XY para ser exibida nas tardes do canal e o resultado é de média de 6 e 7 pontos.

Ainda falta ao SBT se consolidar mais, manter a grade, consertar os erros - o sábado ainda é um ponto falho da emissora, principalmente após as 5 da tarde, quando a Record fica por horas com mais do que o dobro da audiência exibindo o ótimo programa O Melhor do Brasil, com Rodrigo Faro.

É possível que a nova grade que estreia em março e que vai colocar a faixa de shows as 22 horas e a novela Uma Rosa com Amor as 20h15 recupere ainda mais a audiência. Mas com a bagunça na grade da adversária, é quase certo que em dezembro deste ano iremos comentar como o SBT teve facilidade para recuperar o 2º lugar de audiência no ano.

*Este texto está disponível também no site Famosidades, o melhor site com notícias sobre o mundo dos Famosos.

1 Quebraram tudo:

Chapa Cooperação disse...

Concordo plenamente com você, a Record precisa de uma sacudida pra ver se volta a ser a Record de 2004, o que pelo andar da carruagem parece que nunca ocorrerá.
Quero também dizer que adoro seu blog, há uns 2 meses tenho passado aqui todos os dias e sempre fico ainda mais feliz quando você faz 2 posts por dia(fica a dica).

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira