sábado, 30 de janeiro de 2010

SBT destruiu o formato de Solitáros


Quando o SBT anunciou ter comprado e ir produzir um dos Realities Shows mais polêmicos da TV Mundial, Solitários, a expectativa em torno dessa produção foi muito grande, pois de fato é sucesso no mundo todo. Com uma fórmula ágil, em alguns momentos a impressão que se dá é de tortura dos participantes, o que se esperava era muito sucesso para a emissora. Não foi o que ocorreu.

Entre todos os Realities do Brasil, Solitários é o que tem menor audiência, girando em torno dos 8 pontos. Para uma super produção anunciada com pompa pela emissora que atualmente briga para retomar o segundo lugar de audiência e pelo horário de exibição, em pleno horário nobre, os números são quase fiascos.

Para quem comprou os direitos do formato isso pode soar estranho, afinal, Solitários, é sucesso no mundo inteiro, por que seria diferente justamente no Brasil em que o público é fissurado por Realities Shows? A resposta não é tão complexa como muitos podem imaginar, ao contrário, ela está clara e deveria ser vista com facilidade pelo SBT, o problema está na produção.

A direção do programa não captou a intenção do formato mundial e o que se vê na tela é um programa chato, arrastado e que não tem qualquer tipo de apelo, afastando o público que não se identifica com nenhum participante nem faz questão de acompanhar todo o histórico. Isso se deve também pela escolha dos participantes que não entendem estar num programa de TV e, por isso, precisam aproveitar a oportunidade. Todos os participantes limitam-se a ficar em cabines e dizer uma ou outra frase sem nexo e que não chama a atenção de ninguém.

Outro problema grave que colabora para que o programa não deslanche é a fragilidade das provas. Para um Reality que se propõe a quase torturar seus participantes, Solitários não empolga, pois as provas são quase todas bobocas e sem nada que tire alguma reação do público. Um programa não precisa sempre fazer o telespectador reagir de forma positiva, mas é preciso haver alguma reação, mesmo de nojo, asco, ódio e, neste programa, a única reação é a indiferença.

Mas o maior problema é mesmo a edição. O amadorismo com que é conduzida a edição de Solitários no SBT impressiona. Provavelmente a direção nunca lidou com nenhum tipo de programa semelhante e não se preparou suficientemente para encarar o trabalho. Edição arrastada, grandes saltos de acontecimentos, caracteres que tentam impressionar o público, mas que não funcionam formam o corpo fracassado do Reality. Não adianta escrever na tela que os participantes sofreram privações se as cenas não condizerem com isto. A escolha das cenas é muito infeliz, não se vê verdade no "desespero" de ninguém ali, tudo soa artificial, provavelmente por não apresentar o apelo correto junto ao telespectador.

A aquisição do SBT foi muito boa. Solitários é sucesso no mundo todo e tem tudo para deslanchar também no Brasil, mas se a emissora quiser realmente produzir um sucesso, é necessário modificar toda a estrutura do programa para uma segunda temporada, porque do jeito que está, não incomoda ninguém. Nem os participantes e muito menos a concorrência.

3 Quebraram tudo:

Kevin Retzlaff disse...

cara perfeito o teu post,tu eh muito foda meu demais mesmo,falo tudo certinho

Daivison Tavares disse...

É, eu gostaria de poder comentar tudo que se passa no SBT,mas aki em Alagoas nem SBT passa mais.Como uma emissora tão grande ñ passa em um estado como a minha Alagoas?Eu assisto alguma coisa pela tv a cabo,mas algumas vezes dá uns probleminhas q me irritam.E tbm o resto da população que ñ tem acesso a tv a cabo?
O SBT deveria passar aqui de novo.
Eu acompanho todos os dias seu blog Daniele acho de muita credibilidade.
Abraço!

Daivison Tavares disse...

Eita Desculpa pelo Daniele.Foi erro de digitação.
Abraço!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira