terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bom momento na Teledramaturgia da Globo


A globo enfrentou recentemente problemas graves num de seus principais - ao lado do telejornalismo - carros-chefes da programação, sua teledramaturgia - leia-se novelas. Como esquecer dos recentes fracassos, tanto em audiência como em qualidade, Negócio da China e Três Irmãs, no horário das seis e da sete, que anteriormente já haviam fracassado também com produções que não pareciam ter a marca da Globo como Eterna Magia e Sete Pecados (sim, eu sei que houve novelas sem grande audiência nesse meio tempo, mas que não foram propriamente fracasso de qualidade).

O horário nobre então, a situação era complicada. Após o fiasco que foi Duas Caras, não apenas em audiência, mas com gosto duvidoso, trama confuso e um final grotesco - a novela acabou no sábado, sem reprise e sem explicar a maior parte das situações - a emissora teve uma obra-prima, A Favorita. Que, mesmo não correspondendo inicialmente no Ibope, já que enfrentou o fenômeno na época, chamado Os Mutantes - que o tempo e a qualidade da novela global trataram de afundar - a novela chegou aos 40 de média final e como uma das melhores tramas. Em seguida veio Caminho das Índias, outra novela ruim, muito ruim e que teve audiência fraca.

Muitos achavam que era um caminho sem volta, que tanto em qualidade quanto em audiência a Globo estava em queda e eu era uma dessas pessoas, mas aí no horário das seis apareceu Paraíso, novela clichê, mas redondinha. A novela aos poucos ajudou na recuperação do horário e cresceu 6 pontos em relação a sua antecessora, chegando a 26 de média, número menos feio para a Globo.

Atualmente, o horário das 6 e das 7 estão ocupados pelas melhores novelas da emissora nos respectivos horários em muito, muito tempo. Caras e Bocas que já está com a trama bem desenvolvida é um achado. Mostra que Walcyr Carrasco é um grande escritor apesar de ter errado a mão em Sete Pecados. Com uma trama deliciosa, histórias curtas e sempre cheias de humor, Caras e Bocas reconquistou o público do horário, enquanto sua antecessora Três Irmãs chegava a dar 25 pontos, e raramente chegava a 30, Caras e Bocas se consolidou bem e não dá menos do que 30 (exceção feita ao sábado), tem média geral até agora de 31 e já chegou a incríveis 37 de média, o que era impensável para o horário a bem pouco tempo. Enquanto isso, Cama de Gato começou e começou bem. Já em sua primeira semana registrou média de 04 pontos a mais que Paraíso, subiu mais ainda na segunda semana e registrou recorde no início da terceira semana. Nessa última segunda-feira, com horário de verão e tudo, a novela registrou 28 pontos. Também, pudera, a novela, como eu já disse aqui, lembra muito A Favorita, é ágil, muito misteriosa, com excelente trama, uma vilã que promete ser infernal e uma história aparentemente muito bem amarrada.

O horário das 6 e da 7 estão aparentemente recuperados, tanto em audiência quanto em qualidade, afinal, Caras e Bocas é muito acima da média e Cama de Gato tem tudo para ser a melhor novela das 6 da década.

Porém, o horário nobre ainda está oscilante. Viver a Vida é tão ou mais ruim que Caminho das Índias, novela que não se cansa de utilizar diálogos infantis e desnecessários a trama, que não cansa de colocar mulheres e homens reunidos sem trabalhar e apenas bebendo (e tem gente que fala que Manoel Carlos é realista) o dia inteiro e que não se cansa de utilizar elementos clichês e previsíveis que chegam a irritar. O resultado é que a audiência da novela não pára de cair. Após começar com a melhor audiência desde Páginas da Vida, a novela segue caindo semana após semana e registra média geral de aproximadamente 36 pontos até agora.

Mas podemos ficar calmos, após Viver a Vida, estreia a nova novela de Sílvio de Abreu e, convenhamos, dá pra confiar em Sílvio de Abreu. E isso significa dizer que a teledramaturgia da Globo que sofreu nos últimos anos, caminha para tempos mais calmos.

8 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Daniel, sabe o que acho?
você gosta de alguns autores e os demais você simplesmente repugna! Não dá pra dizer que caminho das indias foi um fiasco total... repense e saia da barra do silvio de abreu e fdo j.e carneiro.

@tvxtv disse...

Oi anônimo.

Você está enganado. Caminho das Índias foi um fiasco independente do que eu ache. Foi um fiasco de audiência (ficando abaixo dos 40 de média) e foi um fiasco de crítica, basta você ter acompanhado a crítica especializada.

Sim, eu gosto de Sílvio de Abreu e aprendi a gostar de João Emanuel Carneiro, mas isso não impede que venha os criticar no futuro, da mesma forma que gostei de Laços de Família e Mulheres Apaixonadas e hoje critico Manoel Carlos por Viver a Vida.

Edson disse...

Espero sinceramente que Viver a Vida engrene, mas é fato que hoje a trama chega a irritar. Confio no Manoel Carlos, que cria ótimas histórias.
Quanto a Cama de Gato é uma ótima novela, como todos os trabalhos de João Emanuel.
Caminho das Índias, achei péssimo. Novela sem graça, sem nenhum acontecimento, protagonistas fracos. O que salvou foram algumas de suas histórias paralelas, como Norminha, Tarso e Zeca.

Anônimo disse...

vejo que voce não gosta muito de manuel carlos, mas acredito que voce exagera um pouco..penso eu que a novela viver a vida não retrata a realidade, mas sim o que ela deveria ser, as pessoas hoje em dia trabalham muito e se divertem pouco...pare pra pensar e conte quantas horas de vida(estimativa) voce tem ainda, pois bem pare de perder as horas diarias com bobagens e tente pelo menos viver a vida!

Anônimo disse...

obs...: o que disse no final do comentario anterior não foi diretamente pra voce daniel, mas sim pra todos nós que por qualquer motivo esquece de viver a vida.valeu!?

Breno Ribeiro disse...

Acho que essa é uma das melhores "safras" de novelas da TV Globo nos anos 2000, Viver a Vida é sim cansativa e contem diálogos desnescessários, mas quanto a atuação de Taís Araújo, continuo achando brilhante! Esse estilo lento é o estilo Maneco de ser, mas logo a trama desenrola e eu espero que ele consiga leva-la ao auge.

Anônimo disse...

Eu não gosto de Cama de Gato e não gosto de Caras e Bocas. São novelas que ofedema inteligência de qualquer um. Tramas bobas, personágens irreais e que se comportam de maneira inumana. Diálogos estereotipados. Tram rápida, sim. Mas boba.

Já Viver a Vida é uma das melhores novelas que eu já assisti. Não perco um capítulo. E, no dia seguinte, ainda assito no You Tube.

Unknown disse...

Eu também não vejo graça em cama de gato e na atual novela das sete tempos modernos, ja viver a vida é uma boa novela só precisa melhorar um pouco mais o texto para voltar a emplacar na audiência!!! ainda ta em tempo de melhorar ja q termina em maio!! Taís vc está arrasando!!! Melhores atrizes dessa novela: Taís Araújo, Lilia Cabral e Aline Moraes, elas estam dando um show!!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira