sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Poder do Futebol

Muito se tem falado que o terror da Globo tem sido nas quartas-feiras a noite e nos domingos a tarde, quando o futebol está no ar. Segundo algumas pessoas, são esses os horários em que a emissora mais poderosa do Brasil, sofre para se manter na liderança e acaba perdendo muito de seus telespectadores.

O que se mostra na prática é justamente o oposto. É um fato indiscutível o poder que o futebol tem no quesito audiência e acaba sendo uma grande arma para as emissoras que detém os direitos de transmissão sobre os jogos.

A Rede Globo, de fato, sofre as vezes quando escolhe partidas erradas para serem transmitidas. Normalmente quando uma equipe paulista enfrenta um time muito inferior e que o telespectador sabe que o jogo não vai ter muita emoção e que normalmente o resultado é meio óbvio, mas no geral, a Globo consegue grandes audiências com o futebol. Na quarta-feira a noite, em dia de transmissão de Campeonato Brasileiro, quando não é um jogo decisivo, a transmissão gira em torno de 30 pontos, número alto pelo horário. No domingo, a transmissão chega a aproximadamente 22 pontos, número bem mais alto que a média do Faustão, por exemplo.

E a Band? Ela obtém suas maiores audiências quando está transmitindo futebol, chegando a casa dos 7 a 8 pontos com as partidas, mesmo normalmente mostrando o mesmo jogo que a Rede Globo, o que prova que o resultado é muito positivo.

A Rede Record quando detinha os direitos de transmissão da UEFA Champions League também conseguia resultados expressivos chegando em algumas ocasiões a liderança da audiência, o que para a emissora é um grande resultado, principalmente porque os jogos eram durante o dia e em dia de semana.

Mesmo que algumas pessoas ignorem o poder de audiência do futebol, o fato é que essa é uma grande arma e que a Rede Globo tem usado com maestria para se manter distante da concorrência e frear o crescimento de alguns programas.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira