quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Como é fácil fazer novela


Vamos partir do princípio que SBT e Record já tiveram seus grandes momentos de audiência no Brasil. SBT já deu 50 pontos com Casa dos Artistas e Record 29 com A Fazena, mas quero focar hoje nas novelas. O SBT já deu trabalho para o Jornal Nacional quando exibia Maria do Bairro que chegou a ficar a 1 ponto do jornal da Globo. Na Record, Caminhos do Coração, Vidas Opostas e Escrava Isaura deram audiência além do esperado, chegando a momentos de liderança.

Mas essas emissoras não se mantém por uma série de razões os outros trabalhos não fizeram sucesso e logo o setor de dramaturgia ficou um tanto quanto esquecido. Isso não acontece na Globo, uma emissora que preza pela organização da grade, pela manutenção de sua programação e aposta muito em suas novelas - talvez por isso seja considerada o melhor celeiro de novelas do mundo - o fato é que os autores da Globo tem uma estrutura tremenda para ter a tranquilidade de apresentar seu produto ao público e ter o sucesso como garantia.

Mas durante Caminho das Índias não foi o que vimos, ao contrário, assistimo uma novela que capengou na audiência do início ao fim. É fato que os números de audiência não são os mesmos de dez anos atrás, mas vamos comparar com A Favorita, que também teve número abaixo da meta. A Favorita começou mal, ficou mal um tempo, mas depois se estabilizou acima dos 40 pontos e lá ficou até o fim, sua média geral somente não foi superior a 40 porque aos sábados o share cai muito e a emissora perdia cerca de 8 pontos.

Caminho das Índias está nas suas últimas semanas e até semana passada - um mês antes do encerramento - ainda registrava durante a semana algumas audiências abaixo de 40 pontos, o que é inaceitável para uma novela das 8 da Globo nessa fase. Ocorre que o público não via razão para assistir a novela, afinal, nunca acontecia nada.

Nesta semana todos foram surpreendidos pela audiência da novela na segunda-feira quando registrou incríveis 50 pontos de média e na terça repetiu o feito. Muitos se perguntam o que aconteceu, mas a resposta é simples. É fácil fazer novela. A partir do momento que Glória Perez parou de enrolar e deu prosseguimento aos acontecimentos e fez com que as cenas fossem ágeis, o público correu para assistir. Mesmo que a direção continue um fiasco, ao menos o destino dos personagens começou a andar e por isso a audiência procura a novela.

É provável que Caminho das Índias chegue até seu último capítulo registrando audiências a partir de agora sempre acima dos 45 pontos, pena que foi tarde demais.

1 Quebraram tudo:

Gui disse...

Tenho o hábito de avaliar as novelas pela minha vontade de revê-las. Caminho das Indias não entra nessa categoria. Sinceramente me decepcionei com a trama, enrolada demais, parada demais, india demais. Salvo alguns personagens interessantes, mas mesmo assim muito chatos, como os de Tony Ramos e Lima Duarte, desta vez Glória Peres ficou devendo, e muito. Vc tem toda razão, desse jeito, é muito fácil fazer novela.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira