segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ótimo texto não ofusca estreia arrastada de Lado a Lado

Houve bastante expectativa por trás da estreia da nova novela das 18 Horas. De Cláudia Lage e João Ximenes Braga, Lado a Lado traz de volta para o horário uma novela de época com todos os requintes e cuidado que uma produção assim exige. O objetivo é tentar recolocar o horário no caminho da audiência satisfatória, pois suas duas últimas antecessoras - A Vida da Gente e Amor Eterno Amor - fecharam abaixo da meta, tarefa que não será fácil, visto que enfrentará o Horário Eleitoral, que faz com que o horário seja antecipado, e o Horário de Verão.

Como se sabe, é impossível fazer uma análise profunda de um folhetim com os olhos voltados apenas para a estreia, de onde pode se tirar pouco. Mas o que se viu da dupla de autores estreantes como titulares, foi o tom clássico e o medo de arriscar. Em nenhum momento este primeiro capítulo ousou, ao contrário, a opção de caminhar pela clássica apresentação dos protagonistas na estreia a fim de que o telespectador se identifique com  os conflitos e as histórias de amor, esteve tão clara que até incomodou.

O que se viu com clareza foi um texto rebuscado e muito bem construído. Os autores conseguiram criar um roteiro de qualidade e, principalmente, construir diálogos muito interessantes e que chamaram a atenção pelo tom naturalista. Chamou bastante a atenção a relação conturbada entre mãe e filha. Patrícia Pilar aparenta ter abandonado completamente Flora, sua última personagem e muito marcante, ao compôr uma nova vilã. Constância já chegou tomando conta das atenções, mas com classe, uma mulher que não aceita perder o que a vida sempre lhe proporcionou. Marjorie Estiano não fez por menos e construiu uma Laura ousada e com a mesma paixão com que a atriz apresenta todas as suas personagens.

Na outra ponta, Camila Pitanga e Lázaro Ramos, ao contrário de Insensato Coração, funcionaram bem como casal. A personagem dela, Isabel, é complexa, pois entende bem as mudanças do novo século, mas pode soar falsa se não for bem construída. Enquanto isso, Lázaro terá que rebolar para conseguir compôr um personagem alegre, extrovertido, mas que não enjoe o público.

Impossível ignorar também a fotografia que impressionou. Excelente fotografia em novelas da Globo não chega a ser novidade, principalmente neste horário e em tramas de época, mas é digno de nota. Assim como o cenário também saltou aos olhos pela qualidade técnica. A direção, contudo, seguiu o texto e foi tão tradicional que acabou incomodando pelas marcações e pelo posicionamento das câmeras.

O grande ponto baixo desta estreia, contudo, foram as situações. Cenas longas e sem grande impacto fizeram com que o primeiro capítulo fosse bastante arrastado e lento em alguns momentos. Por mais que os diálogos excelentes tentassem chamar a atenção - e conseguiram - não foram suficientes para impedir o tom lento deste capítulo.

Lado a Lado estreou como a pior audiência da história do horário, apenas 18 pontos segundo os dados prévios. Com uma abertura de qualidade ímpar, a novela terá que suar muito para conseguir chamar a atenção do telespectador. E por mais qualidade que tenha demonstrado, se continuar arrastada, não deve conseguir.

1 Quebraram tudo:

@aletv2 disse...

O especialista é você rsrs, mas aqui em casa Lado a Lado deixou um rastro de quero mais. Não achamos assim tão arrastada, mas no ponto certo para uma novela de época. Achamos que o conjunto ficou bastante harmônico. Uma trama atraente de cunho histórico com uma movimentação bem apropriada para o horário. Adoramos a história do RJ e do carnaval. Talvez isso nos tenha influenciado, inclusive quanto à agilidade que pra nós houve. Abraço.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira