segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Record passa longe de de medalha de ouro Olimpíca

Pela primeira vez na História da TV brasileira, desde que se tornou a principal emissora do país, a Rede Globo foi mera espectadora de uma transmissão esportiva do maior evento do Planeta. Os Jogos Olímpicos de Londres aconteceram nas duas últimas semanas e a população brasileira acompanhou as transmissões pela Rede Record, única detentora dos direitos de exibição para a TV aberta no país.

Mais do que simplesmente analisar essa mudança histórica de mãos no poder da transmissão de um evento deste porte, a análise que se faz necessária diz respeito ao resultado desta mudança. Com todo o investimento financeiro que a emissora da Barra Funda realizou ao comprar os direitos de transmissão dos Jogos conseguiria ela provar ser capaz de manter o nível de excelência em cobertura como a população brasileira estava acostumada a ver na concorrente, uma das melhores do Planeta?

Duas semanas depois ficou evidente que não. A começar pela preparação. Os números pífios de audiência conquistados pelos Jogos Olímpicos 2012 - ficando em terceiro lugar boa parte do tempo - são apenas reflexo da incapacidade da Record em produzir no público o espírito olímpico. Divulgar o evento de forma lacônica como ocorreu durante todo o ano, frisando a exclusividade e a importância da própria emissora, sem envolver o público na aura do patriotismo provou-se um erro primário. O resultado foi a total falta de interesse do público pelo evento em si.

Independente dos números, é preciso reconhecer que houve um avanço da emissora na cobertura em si. Seus narradores e comentaristas erraram muito menos, assim como toda a equipe técnica, do que se viu na transmissão dos Jogos Pan Americanos, sinal de que o investimento na área começa a dar resultados. Com mais segurança e propriedade ao se falar, os envolvidos na transmissão conseguiram não se atrapalharem, embora também estivessem longe de passar qualquer tipo de carisma.

A cobertura da Rede Record não foi recheada de equívocos como muitos pensaram que pudessem acontecer, porém, ficou longe da excelência de que o brasileiro se acostumou. O avanço em relação a eventos anteriores precisa ser salientada, porém, é preciso lembrar também que a emissora teve nas mãos com exclusividade - provavelmente pela última vez - o maior evento esportivo do mundo e, apresentar apenas avanço não é suficiente. 

A bem da verdade é que, em comparação com a cobertura histórica realizada pela Rede Globo em outros anos ou pela própria Band e, ao comparar com a transmissão 2012 dos canais de TV Fechada, a Rede Record ficou bem longe de merecer uma medalha de ouro pelo evento. Apesar de dedicar um espaço muito maior ao evento em sua programação, faltou criatividade na cobertura e, principalmente, carisma junto ao telespectador que, certamente, não se envolveu como os Jogos Olímpicos merecem. Uma pena.

3 Quebraram tudo:

@aletv2 disse...

Esperava mais também. Acho que nunca vi tanto a Record como nessas duas semanas, mas sempre com uma sensação que poderia ser melhor. O pior foi a preocupação excessiva por ibope, o que provocou decisões equivocadas, como em pleno domingo olímpico cortar Londres pra passar o Gugu. Achei que a principal diferença da Record pra Globo fosse ser uma dedicação exclusiva com os jogos, mas, no final, nem ibope e nem elogios por uma transmissão inédita de quase tudo que aconteceu em Londres. No geral, avalio como uma cobertura normal sem quase nenhum erro técnico, mas pra isso ser dito não precisava as olimpíadas saírem da Globo. Faltou a Record esquecer a programação ordinária por duas semanas e vestir apenas a camisa das olimpíadas. Faltou ousar mais pra ser diferente e não apenas uma cópia da platinada. Agora é tarde demais, pois no Rio os brasileiros terão 3 opções e a Record não conseguiu criar uma impressão que pode brigar por ibope com Globo e Band no quesito esporte.

Pimentanewsrecord disse...

olha pra qem teve sempre as olimpiadas e nunca divulgou pra todos qe olimpiadas eram de dois em dois anos a record fez isso alem e claro de nunca ter transmitido um evento como esse , eles foram melhores do qe se esperavam pois e errando qe se aprende e com os erros dessa edição ,podem ter certeza que na proxima edição veremos uma cobertura digna de uma venus platinada qe nunca deu muito valor aos jogos olimpicos dando apenas espaços ao futebol e ao volei o resto eram apenas flashs ao vivo durante a programação era o qe se via ,pois pra globo sua programação sempre foi mais importante do qe mostrar por exemplo uma hora ou mais de ginastica ritmica ou qalqer outra modalidade menos conhecida , coisa qe a record fez com maestria mostrando tudo qe era importante de ser mostrado e aquilo qe nao era mostrado na record tinha na recordnews então aos bocudos qe so sabem meter a lingua na vida alheia da record olhem um poko pra tras e vejam qe as olimpiadas mostradas antigamente nao tinham espaço suficiente na tv aberta , e hoje temos dois canais na tv aberta qe mostra tudo a nos qe somos fãs do esperte olimpico , coisa que a globo nunca fez , oque ela fez esses anos todos que teve diretos foi nos envergonhar e nos obrigar a assinar com empresas de tv via sateltes para podermos assistir os jogos e assim ela ganhar mais dinheiro e nos os trouxas termos qe assistir so oq ela achava qe era importante hoje digo a record tem falhas? tem mas foi a unica a abrir mão de mais da metade de seu horario total para nos brindar com a melhor cobertura de todosa os tempos em comparação as outras pois nos vimos tudo ao vivo e o qe não foi ao vivo foi tbm transmitido em outros horarios para podermos ficar por dentro de tudo das olimpiadas ,parabens redcord merece cada ponto cada gloria conseguida com as olipiadas pra mim olipiadas sempre sera na record como panamericano e jogos olimpicos de inverno parabens record ...duda ----@pimentanews--------pimentapurabytiaduda.blogspot.com.br visitem

GustavoGM disse...

Jose Eduardo, fanboy da Record, a Record veio com esse papo de acabar com o monopólio da Globo mas age pior que ela. A Globo sempre dividiu as Olimpíadas com a Bandeirantes, coisa que a Record não fez pois temia que a cobertura da Band fosse melhor que a dela. Concordo que a Globo durante as olimpíadas não passa muito as competições, poderia passar mais, mas ai esbarra na sua grade engessada, por isso sempre repassa suas principais competições para a Band, pois essa tem a grade mais elástica. Mais não se preocupe em 2016 teremos 3 emissoras abertas transmitindo as olimpíadas. Se é que a Record chega viva até lá...

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira