segunda-feira, 28 de maio de 2012

Com grande potencial, SNL Brasil estreia abaixo das expectativas

Estreou na noite do último domingo, 27, pela Rede TV! um dos humorísticos mais aguardados em 2012. O Saturday Night Live Brasil comandado pelo controverso Rafinha Bastos levou de volta ao ar o comediante, após diversas polêmicas e sua saída conturbada da trupe do CQC, em meados de 2011. O episódio Piloto serviu para relembrar o público o grande talento de Rafinha, para reafirmar o potencial que a equipe tem nas mãos, mas também para frustrar.

Logo nos primeiros minutos no ar o SNL Brasil mostrou que poderia ser um dos grandes humorísticos do país. O inicio ousado parodiando a polêmica entrevista que a apresentadora Xuxa cedeu ao Fantástico no domingo anterior mostrou-se um dos grandes acertos. Sem ofender, mas com o humor ácido que uma atração assim necessitava, o quadro fez o principal, o público rir. Logo na abertura, Rafinha Bastos mostrou como é competente em apresentação ao vivo e, nos primeiros minutos, deu um show de carisma, bom humor e piadas ácidas e muito bem boladas.

O que se via nos primeiros minutos dava a impressão do maior acerto do ano, contudo, não foi o que se viu a seguir. Se na parte ao vivo o SNL Brasil acertou em todos os momentos, as esquetes ficaram muito abaixo das expectativas. Com tiradas sem graça, situações quase óbvias e momentos constrangedores, a maior parte das esquetes não conseguiu agradar nem chamar a atenção dos telespectadores. O humor ácido presente no texto do primeiro bloco foi substituído por um humor quase infantil e acabou afastando o público que esperava algo bem mais ousado.

A bem da verdade, a estreia mostrou que Rafinha Bastos e sua trupe - escolhida a dedo e que mostrou um grande potencial - são excelentes quando o assunto é stand up, mas ficaram devendo bastante nas esquetes. Não há no site qualquer referência de quem é o responsável pelo roteiro das esquetes, mas, num primeiro momento, o maior problema foi exatamente este: o roteiro raso. E isso precisa ser corrigido com urgência para se adequar ao estilo do show.

O que ficou claro também é que Rafinha Bastos não estava a vontade a frente do formato. O Saturday Night Live é um humorístico dos mais competentes na TV americana e responsável por revelar grandes nomes da comédia, como a genial Tina Fey, mas segue um modelo rígido há anos e que não parece ter se ajustado ao estilo de comédia de Rafinha. 

Com audiência abaixo de 1 pontos (0,8), certamente o show decepcionou nos números. O equívoco da emissora em programá-lo para o horário mais concorrido da TV brasileira ficou evidente logo na estreia. Parece claro que, com alguns ajustes, o Saturday Night Live Brasil pode crescer e há potencial imenso para tornar-se uma boa opção. Mas parece improvável que ele consiga grande destaque na audiência enquanto for ao ar no domingo à noite. O ideal, parece claro, é que seu dia de exibição seja, como o nome já diz, nas noites de sábado.

4 Quebraram tudo:

Khaverna 2012 disse...

cara eu ri até o ultimo minuto, mesmo com minha tv pegando mal, a parte da entrevista do dengue e da xuxa foi demais, programa de humor é assim mesmo, não agrada a todos, mas para mim ta sendo o melhor, zorra total, caceta, panico ja teve seu momento, cqc ja perdeu a graça sem rafinha esta sendo salvo por monica e rafael e os dois novos contratados, mais acho q a grande massa brasileira não esta totalmente preparada para o rafinha e o comedia mtv q pra mim são os melhores abraços

Caroline® disse...

Considerando que o ibope foi pífio, somente os críticos de tv devem ter assistido ao programa, mas por curiosidade que por gosto. Se depender da minha tv, este programa está com os dias contados. Não perco meu tempo vendo alguém que se especializou em ser inconveniente, grosseiro e falar mal dos outros. Não tem graça.

Aline Costa disse...

Primeiramente, amei o programa claro q há alguns detalhes q ainda precisam ser ajustados, mas apesar das pequenas falhas acredito q o SNL Brasil ainda venha emplacar. É fato q o q mais atrapalhou foi o dia q a RedeTV! escolheu p/ o programa, afinal é bastante concorrido. Contudo reafirmo q acredito não só no Rafael e mas tbm em todo o elenco q é de peso e tem grande qualidade. E finalizando, esse foi a artigo mais completo e bem feito q li referente ao assunto. Vcs estão de Parabéns!

Alessandro disse...

Na minha opinião o programa tem bastante potencial, claro que a recepção aqui é bem diferente da americana, o tipo de humor lá é bem menos moralista que o brasileiro, aliás essa moralidade tem atacado demais, chega até ser enjoativa. As piadas têm atingido o público de uma maneira sangrenta, ninguém mais tolera brincadeiras, logo nós que somos o povo do bom humor. Voltando ao programa, o segundo episódio com certeza superou o primeiro, tenho certeza que o grupo está sabendo receber as críticas de forma construtiva e estão se empenhando para melhorar. Infelizmente as possibilidades do programa ser transferido para o sábado pois o horário mais provável para sua transmissão, 22h emparelhando com o Zorra Total, atingiria de certa forma o programa do dono da emissora, podendo ser esse ou não o motivo de ser transmitido aos domingos.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira