terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Um bom momento em Fina Estampa

Apesar de ser uma das novelas de maior audiência nos últimos anos, Fina Estampa vem sendo massacrada pela crítica - inclusive neste espaço - devido a uma série de equívocos que o folhetim vem demonstrando, equívocos estes que já foram enumerados no blog e não há razão para voltar ao assunto.

Três problemas que já foram discutidos são: erro no roteiro que insiste em apresentar um caminho mais fácil de diálogo pobre que não incentiva o telespectador nem o desafia; sérios problemas na direção que simplesmente não mostra o caminho das pedras para o elenco e dá a impressão que ali é cada um por si e, consequentemente, problemas de atuação, pois não há homogeneidade na composição das personagens.

Porém, estes três problemas desapareceram em uma única cena. No capítulo de segunda-feira, a seqüência final, em que Teresa Cristina (Cristiane Torloni) comunica a todos os funcionários e diante de Renê (Dalton Vigh) o fechamento do Le Velmont, tudo funcionou como se estivéssemos falando de outra novela. Um dos grandes - e poucos - momentos de Fina Estampa.

O texto, claramente destoante de tudo que vinha sendo visto no folhetim, teve bom gosto, foi cheio de ironias e sem didatismo, ajudou bastante a direção saber para qual rumo ir e, com isso, os diretores puderam preparar os atores para uma boa cena. E Cristiane Torloni simplesmente deu show. A personagem nem parecia a mesma vilã boboca e cheia de trejeitos que a trama insistia em apresentar. Dois tons abaixo do que vinha apresentando, com a fala genialmente mansa e dócil, definindo sua ira, vingança e ironia apenas pelo olhar, sem fazer qualquer outro movimento brusco, a personagem conduziu toda a cena em torno de si.

Quando uma novela erra, ainda que ela dê grande audiência, é preciso que a crítica cumpra seu papel em apresentar os problemas. Mas quando a mesma trama acerta, é preciso também apontar e aplaudir estes momentos, sem perseguição ou preconceito contra o que está por vir. Ontem, Fina Estampa - ao menos nesta cena - trouxe de volta o melhor da dramaturgia e por isso merece os parabéns.

2 Quebraram tudo:

FABIO DIAS disse...

Ontem todo o capítulo foi ótimo, a frieza com que ela descobriu a traição merece aplausos também.
A vilã histérica saiu de cena!


Sua crítica digo e repito é uma das melhores!

Fábio
www.ocabidefala.com

bruno disse...

Isso é verdade eu até estranhei a reação dela.
Pensei que haveria mais um show de gritos e caras e bocas, mas me enganei.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira