sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um presente de O Astro: Dina Sfat

Brasileiro tem e sempre teve memória curta. É provável que a atual geração e, a imensa maioria da geração anterior, não conseguirá ligar o nome Dina Sfat a qualquer pessoa famosa, afinal, as referências de fama atualmente são tão diferentes e, além do que, historicamente, o país não tem por costume respeitar seus ídolos e mantê-los no imaginário popular.

O capítulo desta quinta-feira de O Astro caminhou no sentido inverso deste universo. Naquela que, provavelmente, foi a mais linda, emocionante e bem pensada cena de 2011, num diálogo simples entre Fergus (Francisco Cuoco) e Herculano (Rodrigo Lombardi) o mago, mestre de Herculano, afirmou já ter conhecido a felicidade no amor e passou a lembrar da própria história. A partir daí, vimos em flash-back uma cena de O Astro, de 1978, em que Cuoco foi Herculano e Dina Sfat foi Amanda.

Idéia extraordinária, que mostra um imenso respeito dos autores e da produção atual com o belo trabalho de Janete Clair e sua equipe na década de 1970, linda homenagem. Mas mais do que isso, foi um momento épico por colocar em cena uma das mais geniais atrizes que este país já viu. Qualquer menção a Dina Sfat certamente seria pequena e pouco diante de tudo que ela representou para a teledramaturgia até ser vencida pelo câncer e falecer no final da década de 80.

A melhor forma de prestar reverência a ela e fazer com que a geração atual soubesse um pouco de seu talento era, ao invés de citá-la em programas da casa, colocá-la no ar, justamente no remake de O Astro, novela que ajudou a consagrá-la como uma das maiores atrizes de sua geração. Um momento épico e emocionante.

Veja a cena aqui

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira