sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SBT: Patrimônio Nacional

Comemora hoje 30 anos existência a terceira maior emissora de televisão do país. O SBT, comandado desde seu nascimento pelo maior comunicador brasileiro, Sílvio Santos, está no imaginário popular desde que surgiu, como uma proposta inovadora de programação de TV, optando por seguir exatamente o caminho inverso ao traçado pela Rede Globo, líder de audiência.

Buscando a faixa D e E, a grade de programação da emissora paulista nestes 30 anos sempre foi extremamente popular e sem vergonha de ser cafona. Ao contrário, a grande marca sempre foi justamente isso, o compromisso com a breguice e, sem dúvidas, esse foi um dos principais motivos para a Rede conquistar o coração do brasileiro.

Verdade seja dita que, desde o início dos anos 2000 a emissora entrou numa grave crise, a princípio de conteúdo, mas também de identidade, o SBT perdeu a vice-liderança de audiência para a Record e, um a um, seus grandes nomes começaram a deixar a emissora por perceberem a insegurança que rondava os corredores do Anhanguera.

Hoje, ainda no terceiro lugar e tentando se reencontrar com seu público através de uma programação organizada, sem mudanças malucas ou sem sentido, nas mãos de Daniela Beyruti, filha do dono, mas mantendo o foco no apelo popular, a emissora procura se afastar de polêmicas e tenta voltar aos trilhos na briga pela audiência. Não é fácil, mas também não era fácil conseguir uma concessão, e Sílvio Santos conseguiu, ele é bom em conquistar o que não é fácil.

A Rede Globo é a líder de audiência no país e a emissora mais respeitada. A Record, tornou-se vice-líder e conquistou o direito de ser a segunda opção do telespectador brasileiro. Mas nenhuma delas ou de qualquer emissora possui o que o SBT tem de sobra: o jeito do povo brasileiro. Bem ou mal, o SBT é a cara do Brasil e essa conquista, ninguém tira dele, é um patrimônio nacional, precisa ser cuidado, é verdade, mas faz parte da história do país. Parabéns à emissora pelos seus 30 anos.

1 Quebraram tudo:

Ary disse...

Sinceramente, acho um certo exagero essa afirmação de que o SBT é a cara do Brasil. O exagero torna-se mais absurdo ainda quando fazemos essa comparação com as outras emissoras, em especial Globo e Record. Se fizermos uma análise de conteúdos veiculados por essas tres emissoras vamos verificar inevitavelmente que o SBT é a emissora que menos veicula produtos genuinamente brasileiros. Conhecido como o canal dos enlatados o SBT tá mais pra gringo do que pra brasileiro.

Acho que esse mito de que o SBT é mais brasileiro do que outras emissoras foi construído no passado quando a emissora, com foco nas classes D e E, conseguiu uma imagem mais popular, o que dá essa impressão. Talvez nesse sentido possa se dizer que a emissora seja mais brasileira que as demais( mito reforçado pelo nome: SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO); É um mito porém, e como tal não se reforça quando se compara conteúdos veiculados.

Confesso que nutro uma certa simpatia pelo SBT, pela sua biografia, por não ter no seu histórico uma mancha tão cinzenta como a REDE GLOBO, e claro, tem seus méritos.

Por Silvio Santos, um grande comunicador( porém um péssimo gerente); Por tudo que o SBT marcou minha infância; por todo o entretenimento, por toda a glória que o SBT conquistou em uma passado já longícuo, que parabenizo esse canal pelos seus 30 anos de existência. Pelos dias de hoje, porém, mais que comemoração, sugiro reflexão.

Buena sorte!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira