quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mudança da Grade da Record é estratégica

A Rede Record iniciou nesta semana uma intensa divulgação durante toda a sua programação da nova estrutura da Grade noturna a partir da próxima semana. A divulgação certamente tem por objetivo informar o telespectador os novos horários de programas, mas, acima de tudo, tenta respeitar seu público, minimamente que seja, ao dar uma satisfação sobre mudanças estruturais.

A mudança anunciada dá conta da inversão de horários entre o Jornal da Record e a novelinha teen Rebelde. Basicamente, o Jornal passa a começar às 19h40 e a novela entra no ar a partir das 20h30. Sem dar os resultados esperados pela cúpula da emissora, Rebelde sofre sua primeira grande mudança de horário, já que, sua baixa audiência e falta de repercussão vinha prejudicando toda a grade noturna que vinha em seqüência, inclusive o Jornal da Record.

Para os diretores, o público do Cidade Alerta - que também vem frustrando com pífios 8 pontos de média - é semelhante ao do Jornal da Record, por isso, aproximá-los seria estratégico para agregar audiência e não sofrer com queda de público. Além disso, a avaliação é de que o Jornal da Band e o SBT Brasil não são fortes o suficiente para ameaçarem o segundo lugar.

Para Rebelde é a chance de um novo fôlego, afinal, o novo horário é de uma concorrência diferente. Enquanto a Globo vem na melhor fase do Jornal Nacional em anos, o SBT vinha constantemente conquistando o segundo lugar com sua Linha de Shows. A mudança visa minimizar o crescimento da rival neste horário.

Por mais que mudanças de horário durante a exibição de um produto como uma telenovela seja desrespeito ao público, a Rede Record deu uma mostra de credibilidade ao se programar para isso. Inserir informes durante sua programação para que o telespectador não seja surpreendido com a mudança é sinal de interesse em tentar respeitar. O resultado prático da mudança é incerto, afinal, é difícil saber se o público alvo de Rebelde continua de possa do controle remoto no horário em que está prestes a começar a principal novela do país que, aliás, vem batendo recordes de audiência. Difícil acreditar que a novelinha teen conseguirá bom resultado, mas não é impossível.

Quem solta fogos com esta mudança é a Rede Globo, afinal, a partir da próxima segunda-feira, a 2ª, 3ª e 4ª emissoras do país colocam jornais no mesmo horário - 19h40. Isso significa dizer que apenas a Rede Globo é opção para quem não quer assistir jornalismo nesta hora, o que significa acreditar que Morde e Assopra tende a conseguir números ainda maiores de audiência. O tempo dirá.

3 Quebraram tudo:

Marlon Kraupp disse...

Uma tv de primeira jamais colocaria 3hrs e meia de "jornalismo" ( repeteco ) seguidas, JAMAIS.


Nessa mudança toda acho que a unica beneficiada será CSY que passará até 22:30 +/- ...

Maria Terezinha(TE) disse...

Engraçado, na record é estratégia. Quando é no SBT é falta de respeito. E o SBT também anuncia as mudanças. Quem não assiste não vê os anúncios e fica falando mal

Ary disse...

O problema de Rebelde passar para o JR não é por causa de baixa audiência, mas sim por questão de públicos distintos. REBELDE poderia dar 30 pontos de audiência que mesmo assim haveria essa quebra, esse choque térmico de públicos de um produto pra outro. Adolescentes não assistem telejornais, em sua maioria, e sobretudo em tempos de internet, onde predomina o público adolescente.

É dificil fazer um prognóstico dessa troca que a Record pretende promover, porque está mexendo em duas estruturas importantes, porém distintas. Ao meu ver o JR deve se dar bem recebendo do Datena. Rebelde, porém deve ser mais sacrificada e trás mais risco em potencial. Além da mudança, vai brigar em parte com uma novela consolidada e bem na fita, da Globo.

O negócio é aguardar.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira