terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Insensato Coração estreou sem o selo Gilberto Braga de qualidade

Estreou na última segunda-feira a nova novela das nove da Rede Globo, assinada por Gilberto Braga em parceria com Ricardo Linhares, Insensato Coração surgiu na tela da emissora com a tentativa de recuperar os pontos de audiência que a cada nova novela somem um pouco mais. E essa recuperação não será tarefa fácil, ao contrário.

Gilberto Braga é tarimbado, um dos autores mais renomados do casting da Globo - escreveu sucessos como Vale Tudo e Celebridade - e tem ainda em seu currículo uma parceria de sucesso com Ricardo Linhares, a novela Paraíso Tropical. Em toda novela, por mais diferente que seja, você percebe os métodos de Braga no texto e isso é inevitável, cada um tem sua própria marca.

Insensato Coração estreou justamente assim. Tal como Celebridade, a trama levou os primeiros minutos para apresentar o vilão e não a mocinha ou o mocinho. Léo, o homem que lida com contravenções e que, em menos de 15 minutos no ar, fez uma série de maldades pequenas, mas que já espantam pela frieza. O mocinho e a mocinha da trama aparecem depois, bem depois.

Gilberto Braga fez o que sempre faz, usou o primeiro capítulo para situar o telespectador e apresentar suas personagens nas mais variáveis vertentes. Mostrou os muitos núcleos que ele irá trilhar ao longo dos oito meses e já começou a fazer ligações entre as personagens, coisa que faz com maestria. Ainda assim, Insensato Coração não trouxe a assinatura de qualidade do autor.

Texto amarrado, história lenta, diálogos irreais, superficiais e até cansativos. Esse foi o tom do primeiro capítulo do folhetim que contou ainda com atuações bem irregulares de seus principais nomes. Gabriel Braga Nunes parece ainda não ter se libertado de seu último grande personagem Tony Castellamari, em Poder Paralelo. Paola Oliveira vive uma personagem que tenta mostrar força, mas que soa falsa e sem graça. Eriberto Leão foi, Eirberto Leão, ator fraco e que não tem nenhuma condição de protagonizar uma novela neste horário.

As expectativas que já não eram altas em torno desta trama ficaram ainda mais baixas após o primeiro capítulo e, espero estar errado, mas aparentemente estamos diante do pior trabalho de Gilberto Braga. Que a Glória Pires entre logo e salve isso.

6 Quebraram tudo:

Claudia Freitas disse...

UAu, sério? Eu amei o primeiro capítulo, amei o Foguinho e amei a Paola, o tempo todo ficava imaginando como seria com a Arósio e acho q seria péssimo. Dpebora Secco de periguete ex BBB tá ótima o melhor amigo gay tb, a rasteira q ela deu na Sarahyba. Amei a cena meio Lost do avião, amei q ele matou o Tuca logo no primeiro capitulo, sendo q nas chamadas dava a impressão q esse vilão ia durar. Fazia tempo q eu nao me animava em novela das nove.

João disse...

eu tbm gostei muito da novela pelo menos desse primeiro capitulo... bem divertida e romantica muito legal :)

Lucas Mansur disse...

Só não consigo engolir uma mulher, depois de quase morrer junto com um avião lotado, ter tempo de beijar um piloto desconhecido. IRREAL.

cristian-monteiro disse...

O texto do Gilberto esteve ótimo, os diálogos foram bons, o elenco esteve bem, apesar das escalações equivocadas (Lazaro Ramos, por exemplo, ótimo, mas não encontrou o tom do personagem), a direção foi boa (menos na parte do avião, tudo muito calmo, para um avião que estava caindo)...

Unknown disse...

Ai meu caro me desculpe o seu olhar de vista, não que mulher entendas melhor de novela, mas acredito que tu esteja errado em relação a insensato ♥ domingo eu falei para mim mesma " Nossa esta novela parece ser chata demais nem vou perder meu tempo com ela, mas não resistir e disse "é vou assistir só um pedacinho para ve do que se trata né, nao custa nada" ai amigo quando fui ver a novela ja havia terminado. como voce viu nos depoimentos acima a novela a principio nos parece,páreo para o horario nobre.
grande beijo

Victor disse...

Achei o primeiro capítulo cheio de equívocos e situações irreais... Posso citar toda a cena do avião, e o Lázaro Ramos como pegador? Que é que é isso?

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira