quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Cura - 1x08

"A você eu não curo. Nunca" - Dimas     "A ti eu não curo" - Ezequiel

Após uma semana sem exibição, A Cura voltou e voltou com tudo. Num oitavo episódio que certamente deve entrar para a história da TV brasileira como um dos mais espetaculares episódios já exibidos entre toda e qualquer série, a produção fez questão de dar inúmeras respostas, desmontar tudo que já estava montado na cabeça do telespectador e surpreender com uma quase-revelação bombástica e que muda completamente os rumos da trajetória dos protagonistas.

Dimas (Selton Melo) viu seu inferno astral começar de vez ao receber de sua mãe Margarida (Nívea Maria) a informação que já não era tão surpreendente assim. Ele é filho de Oto (Juca de Oliveira) fruto da relação extra-conjugal de Margarida. Margarida ficou possessa ao saber que Oto está vivo e até tentar matá-lo ela o fez, mas acabou se acidentando indo escada abaixo.

No hospital, Dimas descobriu que Wesley foi assassinado e sabia que Oto estava vivo e, por conta disso, decidiu voltar até a casa onde seu pai se escondia e, para sua surpresa, viu os capangas que o agrediram o escoltando para um carro. Seguindo o carro, Dimas vê Oto entrando na casa de Gilda, ligando tudo, Dimas a pressiona e descobre que quem matou Cristiano foi Oto. 

Em seguida, na melhor cena dos últimos anos e com a melhor performance masculina da década, feita por Selton Melo, Dimas joga na cara de Oto tudo que descobriu sobre ele e, a partir daí, descobre que a aproximação do pai é inteiramente por interesse, pois ele está muito doente, com chagas por todo corpo. Já conseguiram entender? Pois é, Oto - que cogitamos ter sido reencarnado em Dimas e já ter sido a reencarnação de Ezequiel - na verdade é a reencarnação de José Silvério (Carmo Della Vecchia) e aí faz sentido Carlindo (Jackson Antunes) ter afirmado que José Silvério é o assassino de Edelweiss (Inês Peixoto).

Ainda não sabemos como, mas de alguma forma José Silvério - que no episódio foi preso e comprou a liberdade subornando guardas e, mesmo muito doente, voltou a perseguir Ezequiel - e o próprio Ezequiel têm uma ligação profunda que atravessou os séculos e, José Silvério, agora como Oto, insiste em obrigar Ezequiel, no momento no corpo de Dimas, a curá-lo. 

A premissa de toda a série - que aliás, parece mudar a cada episódio - se baseia na frase que já citamos acima. Dimas e Ezequiel repetiram a mesma frase e mostraram a total falta de disposição em curar o vilão da história. Enquanto isso, A Cura vai ao último episódio na próxima terça, guardando algumas surpresas - como por exemplo o desenrolar da morte de Graciema (Ana Rosa), assassinada por Oto pouco depois de ser curada por Dimas, e mantendo a atenção do público, além de tentar manter o nível da temporada que, se assim ficar, a coroará a maior série brasileira de todos os tempos.

4 Quebraram tudo:

Caroline® disse...

Acertei em cheio meus palpites. Dimas é Ezequiel e Oto é Silvério. A cena da cura da mãe de Rosângela foi incrível, Selton e Andréa arrasaram. Mas achei a dele com o Oto meio exagerada. E agora? O que será de Dimas, Rosângela e Camilo??? Oto vai matar todo mundo???? Daqui até terça eu tenho um treco.

Victor disse...

Esse último episódio foi pra lá de excepcional, o melhor de todos, até agora. Me surpreendeu a cada instante, me fez delirar, como na época da favorita.

Ildes disse...

o penultimo episódio foi pura adrenalina,Selton Mello e o Carmo deram um show de interpretação ,alias todos os atores estão maravilhosos espero que o final traga um desenrolar digno para todos nós que assistimos a todos os capitulos ,com certeza vai deixar saudades

Marlon Kraupp disse...

Assisti quarta esse episódio, e que episódio fodástico !

Caramba, por essas e outras João emanuel carneiro, desde "Da cor do pecado" passou a ser meu autor favorito.

É uma pena, uma excelente produção destas não ser bem vista... Mais é assim mesmo, a maioria do povo brasileiro gosta é de tranqueira mesmo.

Acho que sem a fazenda, e nesse horário normal, marcaria pelo menos 17.. o que ja seria bem aceitavel, embora eu ache que mereça mais de 20 :)

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira