quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Cura - 1 X 05

*Este texto contém spoilers sobre o 5º episódio. Se você não viu e não quer saber o que acontece, fuja do texto.

"Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia". A frase imortalizada por William Sheakespeare na peça Hamlet serve como base para o extraordinário 5º episódio de A Cura e mostra que, quando uma obra tem como mente o improvável João Emanuel Carneiro, nada é o que parece e não há como se prever qualquer seqüência de acontecimentos.

O episódio exibido na última terça-feira, além de fazer com que a história avançasse bastante em relação a respostas sobre a seqüência de acontecimentos anteriores a chegada de Dimas (Selton Melo) em Diamantina. Tudo que girava em torno do curandeiro Otto (Juca de Oliveira) e Edelweiss (Inês Peixoto) era muito sombrio e sem respostas até a metade da série e foi neste episódio que as respostas começaram a chegar ao telespectador.

Tão surpreendente para Dimas saber que sua mãe, Margarida (Nívea Maria) teve envolvimento amoroso com Otto também foi para o público, afinal, a personagem não é apenas dona de uma loja que vende imagens de Santos católicos, mas é uma devota fervorosa da fé cristã. A cena em que o filho surpreende a mãe com fotos comprometedoras e que ela revela ter tido um caso com o curandeiro é densa, cheia de tensão e com alto nível de atuação da dupla.

Mais do que respostas sobre o mistério em torno de Otto, o episódio 5 de A Cura serviu também para mostrar que há um elo forte, invisível, mas inquebrável entre Dimas e seu primeiro amor, Rosângela (Andréia Horta) e o companheirismo, fidelidade e cumplicidade dos dois, aparentemente, é a única coisa moral, ética e respeitada em toda a história cujos personagens parecem não temer esconder seus segredos e muito menos jogar toda a sujeira de suas vidas para debaixo do tapete.

O grupo de pessoas que até então parecia irrepreensível, foi mostrado como perverso. Por que afinal Turíbio (Ary Fontoura), Antônio (Ferrúcio Verdolin) e suas esposas ocultam tanto a história por trás do curandeiro assassinado antes dos filhos nascerem? A confissão de Antônio a seu filho Luiz Camilo (Caco Ciocler) de ter mandado matar Otto não causou mais estranheza ao telespectador, pois tudo caminhava para isso. Mas e o motivo? Qual o motivo?

No desencontro de eras, o episódio mostrou o grau de crueldade Silvério (Carmo Della Vecchia) que, no desespero para receber a cura do menino Ezequiel, foi capaz de comprar o pobre garoto, vendido covardemente pelo próprio pai. Além disso, seria realmente Silvério capaz de ultrapassar os limites do tempo e surgir no presente para assassinar Edelweiss como acusou Carlindo (Jackson Antunes)? Como explicar isso?

Num dos momentos mais emocionantes, cheios de meandros e respostas sem palavras, A Cura, mostrou novo momento de curandeirismo de Dimas. Convencido por Rosângela, o médico aceita operar espiritualmente Carlindo e o momento da "cirurgia" foi tenso, profundo e cheio de expectativas. Novamente destaque para a atuação de Selton Melo.

Quando tudo parecia realmente caminhar para que Dimas de fato fosse a reencarnação de Otto que, aparentemente já era a reencarnação de Ezequiel, como Ciro (Rogério Marciclo) afirmou para a filha: "Aceite de uma vez que você gerou um curandeiro", o público é surpreendido com uma revelação bombástica e que muda completamente os rumos da série. O episódio termina com Ciro enigmático, entrando numa casa, aparentemente vazia e abandonada e encontrando-se nada mais nada menos com Otto, vivo e feliz em rever o amigo. Se Otto está vivo, por que todos mentem? João Emanuel Carneiro e seu brilhantismo deixaram o telespectador abismado diante da tela da TV e sem saber mais nada sobre a série e, com mais perguntas, do que a primeira temporada de Lost, fora capaz de produzir.

Este episódio de A Cura veio para mostrar que João Emanuel Carneiro é, de fato, o melhor autor de sua geração, e o melhor dramaturgo brasileiro da atualidade. Após conseguir inovar nas telenovelas com A Favorita, ele consegue, ao menos até o momento, produzir uma série de roteiro impecável e que está anos-luz a frente de qualquer produção brasileira. Esperemos que as respostas sejam tão surpreendentes quanto as  perguntas que a série produz.

Em tempo: O 5º episódio de A Cura registrou média de 16 pontos com picos de 18, segundo a prévia.

2 Quebraram tudo:

Caroline® disse...

"Esperemos que as respostas sejam tão surpreendentes quanto as perguntas que a série produz."

Foi exatamente o que pensei quando o episódio acabou ontem. Porque, até agora, João Emanuel vem dando uma senhora aula de como fazer suspense e mistério em TV. Eu fico simplesmente grudada na tela, aflita pra saber o que vem. E estou passada com a atuação do elenco. Selton Mello é um craque, a cena em que ele "incorpora" o curandeiro foi incrível, parecia mesmo um transe. E Andréa Horta é uma graça, dá vontade de ser amiga dela. Estou em cólicas pra saber como a estória vai se desenrolar. Quem serão (se é que são) Ezequiel e Silvério hoje????

Victor disse...

Resolveu pôr em prática a minha dica do spoiler, não foi? rs... É realmente muito útil.
A Cura realmente tá sensacional, incomparável, sublime. Só não vamos nos esquecer que o Carneiro não escreve sozinho, a minissérie é também escrita pelo Marcus Berstein, que é autor e não só colaborador.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira