quarta-feira, 7 de julho de 2010

O tititi por trás de Tititi

Nos últimos dez anos, assistimos a uma onda de remakes de sucessos da teledramaturgia na TV aberta. Para muitos, esta é uma prática louvável por dar aos jovens telespectadores a oportunidade de conhecer histórias mais “antigas” sem se dar ao trabalho de procurar seus originais – a maioria bem à mão nos canais do Youtube e foruns da vida. Outro grupo é de opinião totalmente contrária, alegando que o excesso de produções baseadas em obras já exibidas é parte de um ciclo que leva à TV a um estado de estagnação que não é muito saudável: faz se uma novela, ela faz sucesso, faz-se uma nova versão aproximadamente vinte anos depois. E assim sucessivamente...

Mas não estamos aqui para falar de vantagens ou desvantagens de remakes, e sim da próxima novela das 19:00 da Rede Globo: TiTiTi, escrita por Maria Adelaide Amaral, sob direção geral de Jorge Fernando.

Quem viveu os anos 80 e viu a novela homônima de autoria de Cassiano Gabus Mendes; ou mesmo quem não viu sua primeira exibição mas pôde ve-la em outras instâncias, já ficou de anteninhas ligadas: lá vem outro remake... E junto com esse pensamento, vieram alguns narizinhos torcidos também; afinal de contas o tal do remake divide opiniões, como já foi muito falado aqui e em outros espaços. Mas junto com a primeira notícia sobre a novela então em fase de pré-produção, veio o esclarecimento: a TiTiTi que o telespectador brasileiro verá em 2010 é baseada na TiTiTi de 1985 com Plumas e Paetês, também de Gabus Mendes e exibida em 1980/81. Ou seja, a autora do folhetim, que trabalhou ao lado de Cassiano Gabus Mendes em outras oportunidades, pegou as duas novelas e as costurou, as fundiu, prevalecendo o título da primeira, com direito até a criação de alguns personagens novos.

Devo confessar que a princípio, as chamadas não me animaram muito. Apesar de confiar no trabalho de Maria Adelaide Amaral – lembrando que ela já fez o remake de Anjo Mau e diversas minisséries de indiscutível sucesso – algo estava faltando para que eu tivesse vontade de assistir à novela que tem estreia marcada para o próximo dia 19. Até que veio o clipe de lançamento e mostrou o que eu – e boa parte dos espectadores meio céticos – esperava ver: tomando como pilares a rivalidade entre os estilistas Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Ariclenes Martins (Murilo Benício) e a história da jovem Marcela (Ísis Valverde) o que muito provavelmente teremos na telinha nos próximos meses uma trama recheada de humor e romance, só para citar dois dos ingredientes básicos que seguram o espectador na frente da televisão. E por falar em humor, quem não riu ao ver no clipe de abertura a cena de Jacqueline (Cláudia Raia) dançando ao som de Ilariê  e dizendo “essa é a música da minha vida!”? Esta foi uma das cenas dentre as exibidas sobre as quais mais ouvi comentários. Certamente o estilo de Gabus Mendes será mantido, assim como aconteceu quando houve o remake de Anjo Mau. Mas não podemos dizer que é a mesma novela que foi exibida.

TiTiTi finalmente aguçou minha curiosidade para valer; e com certeza valerá a pena conferir se a boa impressão da prévia se confirmará. Mas é quase certo que teremos um ótimo produto no ar nos próximos meses.

Por Evana Ribeiro, colaboradora do TVxTV

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira