terça-feira, 9 de março de 2010

Hebe, Danilo Gentili e a Hipocrisia no Brasil

Ontem um furacão passou pelo Twitter e pela internet brasileira. Logo no início do programa Hebe - que marcou a volta da apresentadora ao SBT após sua parada para férias e tratamento do Câncer - o humorista Danilo Gentili fez uma piada em seu Twitter. Uma frase mais ou menos assim: "Assistam: Agora no SBT O Retorno da Múmia".

Essa piada foi suficiente para que uma onda de críticas ao humorista partissem de todos os lados obrigando-o a apagar seu twitt para evitar maiores problemas. As pessoas acusaram Danilo de tudo que se possa imaginar, inclusive com ofensas a sua pessoa, caráter e personalidade, tudo "em prol de defender a rainha da TV brasileira" que para essas pessoas havia sido desrespeitada.

Essas são as mesmas pessoas que seguem ou seguiam Danilo Gentili no Twitter e muitas, inclusive, retuítam várias vezes as piadas parecidas que o humorista costuma colocar no microblog. Piadas piores já foram feitas com outras celebridades, inclusive na época do erro gramatical de Sasha, filha de Xuxa, boa parte dessas pessoas riram das piadinhas dos humoristas no Twitter.

A justificativa dos corneteiros de plantão foi que Hebe enfrenta uma doença e merece respeito. Isso mostra o tamanho da hipocrisia e atraso que o Brasil vive, afinal, ainda se ofendem com qualquer brincadeira, e pior, acham que ofendendo de volta estarão dentro de suas razões como se vivêssemos na terra de ninguém. Eu afirmei no meu Twitter e fui criticado, mas reafirmo que a piada foi bem feita e eu a vi como uma homenagem a Hebe, dentro do padrão dos humoristas do CQC.

Duas verdades precisam ser ditas também. A primeira é que Danilo Gentili e afins são ótimo para fazer piadas... com os outros porque quando fazem com eles, normalmente o que se vê são eles reclamando e apelando, o que mostra que os próprios vivem a hipocrisia reinante do Brasil. Outro ponto e que foi abordado também no Twitter pelo ótimo jornalista Alê Rocha é que chegamos num ponto em que tudo que se fala é preciso de autorização ou se inicia uma campanha #ForaFulano. Ele tem razão. Ontem tentaram até Campanha pedindo Danilo Gentili fora do humorístico da BAND, um grau de paranóia sem tamanho.

No Brasil tudo é muito simples. Quando a piada é com alguém que não conhecemos e não temos carinho pode-se fazer e vamos rir juntos. Mas o mesmo estilo de piada, com alguém próximo, se torna ofensivo. Pimenta no dos outros é refresco, ne?


10 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Daniel
Esta história da piada sobre a Hebe só é mais uma demonstração do processo de "engessamento" a que a sociedade brasileira está sendo paciente.
Lembro de uma vez em que o Faustão teve que pedir desculpas por ter feito uma piada sobre um gordo (não lembro se de uma videocassetada...), e ele disse que, se fosse pensar em todo mundo que eventualmente fosse se ofender com piadas do gênero simplesmente não a faria, e inclusive citou o humor de algum país nórdico que não lembro, onde piadas com características físicas eram proibidas.
Particularmente, posso dizer que sou baixinho e que, desde criança, ria junto quando faziam piada com isso.
Esta "patrulha da moralidade" aparece de vez em quando, como quando caíram matando porque a Sasha e o Huck escreveram errado no twitter.

Michelle Rocha disse...

O problema foi a HORA q ele escolheu pra fazer a piada. Alem do q, eu odeio o Danilo. Tem mais é que ser esculachado por qq coisa q saia daquela boca imunda.

Unknown disse...

to cagando pro danilo, pra hebe..... amanha eles te ludibriam rindo da brincadeira em rede nacional e todo mundo vai ama-los eternamente... ou seja somos robotizados pela midia numa anmenesia sem fim! e a pretagil?
@declinio

Marlon Kraupp disse...

Eu achei muito engraçada a piada
Não vi nada de maldoso nela.. mas é como a Mitcha disse, o problema foi a hora que ele escolheu pra fazer a piada !

ed primo disse...

Vamos combinar, eu não conheço uma ferramenta tão desnecessária e idiota como o Twitter, eu acho o Twitter uma ferramenta fácil pra quem não sabe escrever!!!! Eu sou do tempo do blog, que pra muita gente já está extinto, mas pra mim não!!!!

Eurochannel na ClaroTV disse...

Hebe é Hebe, ela é rainha, intocável, e merece respeito sim! Quem nunca teve um parente com câncer não faz ideia do quanto essa doença maltrata e faz sofrer...por isso ele ninguém tem direito nenhum de fazer piadinha com qualquer pessoa que tenha passado ou esteja passando por este momento tão triste...ainda mais com a Hebe, que é querida por todo o Brasil. Quem tem que crescer são vocês seus alienados!

Caroline® disse...

Como disse a Rosana Herman, o contexto faz toda diferença nesse caso. Se Hebe estivesse totalmente saudável e tudo estivesse normal, talvez a piada não fosse tão infeliz. Mas sou da opinião que nunca se deve tentar fazer graça com coisas extremamente sérias, como doenças graves. Hebe estava visivelmente mais magra, abatida, e tentando voltar ao trabalho, sendo apoiada por um monte de gente que gosta dela. Foi inoportuno e desagradável. Perdeu uma excelente chance de ficar quieto, e ainda arrebanhou a raiva gratuita de uma multidão. Ele acaso gostaria que chamassem, por exemplo, alguém da família dele que estivesse gravemente doente e em tratamento de múmia?

@tvxtv disse...

Caroline.

Desculpa, mas não foi a primeira vez que a Hebe foi chamada assim, é óbvio e evidente que ele não se referiu a ela como "múmia" em virtude da doença, mas pela idade, como já o fez outras vezes. Insisto que não vi problema, ao contrário, vi exagero por parte de algumas pessoas.

Unknown disse...

Mau caráter esse sujeito, assim como o Neymar e mais alguns por aí. O canalha, mulher de malandro que gosta de apanhar é um racista nojento que usa sua pretensa "inteligência" para avacalhar quem quer que seja. merece uns bons processos para perder tudo o que ganhou com essa bandalheira.

ronaldo disse...

Tem que ter estomago forte para assitir a programação com esse tal de "Danilo Gentili" ...... dizem ter grande audiencia, veja bem o nivel cultural do brasileiro.......kkkkkkk algo 0 abaixo de 0

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira