quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Novelas, Novelas e Novelas

Essa semana tem sido cheia para as telenovelas brasileiras e isso me faz ter uma vontade louca de comentar cada acontecimento, como não faz sentido eu criar um post pra cada cena que eu queira elogiar ou criticar, achei interessante juntar tudo que considerei importante e fazer num único post, vamos então aos tópicos:



1 - É impressionante como Cama de Gato nos surpreende em tudo. A atuação do elenco continua como uma grata surpresa, Marcos Palmeira e Camila Pitanga muito bem em seus papéis de protagonista, mas temos uma Paola Oliveira inspiradíssima como a vilã Verônica, creio eu que é o melhor trabalho da moça. Além disso, nessa semana a novela voltou a ter um ritmo alucinado, perder um capítulo já é impensável, mas quem perde um único trecho do capítulo já perde fatos importantes, eu realmente não sei como as autoras conseguem escrever uma novela das seis nesse ritmo maluco e sem barriga, parabéns a dupla de autoras. No capítulo de terça-fera, 15, Cama de Gato teve uma novidade que eu me esforcei, mas não lembro de já ter visto isso antes em outra novela, o capítulo terminou com dois ganchos, sim DOIS. Alcino vendo Verônica e Roberto aos beijos e Rose recebendo a visita da esposa do piloto que sequestrou Gustavo no começo da novela. Incrível e isso torna o capítulo de hoje imperdível. Aliás, parece que a novela vai sofrer uma reviravolta maluca nas semanas do Natal e Ano Novo, ansiedade é pouco para o que eu estou sentindo.

2 - Caras e Bocas está cada vez mais impagável. Walcyr Carrasco está inspirado como nunca nessa novela que faz o telespectador rir do começo ao fim de cada capítulo. Destaque para as atuações de Isabelle Drumond, sempre muito bem como Bianca, a melhor personagem cômica de 2009,
e também para todo o elenco que continua muito bem, inclusive o macaco Chico, sempre com cenas hilárias. O destaque da semana foi o retorno da "amada" Simone. Todos sentiam falta da personagem e de seu bordão divertido, ela voltou e já chegou dando show, nos fazendo rir com o nome de seu filho (Picasso). Espero que Walcyr mantenha o ritmo divertido até o fim da novela, agora em janeiro.

3 - Viver a Vida, ah Viver a Vida. Decididamente não dá pra assistir essa novela levando a sério. Os fãs do Maneco se gabam por gostar do autor com os "melhores diálogos do Brasil" e são obrigados a ver cenas com discussões que beiram o ridículo. O mau humor da Luciana já encheu, as frases de efeito do Marcos são irreais, as bobagens da Betina são imbecis, tudo naquela novela é muito chato. Exceção feita a excelente atuação de Bárbara Paz que acertou o tom como Renata e continua sendo disparada a melhor personagem da novela. Mas que venha Passione, e venha logo.

4 - Bela a Feia definitivamente foi um erro. A produção é tão bem feitinha que dá até pena de ver a novela neste buraco. Muito se deve a história que é absolutamente repitida até para o Brasil, ninguém aguenta mais ver a história da moça feia que vai passar por uma transformação e que se apaixona pelo galã.

E tem mais, o elenco não ajuda, tudo bem que existem grandes nomes que até estão bem, como Jonas Bloch, mas como um todo, os atores e atrizes não funcionam, são falsos demais e acabam deixando a novela cheio de diálogos mecânicos e superficiais. Pena.

5 - Poder Paralelo dá mostras de não ser apenas a melhor novela produzida pela nova fase da Record, mas caminha para ser uma das melhores novelas já exibidas no Brasil e - cá entre nós - isso é alguma coisa. O roteiro da novela beira a perfeição e a direção continua inspiradíssima nos surpreendendo sempre. A atuação do elenco segue irrepreensível, com alguns atores e atrizes da nova geração nos surpreendendo positivamente. Mas Poder Paralelo é de uma pessoa só, a melhor atriz de 2009 e um dos melhores trabalhos feitos nos últimos anos pertence a Paloma Duarte. A dubiedade de Fernanda Lyra se deve ao texto de Lauro Cézar, mas a realidade da personagem é totalmente responsabilidade de Paloma que sabe dar o tom correto a cada cena, a cada fala com uma entonação correta, expressão corporal, expressão de rosto, tudo em conjunto e muito bem feito. Paloma é a melhor atriz de 2009 e eu não me canso de repetir isso. E Poder Paralelo é a melhor novela.

6 - Vende-se um Véu de Noiva está acabando, né? Graças a Deus. Esperamos que o SBT comece a levar a sério de verdade seu trabalho de teledramaturgia porque essa novela foi mais uma das muitas piadas da emissora nos últimos anos. O roteiro é vergonhoso, cheio de frases e situações irreais e personagens bisonhos que não acrescentam nada e nada tem a dizer. As atuações seguem abaixo da crítica e a maioria do elenco é realmente muito fraca. A direção ainda é o pior da novela, tomadas mal feitas, tentativas de inovação que são fracassadas, fazem da fotografia e da arte final de cada cena uma sessão de horror. Esperemos que Uma Rosa com Amor não tenha isso.

10 Quebraram tudo:

Anônimo disse...

Daniel, gosto da maneira que você escreve sobre as novelas, mas não vi nenhum comentário sobre TEMPOS MODERNOS a próxima das 19h00min. Tem um elenco perfeito, uma imagem e fotografia maravilhosa, muito bem produzida, com um roteiro engraçado, delicado que alcança o sentimento das pessoas, o que você tem a nos dizer sobre tempos modernos? Já tem vários vídeos na internet mostrando algumas cenas da novela. Espero algo, afinal gosto de ler suas criticas relacionadas a novelas.

Abraços.
Emerson Avelar
Santa Cruz das Palmeiras – SP

@tvxtv disse...

Emerson, eu já acho prematuro falar de uma novela logo em seu começo, quanto mais me basear em cenas postadas na internet. A novela me parece inovadora e deve estar em dois extremos, ou vai ser um sucesso imediato como Que Rei sou Eu, ou um grande fracasso como Bang Bang. É esperar pra ver :D

Kadu disse...

O produto NOVELA não me atrai faz tempo. Reconheço que há boas novelas no ar atuamente, mas não me interesso por nenhuma delas.
Prefiro séries! São mais ágeis, geralmente tem histórias mais interessantes e não me enrolam por tanto tempo consecutivo rs

---

Ah, em "Bela, a feia", troque "repitidas" por "repetidas" :)

Anônimo disse...

RESUMINDO:A PALOMA DUARTE TÁ MUITO FODA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

TEM CENA DE PODER PARALELO QUE A PALOMA NÃO FALA ABSOLUTAMENTE NADA E,COMO SEMPRE,DÁ SHOW.COMO PODE????????

Anônimo disse...

ENQUANTO A BÁRBARA PAZ É A MELHOR ATRIZ DAQUELA NOVELINHA,A PALOMA DUARTE É A MELHOR ATRIZ DE 2009,SIMPLESMENTE PORQUE É OUTRO NÍVEL,COMPLETAMENTE DIFERENTE.VAI APRENDER BÁRBARA MERDA PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Sem comentários a cerca de Paloma Duarte, já deixei bem claro que não a considero a melhor atriz de 2009 pelo fato de achar sua interpretação NORMAL.
A interpretação de Bárbara Paz me chama muito a atenção, Ela tem uma presença forte que na minha opinião é algo necessário a um ator e está tocando bem o seu papel, nesse ponto eu concordo com o Daniel. Concordo também em relação a viver a vida, no princípio acheio que o Daniel se precipitou em falar mal da novela nos seus primeiros capítulos, mas agora concordo com ele em relação às falhas citadas.
Acompanhei poucos capítulos de vende-se um véu de noiva, não me agradei de algumas interpretações, mas a novela conseguia ,às vezes, ser melhor que as péssimas novelas da record, que definitivamente não me agradam, como poder paralelo.
Cama de gato e caras e bocas são ótimas, sem dúvida.
E bela, a feia... melldell's... péssima!

Anônimo disse...

RODRIGO FENTY:A INTERPRETAÇÃO DA PALOMA TÁ FODA E VOCE DEIXA DE SER INVEJOSO.VOCE QUERIA QUE A BÁRBARA MERDA PAZ FOSSE A MELHOR ATRIZ DE 2009?ME POUPE.PALOMA DUARTE NA CABEÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

kkkk tha bom parei. kk'

Anônimo disse...

Novela da record...afffff..
Concordo com vc rodrigo,Paloma Duarte é uma boa atriz sim..mais infelizmente novelas da record..nao dá!
Bárbara Paz está perfeita na novela.
Vou confessar q nao me agradava das atuações dela...mais como renata...ela se superou e surpreendeu!!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira