terça-feira, 10 de novembro de 2009

Poder Paralelo: Existe vida fora da Globo




Que "Poder Paralelo" é a melhor novela desde que a Record retomou seus trabalhos de teledramaturgia, com a pífia "Metamorphoses", isso ninguém tem dúvida. Desde que estreou a novela de Lauro César Muniz dá provas de que contém todos os elementos necessários para ser um grande trabalho.

E a cada capítulo que vai ao ar a novela mostra ser muito bem amarrada, com uma trama muito consistente em que o autor tem cada núcleo nas mãos e pode levar para onde quiser porque sabe como conduzir suas histórias.

A trama é baseada em "Vendetta", livro de sucesso de Lauro César, mas certamente com menos acontecimentos, já que a novela exige muito mais elementos dramáticos e o autor até o momento soube criar esses elementos como ninguém.

Está certo que "Poder Paralelo" nem de longe lembra uma novela tradicional, afinal não tem a mocinha tradicional, o mocinho tradicional e muito menos o vilão tradicional. Ali todos são mocinhos e vilões, tudo tem dois lados. O que torna a trama muito mais interessante. A falta de romantismo e a substituição disso por suspense e ação, diferentemente do que tentou fazer "Vidas Opostas", da mesma Record, em nada diminui a qualidade da trama. Pois ali os tiros, as perseguições e as mortes não são por acaso, não estão ali como muleta para obter audiência fácil, tudo isso faz parte do âmago da história.

Lauro César desafiou a todos e mostrou que é possível sim contar uma história de máfia no Brasil, tema batido e já contado sob todos os ângulos no mundo afora após o sucesso do filme "O Poderoso Chefão". Aliás, "Poder Paralelo" carrega elementos de alguns trabalhos sobre mafiosos, mas é uma novela, com elementos dramáticos que a afastam completamente de trabalhos anteriores sobre máfia.

Na última semana a novela melhorou ainda mais. Desde que o autor decidiu criar um assassino misterioso a trama ganhou em emoção. As seqüências das últimas aparições da Mama Freda e a descoberta de sua morte pela família Castelamare renderam cenas impressionantes. No capítulo de segunda-feira (9), no velório de Freda, vimos diálogos excepcionais e situações incríveis, saídas da cabeça de um gênio chamado Lauro César Muniz.

"Poder Paralelo", que tem destaques também na atuação como Petrônio Gontijo, Tuca Andrada, entre outros, viu Gabriel Braga Nunes crescer como ator tendo em mãos seu melhor e mais difícil personagem, Tony Castelamare. Mas falar de atuação é dizer que "Poder Paralelo" tem um destaque que se chama Patrícia França, que dá show na pele da sofrida Nina, e uma única dona, ninguém menos que Paloma Duarte, arrasadora, sensacional, brilhante, na pele de Fernanda Lira.




Enfim, "Poder Paralelo" veio para TV para dar mostras que existe sim vida fora da Globo. Aliás, essa é a melhor novela de 2009 anos-luz à frente de qualquer outra produção, seja global ou não.

*************************

Não deixe de participar do 1º Troféu TVxTV que premia os melhores da TV aberta do Brasil. Vote nos indicados, deixe seu comentário no post e concorra a DVD's de Hilda Furacão e A Muralha. Clique Aqui leia o regulamento e vote.

5 Quebraram tudo:

Alexandre disse...

Só fazendo uma correção; o livro Vendetta é do jornalista da ESPN Brasil Silvio Lancellotti: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/61838

Anônimo disse...

Só uma coisa que não entendo...
PQ TODA NOVELA DA RECORD PRECISA TER UM ASSASSINO MISTERIOSO?! DJÉSUS!

Líssia Morais disse...

Oi. Daniel!Tudo Bem? Concordo c/ tudo o que disse sobre a novela, que tem excelentes atores e excepcionais interpretações.Já havia me perguntado porquê nunca se comenta sobre essa novela e só sobre as novelas da Globo. Poder Paralelo é ótima, melhor que algumas novelas água c/açucar da outra emissora.

Anônimo disse...

todas as novelas da Record não tem sentido. Eles jogam um assassinato misterioso, só para dar ibope

Alef disse...

Ameeeeei seu blog, adoooorei você.
Quero seu e-mail, vamos ser amigos? Adorei seus comentários críticos sobre todas as notícias. Você é perfeito! Por favor me passe seu MSN por e-mail, ou então me adicione. Por favor!
Email: alefsilva.27a@hotmail.com
MSN: alefsilvaalmeida@hotmail.com

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira