quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sinônimo de Grosteco: Geraldo Brasil


Eu já vi programas excelentes, programas ótimos, programas regulares, péssimos e bizarros, mas confesso a vocês que nunca (e saliente-se o nunca aqui) tinha visto nada que se assemelhaça ao show de horrores que a Record produz diariamente no fim da tarde: Geraldo Brasil.

Eu venho pensando desde a estreia do programa numa forma de escrever um texto sobre ele, mas confesso que não sabia como tratar desse assunto, afinal, é tanta bobagem, tantos equívocos, tanto sensacionalismo barato que eu não percebia um método para criticar sem parecer perseguição.

A começar pelo apresentador que evidentemente é um jornalista que entende bastante de mídia e tem um razoável poder de manipulação frente às câmeras, prato cheio para os programas policiais sanguinários que o Brasil se acostumou, mas se tem algo que o tal de Geraldo não tem é carisma junto ao público, e não ter esse dom, dificulta e muito na apresentação dum "programa" de auditório.

Engana-se quem pensa que todo jornalista é um comunicador inato, ao contrário, a maior parte dos jornalistas não tem o menor senso de prender o público e poder de persuasão, isso é fato comprovado - o jornalista aprende desde muito cedo que a melhor forma de persuadir é pela notícia, não por si próprio.

Além de não ser comunicador, Geraldo sofre com as pautas de seu programa, que são infelizes, muito infelizes - para não dizer palavra mais dura. O Geraldo Brasil é um apanhado de diversas atrações ruins que já passaram pela TV brasileira com o acréscimo de que falta criatividade, informatividade, feed-back com o público.

Se eu fosse obrigado a fazer uma definição sucinta do que é Geraldo Brasil eu diria que é um retrato grotesco da TV brasileira.

1 Quebraram tudo:

Evana R. disse...

Ontem eu por acaso parei lá na Record justamente na hora que tava passando esse programa e que programinha ruim! Não aguentei ficar cinco minutos assistindo um eliminado d'A Fazenda cruzando uma tábua ou sei lá o que era aquilo a não sei quantos metros de altura pra ganhar um prêmio. ¬¬

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira