Preciso confessar que fui inocente, muito inocente. Quando a Rede Globo anunciou em diversas propagandas a estreia de sua nova série teen "Ger@al.com" eu fiquei empolgado, bastante inclusive. Seria a primeira série séria produzida pela TV brasileira cujo tema principal é o mundo virtual, e isso já estava demorando muito para ser abordado.
Mas, desde o primeiro minuto do primeiro episódio ficou claro que "Ger@al.com" foi escrita por pessoas que nunca conviveram de verdade com o mundo virtual, ficou óbvio que foi feita apenas uma pequisa de campo e provavelmente os roteiristas nem gostam da vida na internet.
O que marcou os dois primeiros episódios foram os diálogos virtuais, absolutamente dispensáveis por simplesmente serem irreais. Faltou naturalidade na conversa, irreverência e principalmente cumplicidade. Quem convive com o mundo virtual sabe que conversas via MSN facilitam e muito o andamento de uma conversa, principalmente porque pode-se falar tudo o que não se tem coragem de dizer pessoalmente.
Outro equívoco foi a capacidade de separação do que é virtual e do que é real. Adolescentes - como os mostrados na série - não sabem separar o mundo virtual do mundo real, ao contrário, elementos do mundo real são inseridos no virtual e vice-versa e isso não foi visto. E ainda tem a banda que realmente é irritante, muito irritante...
O que mais impressiona negativamente, contudo, é a falta de capacidade da história "pegar". A premissa é chata, cansativa e dá desânimo de assistir. É uma pena, porque uma história que retrata a realidade virtual poderia ser muito melhor contada, principalmente se mostrassem o ponto de vista adolescente conflituoso dentro da tribo virtual, isso daria histórias interssantíssimas.
2 Quebraram tudo:
Sou muuuuuuuito mais iCarly :P
sou mais Drake & Josh
Postar um comentário