terça-feira, 26 de maio de 2009

Tudo Novo de Novo - Por um Fio


Em virtude de uma viagem que tive de fazer, acabei assistindo ao novo episódio de Tudo Novo de Novo apenas ontem. Tinha visto as chamadas na programação da Globo durante a semana passada e sabia que teria de dar um jeito de assistir, pois aparentava ser novamente um episódio delicioso. Acertei!

Quanto mais assisto a essa série mais tenho a certeza que nem a Globo e nenhuma outra emissora brasileira já produziram algo que sequer se aproxime da qualidade do programa. Tudo redondinho, receita simples, mas sem um único clichê, todas as cenas com significados importantes, diálogos profundos e cheio de metáforas que nos levam a pensar. Enfim, nem parece programa nacional.

No último episódio, "Por um fio", Miguel é convidado por Clara para um jantar na casa dela em comemoração aos 41 anos de casamento dos pais. Já na primeira seqüência de cena do episódio, percebemos uma perfeita interação entre os significados da série. Clara conversa com sua irmã que é contra o jantar e contra a presença de Miguel, pois os pais são muito chatos e, ao mesmo tempo, vemos Miguel conversando com o cunhado exatamente sobre o jantar, dizendo que faz tudo por Clara.

O texto ficaria longo, muito longo, porque todas as cenas desse episódio foram cheios de significados, mas o tema central é realmente o jantar, que foi rápido, uma vez que aconteceram contratempos que obrigaram todos a irem embora, porém, neste tempo, Miguel e Clara viram nos pais dela o que poderia ser o espelho do futuro, uma relação sólida de mais de 40 anos, mas que havia perdido a vida e a emoção há muito tempo.

O episódio também serviu para aprofundar as situações dramáticas de cada personagem. A irmã de Clara começando um caso ultra-secreto e, ficou claro (e espero eu não estar errado) que o "cara casado" é justamente o cunhado de Miguel e isso, obviamente, vai criar problemas no futuro. Também foi interessante saber que o pai e a madrasta de Carol se separaram e, com isso, a irmã dela, foi passar uns dias na casa de Clara que, como sempre, sabe tratar as pessoas.

Os personagens secundários continuam com suas histórias. A briga entre os chefes de Miguel e Clara por causa de uma gravidez indesejada do marido pode vir a derrubar a relação perfeita da série. A relação cheia de amor e que Miguel e Clara tanto admiravam.

Mas nem só de qualidade vivem os personagens. A ex-mulher de Miguel continua sendo imbecil. Foi literalmente roubada pelo tal namorado espanhol da internet e a conta sobrou para Miguel. Eu entendo que ela é idiota, carente e está em crise de meia idade, mas a forma como Miguel a trata mostra que ele não é tão cheio de virtudes quanto o é próximo de Clara. Parece que ele faz questão de ser duro com a ex.

O fim do episódio também foi forte. O fim do relacionamento dos pais de Clara, motivado por ela própria, que, ao descobrir pela irmã que a mãe tinha um amante, colocou-a na parede e fez com que ela abandonasse o marido. Foi muito linda a cena em que Clara conversa com o pai e ele deixa evidente que sabia do caso, mas preferia fingir que não para manter o casamento. Lindo o filho de Clara dizendo: "Vô eu pensei que gente velha não se separasse" e ele responde: "É, eu também".

Mais um episódio que beira a perfeição e que nos deixa curioso pelo que vem pela frente. Mas uma certeza já se pode ter após esses 6 episódios, os próximos com certeza manterão o mesmo nível.

0 Quebraram tudo:

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira