segunda-feira, 15 de julho de 2013

Estreia de Chiquititas aponta para grande avanço do SBT

Após arriscar-se com o remake de Carrossel - que o tempo mostrou ser um acerto - o SBT estreou na noite desta segunda-feira, 15, um projeto ainda mais audacioso: o remake de Chiquititas. Produzir um remake de uma obra que tornou-se cult no imaginário da atual geração de adultos e contribuiu para a formação de praticamente toda uma geração de crianças e adolescentes era um risco sem precedentes. Em termos de fenômeno de mídia era impossível comparar Carrossel com Chiquititas, a segunda fez parte da vida de todo um grupo de pessoas.

O risco era grande, pois além de tudo, trata-se de uma novela mais adolescente e, portanto, poderia perder o público que a emissora ganhou com a exibição de Carrossel por mais de um ano. Os nostálgicos poderiam comparar e não gostar da nova versão e, o pior, os novos adolescentes poderiam odiar todo o clima de inocência e pureza da história. Um mar de riscos. Mas, ao menos na estreia, tudo deu certo.

O grande acerto de Íris Abravanel - responsável pelo roteiro nesta adaptação foi entender que não era necessário arriscar. Pequenos retoques no texto original, trazendo-os para os dias de hoje, foram suficientes. Todas as personagens que marcaram a adolescência dos anos 90 estavam la: Mili, Mosca, Pata, Bia e tantos outros. O texto não se arriscou e mostrou-se burocrático, um grande acerto para um trabalho assim tão ousado.

O elenco também mostrou outro acerto desta estreia. As crianças que, em praticamente todas as aparições de divulgação na grade do SBT, pareciam não ter carisma, ledo engano. Todas elas encorporaram suas personagens e conseguiram o mais importante: transmitir a doçura que o projeto Chiquititas exige. O elenco adulto também fez bonito e merece destaque, parece que vai dar liga.

O ponto alto da noite, contudo, não foi nada disso. O maior mérito é da direção. A compreensão de que trata-se de um projeto juvenil e não infantil foi fundamental para essa estreia ser considerada um acerto, mas a direção foi além e soube construir elementos para manter o público infantil. Pequenas doses de infantilidade num ambiente juvenil foi o tempero correto que a produção precisava para o sucesso. É preciso parabenizar ainda a produção pela competência e avanço. O novo projeto avançou muito no quesito fotografia e direção se comparada a Carrossel. Além de tudo, a abertura é linda e o clipe exibido foi de uma qualidade que impressionou.

Impossível apostar em sucesso ou fracasso, mas a tirar pela estreia, Chiquititas já é um sucesso. Conseguiu, no mínimo, deixar adultos completamente nostálgicos e com olhos brilhantes diante da TV enquanto relembravam momentos únicos. Mais do que isso, essa estreia serve para mostrar que o SBT avança na produção de teledramaturgia.

1 Quebraram tudo:

Leddy Silva disse...

Concordo em tudo. Principalmente em relacao a abertura,fiquei extremamente surpreso com a qualidade ...tenho certeza que Chiquititas sera um grande sucesso!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira