segunda-feira, 4 de junho de 2012

Débora Falabella: a maturidade de uma ótima atriz

Quando foi divulgado oficialmente o elenco de Avenida Brasil houve quem torcesse o nariz para a escolha da protagonista. Por mais que a sinopse da trama fosse mantida sob sigilo absoluto parecia, na cabeça de uma parte da crítica, uma decisão precipitada a de entregar para a atriz o papel máximo no principal horário de telenovelas do país.

É preciso lembrar que Débora, de fato, estava longe do horário há cinco anos - seu último papel para novelas das 21 Horas havia sido em Duas Caras - e que sua única protagonistas de folhetim havia sido em Sinhá Moça, no distante ano de 2006. Nada disso, contudo, impediu que Ricardo Waddington e sua equipe de diretores escolhessem a atriz para o papel de Nina, com a aprovação do autor João Emanuel Carneiro. É um mistério se o papel chegou a até ela via convite ou via testes, já que boa parte do elenco fez testes para se encaixar no papel.

De qualquer forma, se a crítica estava receosa se Débora teria condições de segurar um papel tão complexo e, principalmente após os primeiros capítulos de Avenida Brasil em que, ainda com Mel Maia interpretando Rita e Adriana Esteves brilhando sobremaneira, acabaria apagada em cena, este receio acabou. A atriz vem dando provas de que foi um grande acerto tê-la escolhido para defender a protagonista Nina. 

Entregando-se de corpo e alma à personagem, a atriz compôs uma protagonista complexada, cheia de contrariedades internas que nem mesmo ela consegue compreender. O público percebe esta dubiedade de emoções e sentimentos de Nina a cada cena. É bem verdade que João Emanuel Carneiro entrega a ela um texto enxuto com situações importantes e quase sempre cheias de significados, mas cabe a Débora Falabella dar o tom correto para Nina. Sem exageros, fugindo da caricatura, a atriz consegue ser sutil em cenas-chave, principalmente diante da explosão que é contracenar com Adriana Esteves e sua vilã Carminha.

Os momentos de conflito da protagonista também são um show a parte. As cenas de vômito - que diminuíram bastante, diga-se - os embates com Jorginho (Cauã Reymond), onde a paixão entre os dois fica evidente, as sequência com Mãe Lucinda (Ver Holtz) que tem sido quase sempre muito fortes e, principalmente, as cenas em que ela precisa fingir quem não é diante de Carminha, todas mostram o talento da atriz.

Débora Falabella mostrou ser capaz de protagonizar uma novela das 21 Horas. Aos que simplesmente se esqueceram da sequência de excelentes trabalhos da atriz, o mais recente na ótima A Mulher Invisível, tiveram que se render ao talento de uma jovem atriz que mostra competência e mais maturidade a cada novo desafio. Nina é uma grande protagonista e, muito disso, se deve a grande atriz por trás dela.

5 Quebraram tudo:

Mourão disse...

Tenho que protestar contra algumas aberrações que a novela tem mostrado. Primeiro, Jorginho aceita beber álcool com kiki, mesmo dizendo que está dirigindo. Depois, Suellen planeja um aborto e ninguém parece ser contra - lembrar que aborto é crime. Depois, a evangélica surrealista da novela realista. E a insanidade de todos os personagens que agem antes de pensar. Se é para mostrar o Brasil para o mundo na véspera da copa, não precisa mostrar o pior.

Lara disse...

Adorei a crítica, Débora está excelente, muito madura e dedicada, um exemplo de profissional. Quanto ao convite, o João que a chamou, desde 2010. Nina é o único papel de AVBR que é escrito pensando no ator, pelo menos foi o que o JEC disse.

@tvxtv disse...

Mourão

Novela é dramaturgia, arte. Não tem qualquer interesse em mostrar o Brasil para o mundo em véspera de Copa. E, convenhamos, em que mundo você vive por achar que ninguém bebe antes de dirigir ou que não há aborto só porque é ilegal?

Nelson Monforte disse...

A Debora não está mal mas outras atrizes poderia fazer muito melhor e dar show (uma personagem tao memoravel) ainda mais depois da criança rita fazer um papelão e encantar tudo e todos. Falta ainda algo na Debora (alma/garra)
Os grandes actores(por enquanto)desta novela sao: Rita (criança) Mãe lixo e a Suellen (fantastica/lindona) e o bandido do Sequestro estava espectacular tb. E o JEC (É um dramaturgo genial)

Alex/Amanda disse...

O povo adora querer colocar a responsabilidade de dar bom exemplo na mídia. Novela é ficção. Educação e ensinar o que é o certo, é trabalho de pai e mãe.
Débora tá ótima, não acho que falte nada.
Papel complicado em que se vê a dedicação da atriz.

#TimeNina

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