segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fina Estampa: não leve a sério e se divirta

Desde que estreou, Fina Estampa vem apresentando uma série de problemas de roteiro, direção e até de interpretação. Com uma pegada extremamente popular, boa parte dos núcleos buscou tanto este formato que acabou exagerando e fugindo da verossimilhança, um erro que, na maior parte das obras televisivas, se torna um grave erro. Não na trama de Aguinaldo Silva.

O que se percebe pelos números é que, mesmo com impressionantes problemas estruturais em sua história, o folhetim é sucesso. Vem com a maior média-parcial até o momento desde Páginas da Vida, superando a crise de audiência que o principal horário de telenovelas da Rede Globo vinha enfrentando há muitos anos. Números nunca foram sinal de qualidade, longe disso, mas neste caso é facilmente explicável.

Aguinaldo Silva, extremamente experiente na arte de escrever novelas, não quis apresentar uma obra inesquecível sob o ponto de vista da qualidade, ou seja, ele não quis cair no gosto dos críticos, antes, preferiu fazer uma novela que atingisse em cheio o telespectador. Fina Estampa não serve para nada, é basicamente entretenimento dos mais supérfluos porque não consegue levar seu público a nenhum tipo de reflexão. A novela não levanta bandeiras, não defende causas e não trata de nenhum assunto específico, é puro entretenimento dos mais bobos.

Porém, é indiscutível a capacidade que a história tem em envolver quem assiste. A partir do momento que os olhos críticos se fecham e se abrem os olhos de quem quer passar 90 minutos diante da TV sem ter que pensar, apenas se divertindo, Fina Estampa se transforma de uma obra simplória para momentos de extremo bom humor e que faz qualquer pessoa relaxar.

Se o objetivo do autor for fazer o telespectador esquecer-se dos problemas e da vida e passar momentos agradáveis para não ter que refletir - e parece que é - parece que o autor conseguiu. Ainda que são 90 minutos diários que não acrescentem em nada na vida de ninguém, Fina Estampa consegue divertir, distrair e, em tese, isso também é entretenimento.

1 Quebraram tudo:

FABIO DIAS disse...

Boa, vc como sempre com excelentes críticas!
As melhores eu leio aqui!

Parabéns!
Fábio
wwww.ocabidefala.com

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira