quarta-feira, 24 de março de 2010

Record é opção dos telespectadores à Globo


Que a Rede Record comete erros absurdos em sua grade de programação não há dúvidas. Que há um desrespeito sem tamanho com seu próprio telespectador, também não há dúvidas. Mas é preciso enxergar esta disputa de audiência sob o ponto de vista do telespectador geral e não dos mais atentos.

Os números do Ibope são absolutamente claros e não há o que se discutir. Atualmente a Record é a segunda maior emissora do Brasil. E, com isso, podemos concluir o óbvio: É ela a opção dos telespectadores à Globo. Muitos não vão concordar e outros irão reclamar, mas não se pode fugir da frieza dos números.

Este blog é um dos que criticam a emissora da Barra Funda por seus erros na Grade de Programação e também por alguns programas terem perdido o foco ao longo do tempo, porém é preciso reconhecer que a maior parte dos telespectadores se não aprovam, ao menos assistem com freqüência a programação da emissora.

No final de 2009, com a estratégia de uma nova programação mais organizada do SBT, muitos começaram a acreditar que não demoraria muito até a emissora de Sílvio Santos recuperar a vice-liderança. O que ninguém esperava é que a concorrente iria se movimentar, depois de passar quase um ano confortável, errando e sem medo de ter seu lugar ameaçado.

Com as mudanças na grade do SBT e da Record o que se viu até agora em 2010 - principalmente a partir do mês de março quando as alterações ficaram mais visíveis - foi o SBT ficando cada dia mais distante do 2º lugar. É petulância para qualquer um afirmar que a Record se aproxima do primeiro lugar, além de não ser verdade. A emissora continua muito mais próxima do 3º lugar, do que de alcançar a Globo. Ainda assim, até bem pouco tempo atrás a média-dia entre Record e SBT era próxima. A Record vencia freqüentemente, mas com diferença pequena e teve de encarar algumas derrotas.

Hoje, isso não parece ser mais problema. No período da manhã o SBT fica distante em 3º lugar e sem incomodar. A tarde ainda é o ponto de discórdia da emissora da Barra Funda, pois não há boa audiência, houve melhora nas últimas semanas, mas ainda empata ou perde. E o horário nobre, com todas as mudanças do SBT, continua a mesma coisa. A Record abre uma diferença gigantesca que, as vezes, chega a ser o dobro da audiência.

Com tudo isso, não dá para dizer que a Globo tem sua liderança ameaçada, porque não tem. Mas também seria incoerente dizer que a Record tem o segundo lugar ameaçado. Não tem. Hoje, a Record é sim a opção dos brasileiros à programação da Rede Globo.


2 Quebraram tudo:

Cleyton Silva disse...

bom, acho que a record é sim uma opção a globo, assim como sbt, band e redetv tbm são.

e se tratando em briga pela vice, a grade do sbt ultimamente é a melhor de muitos anos, o que falta é ainda uma reformulação de conteúdo de alguns programas...

mas é fácil ganhar audiencia com quadros apelativos e notícias sensacionalistas, é facil ganhar audiencia ñ tendo intervalos comerciais, dependendo de uma dita igreja metida em vários escandalos...

enfim...

que os jogos comessem e o ibope aponte a preferencia do público, isso, se a empresa for idónia em suas pesquisas.

Serginho disse...

Nossa mãe.. já tô vendo o tal do Jose subindo nas tamancas!!!!

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira