sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lost: The Substitute



*Texto com spoiler

Está claro para mim que o 4º episódio da última temporada de Lost, "The Substitute" foi o melhor da temporada e isso é bom, visto que todos os episódios até o momento foram acima da média. Além de termos uma temporada boa, ela está crescente, exatamente como deve ser em última temporada de uma série.

O episódio centrado em Locke mostra que Lost realmente é uma série sobre a força da fé e do destino. No flash-sideway vimos um John Locke sem fé, sem esperança, e tentando manter sua vida ao lado de Helen, a mulher que ele tanto amava, aprendendo a lidar com suas restrições. Vimo o destino novamente conspirando para que todos se conhecessem, foi assim que ele reviu Hurley e aprendeu a ter fé e esperança com ele.

Mas o mais importante neste universo paralelo foi vê-lo como professor, ensinando. Exatamente como ele fez na vida na Ilha, porque ele ensinou Walt na 1ª temporada e ensinou muita gente durante toda a série. E novamente os mundos de John Locke e Benjamin Linus se cruzaram, e ver Ben como professor foi talvez a coisa mais divertida de todas as temporadas.

Muitas pessoas se frustraram com o episódio porque aparentemente ele foi responsável pela resposta do principal mistério de Lost. "Por que os sobreviventes caíram na Ilha?" Simples, porque Jacob procurava um substituto e eles eram todos candidatos a isso. Essa resposta foi frustante para quem procurava respostas complexas, de difícil compreensão e que nos fizesse refletir por horas. Lost sempre foi simples e as respostas continuam sendo simples, essa resposta mostra a verdade, fecha as lacunas e preenche os espaços do quebra-cabeças sem nada parecer forçado. Isso é Lost.

E foi muito, muito legal ver novamente a menção aos números malditos, mostrando que aparentemente todos ali, tudo ali, foram marionetes nas mãos de Jacob, provavelmente o protagonista verdadeiro de Lost.

E ainda fomos brindados com diálogos extremamente concisos, fortes e profundos entre Sawyer e Locke-Monstro-de-Fumaça. Aliás, assistir várias situações na ilha sob o olhar do monstro de fumaça foi muito, muito cool.

********************************************************

Há coisa mais legal do que uma série que na última temporada cria novos mistérios? O que foi assistir aquela criança sinistra - há quem jura que seja Jacob criança - aparecer na Ilha para perseguir o Locke-Monstro-de-Fumaça?

********************************************************

O Ben paralelo é muito, muito legal. Ver ele brigando na sala dos professores (ele é professor de História!) por causa do filtro de café foi sensacional.

1 Quebraram tudo:

Lucas D. disse...

Acho que só teremos certeza dessas respostas, quando descobrirmos se o Falso Locke é o bem ou o mal. E com esse eps, eu fiquei bem mais em dúvida quanto a maldade dele. Até sabermos disso, tanto o pq dos losties e tanto o pq dos números pareceram um tanto quanto superficial.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira