domingo, 18 de julho de 2010

Record comete um grave erro de estratégia

O crescimento do SBT na última semana se deve exclusivamente a um grave erro estratégico da Rede Record. É evidente que a mexida na grade da emissora de Sílvio Santos também serve como parâmetro para a gradual melhora, porém não se pode dizer que isto foi o diferencial, ao contrário, o ponto culminante do crescimento do SBT é mais uma vez, os erros da concorrência.

A Linha de Shows do SBT que passou a entrar no ar as 21h15, disputando audiência com as principais atrações das duas concorrentes, a novela das 9 na Globo e CSI na Record, parecia agonizar para a morte, mas ao contrário, deu uma grande guinada e conseguiu melhorar os números que beiravam o fiasco com as últimas séries. O crescimento natural provavelmente se deveu porque a emissora consegue um público diferenciado que procura na TV alternativa para a dramaturgia no horário.

Porém, o crescimento na última semana foi acentuado. Toda a linha de shows conseguiu resultados surpreendentes com médias beirando os dois dígitos e momentos de vice-liderança. Este é o ponto crucial da discussão. Os programas são os mesmos, o horário é o mesmo já há algum tempo, mas então por que houve crescimento? Seria o público redescobrindo a programação da emissora? Certamente que não. O ponto está num grave erro estratégico da Rede Record.

Após conseguir números impressionantes de média e pico com a série americana CSI, sem nenhum motivo aparente, a emissora decidiu parar a exibição de episódios inéditos após terminar a 4ª temporada da série. Com o fim da temporada, sem nenhum anúncio ou explicação para os fãs, a Record simplesmente retomou a exibição da 1ª temporada, ainda bem fresca na memória do telespectador que acompanhava fielmente cada episódio.

Este erro pode custar caro, pois todos sabem que televisão é costume e, se a Record demorar muito para perceber a rejeição do público nesta reprise, certamente será tarde demais, pois tudo caminha para que em pouco tempo a Linha de Shows do SBT consiga a vice-liderança com relativa tranquilidade, além do fato das reprises irritarem o telespectador, é preciso observar que praticamente todos os programas do SBT no horário são muito bons e chamam a atenção de quem vê.

É claro que a emissora de Sílvio Santos está longe de ter a força e qualquer condição para retomar a vice-liderança na média geral, porém, retomar a vice-liderança no horário é algo valioso e seria uma perda grande para a Record que sofreu em 2009 com o 3º lugar no horário.

Não deixe de comentar


Este texto também estará disponível no site Famosidades, do Grupo MSN Entretenimentos

1 Quebraram tudo:

Gabriel Borba disse...

Acho que perderam a oportunidade de firmar-se no horário.
Se não tinham novas temporadas poderiam ter planejado melhor e começar a reprisar CSI Miami por exemplo.
Alguém notou um problema nos episódios? Para mim parece uma TV em zoom.
Um abraço.

Postar um comentário

Twitter Facebook Adicionar aos Favoritos Mais

 
Tecnologia do Blogger | por João Pedro Ferreira